Taxa de Rejeição (GAU) x Taxa de Engajamento (GA4)

O Google Analytics 4 possui diversas mudanças em comparação ao Google Analytics Universal, desde a forma de coleta de dados até algumas métricas exclusivas, como vimos aqui.

Se você ainda não estava ciente, a taxa de rejeição no GA4 veio a óbito, ou seja, essa métrica não existe mais nessa nova versão e o intuito deste artigo é justamente te explicar as diferenças entre essas duas métricas e para isso vamos entender, como funciona a taxa de rejeição no GA e como funciona a taxa de engajamento.

Taxa de Rejeição Google Analytics

Segundo definição do próprio Google Analytics, a Taxa de Rejeição é o percentual de pessoas que acessaram o seu site através da página de entrada e não interagiram com ela, ou seja, acessou seu site leu a informação e não trafegou, não acessou uma outra página.

Basicamente uma interação para o Google Analytics Universal era o fato de o usuário trocar de páginas, ou seja, por padrão, para a taxa de rejeição existir no seu site você precisaria ter mais de 1 página e a mesma só seria contabilizada se o usuário não trocasse de página.

A Taxa de Rejeição no Google Analytics Universal era visualizada no relatório de público alvo, comportamento e de aquisição!

Taxa-de-rejeicao-google-analytics-universal.png

Taxa de Engajamento GA4

A taxa de rejeição sempre foi uma métrica muito discutida no mercado e o GA4 trouxe uma evolução para que possamos entender e analisar melhor o comportamento do usuário em nosso site e apps.

Mas, antes de entendermos como funciona a taxa de engajamento do GA4, precisamos entender o que são as sessões engajadas.

Sessões engajadas:

A ideia de uma sessão engajada decorre do desejo de remover rejeições da contagem de sessões; portanto, uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário ficar no local por 10 segundos. Se eles saírem antes disso, contará como uma rejeição, mas não como uma sessão engajada.

Agora que você entendeu o que é uma sessão engajada no GA4, podemos entender o que é a taxa de engajamento:

Taxa de engajamento:

Porcentagem de sessões que interagiram, lembrando que por padrão a interação aqui são sessões que ficaram mais do que 10 segundos.

Cálculo : Sessões com Interação / Sessões

Perceba como a taxa de engajamento se torna uma métrica mais inteligente que a rejeição e você pode visualizar essa métrica no GA4 em, Relatórios > Aquisição > Aquisição de tráfego

Taxa-de-engajamento-GA4.png

Pronto, agora você já sabe as diferenças entre a taxa de rejeição do Google Analytics Universal e a taxa de engajamento do GA4.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você e já solta o play no vídeo abaixo e aprenda sobre as 4 métricas Exclusivas do GA4:


Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


Nos siga no Instagram @metricasboss

Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube 😁

10 AULAS GRATUITAS SOBRE WEB ANALYTICS
Comece a aprender hoje mesmo! 100% online e sem custo!

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!