Uma das métricas mais discutidas e super valorizadas no mercado de Digital era a Taxa de Rejeição e digo era pois com o GA4 esta métrica vem a óbito e o que acontece com isso?
Antes de mais nada, se você não sabe o que é a taxa de rejeição, clica aqui que detalhamos e muito a métrica, leia e depois volte para esse post.
Já falamos muito aqui sobre alguns mitos que os "gurus" da internet soltavam por aí e agora temos a comprovação da morte de alguns desses, como:
A taxa de rejeição NUNCA impactou em SEO mas muita gente tinha dúvidas sobre isso e mesmo antes do GA4 nunca fez sentido essa informação por 2 motivos:
1 - Sites que não utilizavam o GA seriam super valorizados no posicionamento orgânico;
2 - Empresas que utilizam algum evento e o configuram como evento de interação, teriam a taxa de rejeição super baixa e não necessariamente isso os deixaria bem posicionado (inclusive já testamos isso com o próprio site da MB);
E já agradeço ao GA4 por proporcionar a criação desse post e permitir que eu não precise mais repetir isso por aí!
Muita gente analisava a taxa de rejeição para medir engajamento de página e apesar de isso não ser necessariamente errado, o que mais se debatia era a comparação da taxa de rejeição ideal do mercado! Isso sempre foi uma prática sem sentido e agora temos uma métrica MUITO melhor no GA4 que te ajudar a medir exatamente isso!
a ideia de uma sessão engajada decorre do desejo de remover rejeições da contagem de sessões; portanto, uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário ficar no local por 10 segundos. Se eles saírem antes disso, contará como uma rejeição, mas não como uma sessão engajada.
número de sessões engajadas por usuário, portanto, se virmos o mesmo ID de usuário retornando várias vezes, pode ser de 3, 4 ou 5 sessões por usuário e, em seguida, calculamos a média da sua contagem total de usuários, fornecendo uma média acima de 1, com o número real dependente de quantos usuários novos ou recorrentes (ou cookies excluídos) seu conteúdo tem.
Esta é uma grande evolução da visão APP + WEB. O tempo médio de engajamento mede o tempo que o APP ou o Site ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário.
Porcentagem de sessões que interagiram, lembrando que por padrão a interação aqui são sessões que ficaram mais do que 10 segundos.
Cálculo : Sessões com Interação / Sessões
Sim, a taxa de rejeição ou Bounce Rate morreu de vez e no GA4 você não verá mais essa métrica e terá que viver com isso! rs
Mas o GA4 possui novas métricas que podem te auxiliar e muito e espero que esse post também tenha cumprido com esse papel!
Dê o Play no nosso podcast de dicas
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄
Nos siga no Instagram @metricasboss
Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube