A morte da taxa de rejeição no Google Analytics 4

O que você irá aprender?

    Uma das métricas mais discutidas e super valorizadas no mercado de Digital era a Taxa de Rejeição e digo era pois com o GA4 esta métrica vem a óbito e o que acontece com isso?

    Antes de mais nada, se você não sabe o que é a taxa de rejeição, clica aqui que detalhamos e muito a métrica, leia e depois volte para esse post.

    A comprovação de mitos do marketing Digital

    Já falamos muito aqui sobre alguns mitos que os "gurus" da internet soltavam por aí e agora temos a comprovação da morte de alguns desses, como:

    Taxa de rejeição impacta em SEO?

    A taxa de rejeição NUNCA impactou em SEO mas muita gente tinha dúvidas sobre isso e mesmo antes do GA4 nunca fez sentido essa informação por 2 motivos:

    1 - Sites que não utilizavam o GA seriam super valorizados no posicionamento orgânico;

    2 - Empresas que utilizam algum evento e o configuram como evento de interação, teriam a taxa de rejeição super baixa e não necessariamente isso os deixaria bem posicionado (inclusive já testamos isso com o próprio site da MB);

    E já agradeço ao GA4 por proporcionar a criação desse post e permitir que eu não precise mais repetir isso por aí!

    Qual a taxa de rejeição ideal?

    Muita gente analisava a taxa de rejeição para medir engajamento de página e apesar de isso não ser necessariamente errado, o que mais se debatia era a comparação da taxa de rejeição ideal do mercado! Isso sempre foi uma prática sem sentido e agora temos uma métrica MUITO melhor no GA4 que te ajudar a medir exatamente isso!

    Novas Métricas GA4

    Sessões engajadas:

    a ideia de uma sessão engajada decorre do desejo de remover rejeições da contagem de sessões; portanto, uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário ficar no local por 10 segundos. Se eles saírem antes disso, contará como uma rejeição, mas não como uma sessão engajada.

    Sessões engajadas por usuário:

    número de sessões engajadas por usuário, portanto, se virmos o mesmo ID de usuário retornando várias vezes, pode ser de 3, 4 ou 5 sessões por usuário e, em seguida, calculamos a média da sua contagem total de usuários, fornecendo uma média acima de 1, com o número real dependente de quantos usuários novos ou recorrentes (ou cookies excluídos) seu conteúdo tem.

    Tempo Médio de Engajamento:

    Esta é uma grande evolução da visão APP + WEB. O tempo médio de engajamento mede o tempo que o APP ou o Site ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário.

    Taxa de engajamento:

    Porcentagem de sessões que interagiram, lembrando que por padrão a interação aqui são sessões que ficaram mais do que 10 segundos.

    Cálculo : Sessões com Interação / Sessões

    Conclusão

    Sim, a taxa de rejeição ou Bounce Rate morreu de vez e no GA4 você não verá mais essa métrica e terá que viver com isso! rs

    Mas o GA4 possui novas métricas que podem te auxiliar e muito e espero que esse post também tenha cumprido com esse papel!

    Dê o Play no nosso podcast de dicas

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄

    Nos siga no Instagram @metricasboss

    Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube

    Artigos Relacionados

    WhatsApp