A morte da taxa de rejeição no Google Analytics 4

Uma das métricas mais discutidas e super valorizadas no mercado de Digital era a Taxa de Rejeição e digo era pois com o GA4 esta métrica vem a óbito e o que acontece com isso?

Antes de mais nada, se você não sabe o que é a taxa de rejeição, clica aqui que detalhamos e muito a métrica, leia e depois volte para esse post.

A comprovação de mitos do marketing Digital

Já falamos muito aqui sobre alguns mitos que os "gurus" da internet soltavam por aí e agora temos a comprovação da morte de alguns desses, como:

Taxa de rejeição impacta em SEO?

A taxa de rejeição NUNCA impactou em SEO mas muita gente tinha dúvidas sobre isso e mesmo antes do GA4 nunca fez sentido essa informação por 2 motivos:

1 - Sites que não utilizavam o GA seriam super valorizados no posicionamento orgânico;

2 - Empresas que utilizam algum evento e o configuram como evento de interação, teriam a taxa de rejeição super baixa e não necessariamente isso os deixaria bem posicionado (inclusive já testamos isso com o próprio site da MB);

E já agradeço ao GA4 por proporcionar a criação desse post e permitir que eu não precise mais repetir isso por aí!

obrigado_600-315-0-0.webp

Qual a taxa de rejeição ideal?

Muita gente analisava a taxa de rejeição para medir engajamento de página e apesar de isso não ser necessariamente errado, o que mais se debatia era a comparação da taxa de rejeição ideal do mercado! Isso sempre foi uma prática sem sentido e agora temos uma métrica MUITO melhor no GA4 que te ajudar a medir exatamente isso!

Novas Métricas GA4

Sessões engajadas:

a ideia de uma sessão engajada decorre do desejo de remover rejeições da contagem de sessões; portanto, uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário ficar no local por 10 segundos. Se eles saírem antes disso, contará como uma rejeição, mas não como uma sessão engajada.

Sessões engajadas por usuário:

número de sessões engajadas por usuário, portanto, se virmos o mesmo ID de usuário retornando várias vezes, pode ser de 3, 4 ou 5 sessões por usuário e, em seguida, calculamos a média da sua contagem total de usuários, fornecendo uma média acima de 1, com o número real dependente de quantos usuários novos ou recorrentes (ou cookies excluídos) seu conteúdo tem.

Tempo Médio de Engajamento:

Esta é uma grande evolução da visão APP + WEB. O tempo médio de engajamento mede o tempo que o APP ou o Site ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário.

Taxa de engajamento:

Porcentagem de sessões que interagiram, lembrando que por padrão a interação aqui são sessões que ficaram mais do que 10 segundos.

Cálculo : Sessões com Interação / Sessões

Conclusão

Sim, a taxa de rejeição ou Bounce Rate morreu de vez e no GA4 você não verá mais essa métrica e terá que viver com isso! rs

Mas o GA4 possui novas métricas que podem te auxiliar e muito e espero que esse post também tenha cumprido com esse papel!

Dê o Play no nosso podcast de dicas

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄

Nos siga no Instagram @metricasboss

Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp