A morte da taxa de rejeição no Google Analytics 4
O que você irá aprender?
Uma das métricas mais discutidas e super valorizadas no mercado de Digital era a Taxa de Rejeição e digo era pois com o GA4 esta métrica vem a óbito e o que acontece com isso?
Antes de mais nada, se você não sabe o que é a taxa de rejeição, clica aqui que detalhamos e muito a métrica, leia e depois volte para esse post.
A comprovação de mitos do marketing Digital
Já falamos muito aqui sobre alguns mitos que os "gurus" da internet soltavam por aí e agora temos a comprovação da morte de alguns desses, como:
Taxa de rejeição impacta em SEO?
A taxa de rejeição NUNCA impactou em SEO mas muita gente tinha dúvidas sobre isso e mesmo antes do GA4 nunca fez sentido essa informação por 2 motivos:
1 - Sites que não utilizavam o GA seriam super valorizados no posicionamento orgânico;
2 - Empresas que utilizam algum evento e o configuram como evento de interação, teriam a taxa de rejeição super baixa e não necessariamente isso os deixaria bem posicionado (inclusive já testamos isso com o próprio site da MB);
E já agradeço ao GA4 por proporcionar a criação desse post e permitir que eu não precise mais repetir isso por aí!
Qual a taxa de rejeição ideal?
Muita gente analisava a taxa de rejeição para medir engajamento de página e apesar de isso não ser necessariamente errado, o que mais se debatia era a comparação da taxa de rejeição ideal do mercado! Isso sempre foi uma prática sem sentido e agora temos uma métrica MUITO melhor no GA4 que te ajudar a medir exatamente isso!
Novas Métricas GA4
Sessões engajadas:
a ideia de uma sessão engajada decorre do desejo de remover rejeições da contagem de sessões; portanto, uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário ficar no local por 10 segundos. Se eles saírem antes disso, contará como uma rejeição, mas não como uma sessão engajada.
Sessões engajadas por usuário:
número de sessões engajadas por usuário, portanto, se virmos o mesmo ID de usuário retornando várias vezes, pode ser de 3, 4 ou 5 sessões por usuário e, em seguida, calculamos a média da sua contagem total de usuários, fornecendo uma média acima de 1, com o número real dependente de quantos usuários novos ou recorrentes (ou cookies excluídos) seu conteúdo tem.
Tempo Médio de Engajamento:
Esta é uma grande evolução da visão APP + WEB. O tempo médio de engajamento mede o tempo que o APP ou o Site ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário.
Taxa de engajamento:
Porcentagem de sessões que interagiram, lembrando que por padrão a interação aqui são sessões que ficaram mais do que 10 segundos.
Cálculo : Sessões com Interação / Sessões
Conclusão
Sim, a taxa de rejeição ou Bounce Rate morreu de vez e no GA4 você não verá mais essa métrica e terá que viver com isso! rs
Mas o GA4 possui novas métricas que podem te auxiliar e muito e espero que esse post também tenha cumprido com esse papel!
Dê o Play no nosso podcast de dicas
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄
Nos siga no Instagram @metricasboss
Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube