Como usar o Google Analytics?

O que você irá aprender?

    Você sabe como usar o Google Analytics?

    O google analytics pode até parecer complexo em alguns momentos, mas com um pouco de ajuda e prática, todo mundo consegue entender o potencial da ferramenta.

    Já falamos no blog que web analytics é mais do que um gráfico bonitinho, e por isso vamos ensinar como usar o google-analytics. :)

    Listaremos aqui alguns dos principais relatórios do GA para você começar a sentir o potencial da ferramenta.

    - Relatório de Aquisição - O mais utilizado por analistas de marketing

    Neste relatório é possível mensurar as sessões, receita, taxa de conversão, transações e outros KPIS por origem/canais de marketing.

    Esta é a área do Google Analytics onde você será capaz de organizar seu planejamento de marketing, analise sua receita, suas sessões e mensure seu ROI.

    Os analistas de marketing devem analisar esse relatório diariamente, pois através dele que conseguirão tomar decisões para otimizar seu budget de mídia.

    - Comércio Eletrônico (Se não sabe configurar veja aqui)

    Relatório padrão do Google Analytics, com ele é possível saber a receita, transações, taxa de conversão e quantidade (quantidade de produtos vendidos).

    Aqui é possível ter uma informação mais consolidada sobre o e-commerce, porém é possível saber algumas informação adicionais:

    Desempenho do Produto

    Através do menu conversões é possível saber o desempenho dos produtos do site. Esta é uma lista de produtos mais vendidos do site, ordenada pela quantidade vendida, mas também é possível ordenar por receita.

    Esta é uma maneira rápida de analisar os produtos mais vendidos do site.

    Desempenho do produto/origem

    As imagens acima explicam como usar o Google Analytics para analisar os produtos mais vendidos por origem, isso mesmo por origem.

    Assim como no primeiro relatório onde é possível analisar a receita e outros kpis por origem, nesta aba também é possível analisar os produtos mais vendidos por canal, e caso queira criar um filtro, você pode analisar os produtos mais vendidos por cada canal.

    Esta já é uma informação mais detalhada, mas mesmo assim BEM simples de analisar e configurar.

    Com essa análise você consegue saber se as promoções ou divulgações de um produto deram certo em um determinado canal e dessa maneira segmentar. :)

    Público Alvo Localização

    Através da análise de localização é possível saber informações das regiões do país com maior tráfego, receita, conversões, transações e outros kpis.

    Este é um relatório muito útil para entender como funciona o público do seu site.

    Veja por exemplo na imagem acima, que apesar de São Paulo ter o dobro de sessões que Rio de Janeiro, a diferença de receita é de 1% apenas.

    Com esta análise é possível saber que gastamos mais esforço para trazer sessões de São Paulo, mas será que o investimento vale a pena? Será que vale a pena dobrar o investimento no Rio?

    E aí, aprendeu um pouco como usar o Google Analytics?

    Espero que com esse post você tenha aprendido um pouco mais sobre a ferramenta e como obter maior riqueza de informações com ela.

    Se quiser aprender um pouco mais como usar o google analytics e obter mais informações sobre web analytics, veja a séria de posts abaixo:

    1 - Como criar um alerta personalizado no google-analytics?

    2 -O que é Web Analytics?

    3 - Introdução ao Google Tag Manager

    4 - Configurando um funil de metas no Google Analytics

    5 - Analista de Web Analytics, o que faz?

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

    Artigos Relacionados

    WhatsApp