Como criar um alerta personalizado no Google Analytics?

Criando_Alertas_no_Google0001.jpg

Todo mundo que trabalha com e-commerce, tem uma rotina diária, e em todas as rotinas, um ponto sempre se iguala. Verificar se a loja esta vendendo e depois seguir o fluxo de analises e decisões diárias.

Como o Bruno Oliveira do blog e-commerce na prática listou essa semana, a rotina normal de quem gerencia um e-commerce é:

  1. Acesso minha Loja Virtual e verifico se está tudo Funcionando;
  2. Acesso o Painel Administrativo da minha loja e vejo como Fecharam Vendas do dia Anterior;
  3. Acesso minhas campanhas de marketing e verifico se está tudo “rodando” para o dia de hoje;
  4. Entro no Internet Banking e verifico os Boletos Pagos no dia anterior e calculo quanto entrou de receita;
  5. Verifico quanto a loja vendeu no mesmo dia da Semana Passada e do mês passado e estipulo isso como base pro dia, geralmente minha meta é 20% acima dessa base;
  6. Abro o Analytics e analiso detalhadamente os índices de tráfego, ROI e faturamento… do dia anterior e consolidado do mês…
  7. Vou para o Adwords e faço minha rotina de otimização diária das campanhas com base no dia anterior e últimos 7 dias;
  8. Acesso meus principais concorrentes e verifico tudo que eles estão fazendo no dia, principalmente promoções.

Diante desta rotina, o Google Analytics pode ajudar muito, principalmente no primeiro item da lista!

Poucas pessoas sabem, mas é possível criar um alerta personalizado no Google Analytics. Os alertas personalizados do GA permitem que você peça ao Google para enviar um aviso por e-mail quando a conversão do site for igual a 0% por exemplo, o mesmo para outros diversos KPIS do site.

Como crio um alerta personalizado no Google Analytics?

Criar um alerta é muito simples e o Google Analytics é totalmente intuitivo, mas listamos aqui o passo a passo de como criar um alerta personalizado no Google Analytics.

Vamos criar um alerta no GA para sermos notificados quando a conversão do site for menor que 0.

1 - Acesse a guia relatórios do Google Analytics. Depois clique em Eventos do Intelligence Visão geral;

criando-alertas-no-google-analytics-1.png

2 - Clique na Aba Alertas personalizados. Depois em gerenciar alertas personalizados;

criando-alertas-no-google-analytics-2.png

3 - Clique no botão + Novo Alerta.

criando-alertas-no-google-analytics-3.png

4 - Dê um nome ao alerta. Selecione o período que o alerta seja notificado caso aconteça

Marque a flag a opção de enviar e-mail quando o alerta for acionado. Se esta flag não for marcada, você só será avisado quando acessar o Analytics da conta;

criando-alertas-no-google-analytics-41.png

5 - Em condições do alerta, é onde você cria as aplicações e quando o alerta é acionado. Em nosso caso, criamos uma alerta para todo o site, e sermos notificados quando a conversão for menor que 1%.

criando-alertas-no-google-analytics-5.png

No alerta que criamos, todo dia que a conversão do site fechar abaixo de 1%, nós e quem incluímos no alerta receberão um email com esta informação. Ajuda um pouco né?

O ponto fraco do alerta personalizado no Google Analytics, é que o mesmo só pode ser por dia, semana ou mês.

Este é o único ponto fraco, pois você só receberá um e-mail quando a conversão do dia for igual a 0 como no exemplo que usamos. Dessa maneira, você possivelmente deixou de vender o dia todo, pois ele só te notifica no final do dia! :(

Mas esse foi apenas um alerta personalizado que criamos, existem muitos outros alertas possíveis e vale a pena dar uma explorada nessa função do GA.

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D


Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!