Todo mundo que trabalha com e-commerce, tem uma rotina diária, e em todas as rotinas, um ponto sempre se iguala. Verificar se a loja esta vendendo e depois seguir o fluxo de analises e decisões diárias.
Como o Bruno Oliveira do blog e-commerce na prática listou essa semana, a rotina normal de quem gerencia um e-commerce é:
Diante desta rotina, o Google Analytics pode ajudar muito, principalmente no primeiro item da lista!
Poucas pessoas sabem, mas é possível criar um alerta personalizado no Google Analytics. Os alertas personalizados do GA permitem que você peça ao Google para enviar um aviso por e-mail quando a conversão do site for igual a 0% por exemplo, o mesmo para outros diversos KPIS do site.
Criar um alerta é muito simples e o Google Analytics é totalmente intuitivo, mas listamos aqui o passo a passo de como criar um alerta personalizado no Google Analytics.
Vamos criar um alerta no GA para sermos notificados quando a conversão do site for menor que 0.
1 - Acesse a guia relatórios do Google Analytics. Depois clique em Eventos do Intelligence Visão geral;
2 - Clique na Aba Alertas personalizados. Depois em gerenciar alertas personalizados;
3 - Clique no botão + Novo Alerta.
4 - Dê um nome ao alerta. Selecione o período que o alerta seja notificado caso aconteça
Marque a flag a opção de enviar e-mail quando o alerta for acionado. Se esta flag não for marcada, você só será avisado quando acessar o Analytics da conta;
5 - Em condições do alerta, é onde você cria as aplicações e quando o alerta é acionado. Em nosso caso, criamos uma alerta para todo o site, e sermos notificados quando a conversão for menor que 1%.
No alerta que criamos, todo dia que a conversão do site fechar abaixo de 1%, nós e quem incluímos no alerta receberão um email com esta informação. Ajuda um pouco né?
O ponto fraco do alerta personalizado no Google Analytics, é que o mesmo só pode ser por dia, semana ou mês.
Este é o único ponto fraco, pois você só receberá um e-mail quando a conversão do dia for igual a 0 como no exemplo que usamos. Dessa maneira, você possivelmente deixou de vender o dia todo, pois ele só te notifica no final do dia! :(
Mas esse foi apenas um alerta personalizado que criamos, existem muitos outros alertas possíveis e vale a pena dar uma explorada nessa função do GA.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D