O que faz um analista de Web Analytics?
O que você irá aprender?
A área de web-analytics por si só já é muito nova no mercado. Como mencionamos em nosso post “Analytics é mais do que um gráfico bonitinho” as empresas até pouco tempo deixavam analistas e equipes acumularem também a função de web-analytics, porém as empresas começaram e enxergar o potencial desta área.
O analista de web-analytics vai muito além do que normalmente achamos, ele não é responsável apenas pelo google-analytics e os números que ali aparecem. Ele é responsável também por gerenciar os dados do site como um todo, informações de vendas, como meios e pagamento, aprovação de pedidos, itens mais vendidos por canal. É responsabilidade do analista saber qual a taxa de aprovação de vendas das campanhas de marketing, qual a forma de pagamento mais utilizada pelas pessoas que acessam o site vindo do google / organic.
Lógico que para o analista de Web Analytics saber todas essas informações, ele necessita que a plataforma de ecommerce possa extrair esses dados e com os outros dados puxados da ferramenta de Web Analytics ele possa compilar as informações em seu poderoso aliado o EXCEL! rs
Um analista de Web Analytics ou métricas, realiza algumas funções muito importantes dos sites e negócios como um todo. Algumas funções que o profissional de Web Analytics é responsável são:
- Acompanhar o desempenho das campanhas e acessos do site através das ferramentas de Web Analytics;
- Analisar constantemente o desempenho das visitas, conversão, vendas e campanhas de marketing;
- Analisar dados do site e a partir deles ter insights para melhoria constante;
- Elaborar relatórios de acessos e desempenho;
- Mensurar cohorts, life time value e payback de cada canal de marketing;
- Analisar a experiência do usuário no site;
- Mensurar a verba de marketing por canal, calculando projeção de ROI;
- Analisar constantemente as metas do site por canal, informando a área de marketing para cumprimento de metas;
- Criar alertas na ferramenta de Web Analytics para monitoramento de erros no site.
O profissional de Web Analytics lida com todas as áreas de um site e o mesmo deve ser um profissional que além de entender de dados, precisa ser criativo, entender dos canais de marketing e de usabilidade.
É extremamente necessário que o analista entenda dos canais de marketing, pois com os dados da ferramenta de Web Analytics, metas e dados sobre os canais, o mesmo conseguirá entender os motivos da meta estar sendo alcançada ou não e é esse profissional que precisa junto com a área de marketing identificar os pontos e melhorar cada vez mais.
A área de Web Analytics esta em seu melhor momento, com as empresas de pequeno, médio e grande porte reconhecendo a importância dessa área, montando equipe e contratando agências.
Agora que já conhece o que o analista de Web Analytics faz, concorda com a necessidade de ter essa área em seu site?
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D