O que é Web Analytics?
O que você irá aprender?
O que é Web Analytics?
Web Analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site. São dados analisados para uma melhora constante do site afim de atingir resultados.
Google Analytics – Ferramenta para monitoramento do site, onde são acumulados dados;
Web Analytics– Análise de dados capturados através de uma ferramenta como o Google Analytics.
Existem pouco profissionais e agências especializadas em Web Analytics. É normal encontrar no mercado agências de performance (adwords, SEO, comparadores) que também realizam esse trabalho, mas são mais focadas em análise de campanhas de mídias.
O trabalho de Web Analytics envolve:
- Acompanhar o desempenho das campanhas e acessos do site através das ferramentas de Web Analytics;
- Analisar constantemente o desempenho das visitas, conversão, vendas e campanhas de marketing;
- Analisar dados do site e a partir deles ter insights para melhoria constante;
- Elaborar relatórios de acessos e desempenho;
- Mensurar cohorts, life time value e payback de cada canal de marketing;
- Analisar a experiência do usuário no site;
- Mensurar a verba de marketing por canal, calculando projeção de ROI;
- Analisar constantemente as metas do site por canal, informando a área de marketing para cumprimento de metas;
- Criar alertas na ferramenta de Web Analytics para monitoramento de erros no site;
Além desses trabalhos recorrentes, Web Analytics requer também interpretação de dados, como já falamos aqui no blog.
Saiba mais sobre interpretação de dados.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D