O que é Web Analytics?

O que você irá aprender?

    O que é Web Analytics?

    Web Analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site. São dados analisados para uma melhora constante do site afim de atingir resultados.

    Web-analytics é diferente de Google Analytics. As definições são:

    Google Analytics – Ferramenta para monitoramento do site, onde são acumulados dados;

    Web Analytics– Análise de dados capturados através de uma ferramenta como o Google Analytics.

    Existem pouco profissionais e agências especializadas em Web Analytics. É normal encontrar no mercado agências de performance (adwords, SEO, comparadores) que também realizam esse trabalho, mas são mais focadas em análise de campanhas de mídias.

    O trabalho de Web Analytics envolve:

    • Acompanhar o desempenho das campanhas e acessos do site através das ferramentas de Web Analytics;
    • Analisar constantemente o desempenho das visitas, conversão, vendas e campanhas de marketing;
    • Analisar dados do site e a partir deles ter insights para melhoria constante;
    • Elaborar relatórios de acessos e desempenho;
    • Mensurar cohorts, life time value e payback de cada canal de marketing;
    • Analisar a experiência do usuário no site;
    • Mensurar a verba de marketing por canal, calculando projeção de ROI;
    • Analisar constantemente as metas do site por canal, informando a área de marketing para cumprimento de metas;
    • Criar alertas na ferramenta de Web Analytics para monitoramento de erros no site;

    Além desses trabalhos recorrentes, Web Analytics requer também interpretação de dados, como já falamos aqui no blog.

    Saiba mais sobre interpretação de dados.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

    WhatsApp