Auditoria GA4: Principais perguntas para garantir que sua conta esteja configurada corretamente

Fala aí analítico e analítica de plantão, beleza?

Seu Google Analytics 4 está em execução e você pode ver os dados fluindo, mas não tem certeza se sua configuração é eficiente o suficiente?

Por isso vamos listar nesse artigo aqui algumas informações que podem te ajudar a analisar a sua conta de GA4, se liga.

Você também pode dar o play no vídeo abaixo e assistir o nosso podcast sobre Auditoria de GA4:

Como implementar o GA4 via GTM?

O passo mais fundamental é entender como seu Google Analytics foi implementado.

Como existem várias opções de implementação (no código diretamente, via GTM, integração CMS, via plugin), você deve ter uma visão clara da sua arquitetura de implementação.

Por que é necessário? Bem, se você quiser configurar o acompanhamento de conversões ou configurar um modo de consentimento, precisará seguir uma opção de implementação para ter um acompanhamento limpo.

Se liga nesse artigo que tem o passo a passo para instalar o GA4

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Quais são suas configurações de propriedade do GA4?

Já verificou se você selecionou o fuso horário correto?

Vá em Admin no canto inferior esquerdo e navegue até Configurações da Propriedade: ur GA4-ADMIN-CONFIGURACOES.png

É importante escolher o fuso horário correto, pois isso afeta diretamente seus relatórios. O país que você selecionou aqui será usado como limite do dia em seus relatórios.

Isso significa que o dia é calculado com base na hora do país escolhido, mesmo que os usuários que visitam sua página sejam de outro lugar.

Portanto, se você estiver sediado no Brasil e estiver administrando sua empresa nos EUA, faria sentido escolher o local da sua empresa como um fuso horário.

Você ativou as informações demográficas no GA4?

Dessa forma, você poderá coletar dados entre dispositivos para usuários conectados e também configurar o remarketing entre dispositivos.

Isso garantirá o rastreamento preciso, bem como os dados demográficos mostrados em seus relatórios.

Se liga nesse vídeo aqui que ensinamos a implementar as informações demográficas no GA4:

Você configurou a Retenção de dados do GA4?

A retenção de dados do relatório de Explorar do GA4 por padrão é de 2 meses e é necessário alterar para 14 meses, sem essa alteração, você não conseguirá analisar por mais do que 14 meses os dados do relatório Explorar.

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Confira aqui como alterar a retenção de dados no GA4

A medição aprimorada do GA4 está ativada?

O GA4 oferece um recurso incrível que permite rastrear interações sem adicionar nenhum código adicional à sua página da web.

A única coisa que você precisa fazer é habilitá-lo nas configurações do GA4.

Como resultado, vários eventos serão rastreados automaticamente trazendo mais dados para seus relatórios.

Você pode habilitá-lo deslizando o botão para Medição aprimorada LIGADO.

METRICAS-OTIMIZADAS-GA4.png

Os filtros do GA4 estão ativados?

É importante se perguntar se você tem algum dado a ser filtrado.

Vá para Configurações de dados → Filtros de dados .

Google-Analytics4-filtros-de-dados.png

Atualmente, apenas dois tipos de filtro estão disponíveis no GA4: tráfego interno e tráfego de desenvolvedor.

Google-Analytics4-filtros.png

Eles não são tão flexíveis quanto os filtros do Universal Analytics, mas podem ser úteis.

Recomenda-se excluir o tráfego interno, pois pode ter um impacto considerável em seus relatórios, especialmente se houver muitas pessoas envolvidas no projeto.

As métricas e dimensões personalizadas estão ativadas?

Esses são recursos muito valiosos que podem ajudá-lo a rastrear dados adicionais sobre seus usuários.

Ao realizar uma verificação de integridade, é importante entender se você está usando dimensões personalizadas e se elas estão configuradas corretamente.

Google-Analytics4-dimensões-personalizadas.png

Você também deve verificar se suas métricas personalizadas estão registradas corretamente nos relatórios.

Lembre-se de que é possível criar até 50 dimensões personalizadas no escopo do evento e 50 métricas personalizadas por propriedade, bem como 25 dimensões personalizadas com nome exclusivo e escopo do usuário por propriedade, de acordo com a documentação oficial do Google .

Seus eventos de conversão estão ativados?

Uma das etapas cruciais é verificar se o acompanhamento de conversões está configurado corretamente.

Você deve ter um esboço claro das conversões que implementou.

Você tem macroconversões, bem como microconversões que levam às macro? Suas conversões estão sendo registradas corretamente?

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Se estiver precisando de ajuda, aprenda aqui a criar um plano de mensuração.

O acompanhamento de Ecommerce está implementado?

Se você estiver executando uma loja online, a implementação do rastreamento de comércio eletrônico é obrigatória.

É importante verificar se suas transações são registradas e se os valores corretos são enviados para seu Analytics corretamente.

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Com isso nós cobrimos os pontos mais básicos da sua conta do GA4 e com certeza vai te auxiliar a conseguir implementar o seu Google Analytics 4 corretamente.

O Google Analytics 4 é MUITO diferente do GA Universal e para te ajudar listamos as principais diferenças aqui

Você está precisando de mais ajuda para migrar para o GA4? A Métricas Boss pode te ajudar, entre em contato conosco!

Ouça agora mesmo o podcast sobre Auditoria de GA4 no Spotify:

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