Como Instalar o GA4 + Funções IRADAS

O que você irá aprender?

    Fala aí analítica e analítico de plantão, beleza?

    O GA4 veio para ficar e não adianta chorar, o que nos resta é nos adaptar a essa nova versão do Google Analytics e o que veremos nesse artigo é justamente como instalar o GA4 via GTM e também algumas funções IRADAS da ferramenta, bora lá?

    Como criar uma conta do GA4?

    1 - Acesse o Google Analytics e clique para criar uma conta:

    2 - Informe o nome da sua conta e preste atenção nas outras informações:

    Produtos e Serviços do Google:

    Deixe essa opção marcada caso você queira fazer integrações com o Search Console e outras ferramentas Google;

    Comparativo de Mercado

    Deixe essa opção habilitada caso você queira ter acesso ao relatório que permite comparar seu site (de forma anônima) com outros sites do seu segmento e com o mesmo volume de tráfego;

    Suporte Técnico e Especialista de Contas

    Eu particularmente deixo essa opção desmarcada pois eu posso voltar a qualquer momento e habilitar E QUANDO eu tiver necessidade de falar com um especialista ou suporte técnico do Google eu marco.

    Informe o nome do site ou App e cuidado com o Time Zone e Moeda, clique em criar e aceite os termos e condições do GA

    Escolha o fluxo de dados

    Você pode criar vários fluxos de dados para propriedades e é muito importante ficar ligado nisso aqui:

    1. WEB + APP - Se você quiser criar uma propriedade com dados do seu site + app, configure os.3 fluxos de dados;
    2. WEB - Você pode ter apenas o fluxo de dados web e analisar apenas seu site;
    3. APP - É possível ter uma propriedade com o fluxo de dados IOS + Android e ter tudo do App em uma mesma propriedade;
    4. IOS ou Android - Também existe a possibilidade de criar uma propriedade apenas para cada plataforma;

    Aqui nesse artigo vamos focar no fluxo web, beleza?

    Informe o nome do seu site e fluxo e clique em criar

    Além disso, é importante ficar ligado nas seguintes métricas otimizadas que virão configuradas por padrão no GA4:

    Pronto, com isso seu GA4 e seu fluxo de dados WEB estão criados e você já poderá ver a sua tag G-, que é a tag do GA4:

    Como instalar o GA4 via GTM?

    1 - Acesso o Google Tag Manager, clique em tags e depois Nova:

    2 - Clique no editar em configurações da Tag e depois clique em GA:

    Informe o ID da métrica que é a sua G-Tag criada no passo anterior

    Agora clique em Acionamento e selecione All Pages:

    Com toda certeza você deve estar se perguntando, quais as diferenças desses All Pages?

    1 - All Pages - Exibição de Página - Esse é o acionamento padrão, a tag será carregada no momento que a página for exibida;

    2 - Consent Initialization - All Pages - O acionador de inicialização de consentimento foi criado para ajudar você a garantir que todas as configurações de consentimento sejam respeitadas antes que outros acionadores sejam disparados. Esse acionador é usado para tags que definem ou atualizam o estado de consentimento do usuário no seu site, como uma tag da plataforma de gerenciamento de consentimento ou tags que definem os padrões de consentimento.

    3 - Initialization - All Pages - Criado para disparar antes de todos os outros acionadores, exceto os de inicialização de consentimento. Cada contêiner da Web inclui um acionador de inicialização – todas as páginas por padrão. Selecione esse acionador para disparar as tags que precisam ser disparadas antes de outros acionadores.

    Coloque um nome que qualquer ser humaninho possa entender e clique em salvar:

    Pronto, o seu GA4 está criado e instalado via GTM, agora baste clicar em enviar que o mesmo entrará em produção no seu site! :)

    Funções IRADAS do GA4

    Eu sei que toda a mudança do GA está deixando a galera bem tensa mas o GA4 possui algumas funções IRADAS que listarei abaixo, funções essas que não eram possíveis no Google Analytics Universal.

    Funil do GA4

    Você já sabe que no GA4 TUDO é baseado em eventos, ou seja, o funil também é baseado em eventos mas a parte mais IRADA desse relatório é que podemos criar um funil hoje em 2022 com os dados de 2021, desde que o meu GA tenha coletado dados desde essa época.

    Caso você não soubesse, no Google Analytics Universal, isso não era possível! O relatório de funil que só existia para as metas de página de destino, só permitia visualizar os dados do momento da criação para frente, NUNCA de forma retroativa e esse já é um GRANDE avanço do GA4!

    Modelo de Atribuição Data Driven

    Além do modelo de atribuição Data Driven que já falamos detalhadamente aqui mas além de termos esse modelo de atribuição para utilizar, é possível alterar o modelo de atribuição padrão do GA4, coisa que era IMPOSSÍVEL no GA Universal, esse detalhe é simplesmente SENSACIONAL!

    Espero que esse artigo tenha sido útil para você e que tenha te ajudado a criar sua conta do GA4, instalar via GTM e aprender funções IRADAS!

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄

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