Fala aí analítica e analítico de plantão, beleza?
O GA4 veio para ficar e não adianta chorar, o que nos resta é nos adaptar a essa nova versão do Google Analytics e o que veremos nesse artigo é justamente como instalar o GA4 via GTM e também algumas funções IRADAS da ferramenta, bora lá?
Deixe essa opção marcada caso você queira fazer integrações com o Search Console e outras ferramentas Google;
Deixe essa opção habilitada caso você queira ter acesso ao relatório que permite comparar seu site (de forma anônima) com outros sites do seu segmento e com o mesmo volume de tráfego;
Eu particularmente deixo essa opção desmarcada pois eu posso voltar a qualquer momento e habilitar E QUANDO eu tiver necessidade de falar com um especialista ou suporte técnico do Google eu marco.
Você pode criar vários fluxos de dados para propriedades e é muito importante ficar ligado nisso aqui:
WEB + APP - Se você quiser criar uma propriedade com dados do seu site + app, configure os.3 fluxos de dados;
WEB - Você pode ter apenas o fluxo de dados web e analisar apenas seu site;
APP - É possível ter uma propriedade com o fluxo de dados IOS + Android e ter tudo do App em uma mesma propriedade;
IOS ou Android - Também existe a possibilidade de criar uma propriedade apenas para cada plataforma;
Aqui nesse artigo vamos focar no fluxo web, beleza?
Além disso, é importante ficar ligado nas seguintes métricas otimizadas que virão configuradas por padrão no GA4:
Pronto, com isso seu GA4 e seu fluxo de dados WEB estão criados e você já poderá ver a sua tag G-, que é a tag do GA4:
Com toda certeza você deve estar se perguntando, quais as diferenças desses All Pages?
1 - All Pages - Exibição de Página - Esse é o acionamento padrão, a tag será carregada no momento que a página for exibida;
2 - Consent Initialization - All Pages - O acionador de inicialização de consentimento foi criado para ajudar você a garantir que todas as configurações de consentimento sejam respeitadas antes que outros acionadores sejam disparados. Esse acionador é usado para tags que definem ou atualizam o estado de consentimento do usuário no seu site, como uma tag da plataforma de gerenciamento de consentimento ou tags que definem os padrões de consentimento.
3 - Initialization - All Pages - Criado para disparar antes de todos os outros acionadores, exceto os de inicialização de consentimento. Cada contêiner da Web inclui um acionador de inicialização – todas as páginas por padrão. Selecione esse acionador para disparar as tags que precisam ser disparadas antes de outros acionadores.
Pronto, o seu GA4 está criado e instalado via GTM, agora baste clicar em enviar que o mesmo entrará em produção no seu site! :)
Eu sei que toda a mudança do GA está deixando a galera bem tensa mas o GA4 possui algumas funções IRADAS que listarei abaixo, funções essas que não eram possíveis no Google Analytics Universal.
Você já sabe que no GA4 TUDO é baseado em eventos, ou seja, o funil também é baseado em eventos mas a parte mais IRADA desse relatório é que podemos criar um funil hoje em 2022 com os dados de 2021, desde que o meu GA tenha coletado dados desde essa época.
Caso você não soubesse, no Google Analytics Universal, isso não era possível! O relatório de funil que só existia para as metas de página de destino, só permitia visualizar os dados do momento da criação para frente, NUNCA de forma retroativa e esse já é um GRANDE avanço do GA4!
Além do modelo de atribuição Data Driven que já falamos detalhadamente aqui mas além de termos esse modelo de atribuição para utilizar, é possível alterar o modelo de atribuição padrão do GA4, coisa que era IMPOSSÍVEL no GA Universal, esse detalhe é simplesmente SENSACIONAL!
Espero que esse artigo tenha sido útil para você e que tenha te ajudado a criar sua conta do GA4, instalar via GTM e aprender funções IRADAS!
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