O que é Plano de Mensuração? Por que e como criar um?
O que você irá aprender?
Uma das coisas que mais prejudica empresas na hora de analisar dados é justamente a falta de um plano de mensuração.
Quantas vezes você não deixou para criar a sua conta de Analytics e instalar muito próximo do lançamento do site/App ou até mesmo no dia e depois começou a analisar os dados e sentiu falta de diversas informações? Ou você é daqueles preguiçosos que não quer se esforçar e acredita que está abafando quando fala "Quero mensurar TUDO!" ?
É importante entender que um plano de mensuração é uma informação básica que você deve fazer ANTES de lançar o seu site/app pois é esse plano que vai te auxiliar a mensurar CORRETAMENTE os dados que deseja em seu negócio e se tratando de GA4, por exemplo, a falta de um plano de mensuração pode te render custos adicionais (pois a ferramenta possui limites bem menores do que os do Universal Analytics) ou falta de dados coletados, pois diferente do UA, o GA4 possui poucas informações mensuradas por padrão.
Então, fica ligado que esse artigo aqui 💡 vai te salvar e te ajudar a se planejar melhor quanto a mensuração de dados para o seu site/App.
O que é um Plano de Mensuração?
Como já informei no início desse texto, o plano de mensuração é realizado (ou ao menos deveria) antes de lançarmos nosso Site/App e será ele o responsável por determinar o que queremos medir e por que.
Engana-se muito quem acredita que "Mensurar Tudo" é algo positivo para o negócio ou demonstra que está bem preocupado em tomar decisões baseadas em dados, na realidade isso demonstra que a pessoa/empresa está totalmente perdida, pois não faz a mínima ideia do que quer mensurar. Além disso, de 2021 para frente, o fato de mensurar tudo te trará custos, mesmo em ferramentas outrora gratuitas.
Hoje o GA4 armazena dados por 14 meses e possui limites quanto a eventos mensurados, o Amplitude vai te cobrar por pacotes de eventos configurados e além disso te levar a ter custos não pensados, vai te deixar beeeeem perdido!
Quando mensuramos tudo, caímos no conceito de "Data Obesity", o fato de termos uma enormidade de dados, termos nossas ferramentas SUPER infladas e ficarmos perdidos querendo dar poder e transformando qualquer dado em decisão, quando poderíamos estar investindo nosso tempo em transformar os dados IMPORTANTES em decisão, foco, é e sempre foi uma das coisas mais importantes em Digital Analytics.
O Plano de mensuração é dividido em partes, são elas:
🔸Definição; 🔸Documentação; 🔸Planejamento; 🔸Implementação; 🔸Acompanhamento;
Vamos analisar agora todas essas etapas do plano de mensuração.
Etapa 1 - Definição
A primeira etapa que precisamos investir tempo e energia é a definição dos objetivos do site e seus KPIS. Já te adianto logo quem se você é um ecommerce e já tá pensando… "Poooo, meu objetivo é vender, é claro!" então você não precisa mensurar mais nada. Parabéns, instala o código de comércio eletrônico ou mensura o evento de purchase e não precisa mais usar o potencial de nenhuma ferramenta! 😀
Sabemos que o objetivo do seu Site/App pode ser sim vender, mas não será só isso! Temos objetivos como, cadastro na newsletter, download de ebook, solicitação de orçamento, rapidez no fluxo de compra, diminuição do tempo de cadastro entre outros. Invista e MUITO seu tempo nessa parte e liste TODOS os objetivos que você quer com seu site/App.
Após listar esses objetivos, você definirá os KPIS de cada um deles.
O KPI, ou, KEY PERFORMANCE INDICATOR, vai te ajudar a definir quais serão as métricas que vão te ajudar a medir cada um dos objetivos selecionados e isso será mega importante para as próximas etapas do processo.
Etapa 2 - Documentação
A documentação é uma das etapas mais negligenciadas pelas empresas e profissionais e esse é um erro GRAVE que não deve ser cometido! A documentação além de ajudar a empresa no histórico de tudo o que está acontecendo, ajuda equipes, profissionais, consultorias e TODO MUNDO que venha a trabalhar analisando dados e métricas para o seu site/App.
Essa etapa do plano de mensuração tem a função de documentar as seguintes informações:👇
1 - Que tipo de site/App eu vou medir?
É um ecommerce? Esse App é um PWA? Esse site está em react? Esse App vende ou é consultivo?
Essas são as informações que você precisa documentar nessa etapa.
2 - Como o Site/App funciona? Como ele está estruturado?
3 - O que acontece quando o usuário interage com o seu Site/App?
Documente toda a informação que seja importante e venha a ajudar as pessoas e você a entender mais sobre o seu negócio e como ele está configurado.
Etapa 3 - Criar um Plano de Implementação
Uma vez que você sabe os objetivos do seu negócio e a documentação está pronta, você precisa começar a implementar as ferramentas e configurações necessárias para que a mensuração atenda a expectativa.
Esta etapa é BEM PERIGOSA! Como falei no início desse post, mensurar tudo é MUITO ERRADO e diversas pessoas se perdem nesse caminho. O que devemos fazer então?
Tente focar nessas 3 perguntas aqui fazendo conexão delas com a primeira etapa, os objetivos.
👉 Quais são as métricas e dimensões relevantes para o meu negócio?
👉 Quais relatórios eu preciso analisar ou criar para responder e mensurar meus resultados?
👉 Que configurações eu preciso utilizar para conseguir medir corretamente o que eu quero?
Comece respondendo essas 3 perguntas, foque nelas e aos poucos vá evoluindo nas suas análises e configurações.
Com tudo isso respondido e analisado, você agora precisa começar a analisar com os times de TI, Marketing, Produto, Comercial e afins tudo o que você precisa mapear e priorizar com eles para começar a implementar as informações e configurações.
Etapa 4 - Implementação
Com tudo mapeado nas etapas anteriores, é preciso agora começar a implementar tudo o que foi definido.
É importante tentar separar essa implementação da seguinte forma:
1 - Priorizar os códigos e eventos que precisam ser implementados;
2 - Listar junto ao time de TI os prazos de implementação;
3 - Implementar as configurações específicas do seu negócio;
4 - Criar os relatórios e ou dashs que irão ajudar nas respostas da etapa 1;
Com tudo isso implementado de acordo com as documentações e definições, iremos para a última etapa.
Etapa 5 - Testar e Refinar
Essa é uma etapa contínua e muito importante! Muita gente acredita que após estar tudo implementado e configurado, basta agora analisar e tomar as decisões, mas isso está BEM ERRADO!
Precisamos sempre analisar as nossas configurações, métricas, eventos, relatórios e dashboards. O fato de estarmos sempre analisando essa implementação, criar uma rotina dessas análises vai fazer com que você assegure que os dados estão sendo captados de forma correta e que você acompanhe nas implementações qualquer mudança no Layout ou códigos do site.
Um dos pontos mais falhos nessa parte é a comunicação. O que já vi nesses anos de mudanças do site que não foram informadas ao time, empresa ou profissional de Analytics e após o deploy começamos a verificar inúmeras falhas na mensuração, dados ausentes ou mudanças da página que não estão sendo capturadas.
É importante que a comunicação funcione de forma simples e eficaz para que esses erros não ocorram e que você consiga sempre ter seus dados atualizados e funcionando da melhor forma possível.
Espero que esse artigo tenha sido útil e te ajude a implementar um plano de mensuração na sua empresa ou na empresa que trabalhe, pode ter certeza que isso vai te ajudar e muito.
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Quer saber mais sobre como elaborar um plano de mensuração? Confira aqui:
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