Retrospectiva Web Analytics 2017!

O que você irá aprender?

    O ano de 2017 está praticamente acabando e foi um ano com bastante informação no mercado de web analytics.

    Vamos listar neste post os principais acontecimentos do ano e convidamos alguns amigos para poder participar contribuindo com esse post também! E aí, lembra de tudo o que aconteceu no mercado de web analytics em 2017?

    Vamos a Lista:

    1 - Google Data Studio Ilimitado - fevereiro

    Em fevereiro o Google retirou a limitação de 5 relatórios por conta do , deixando a ferramenta ilimitada para uso.

    2 - Nova página inicial do GA - Maio

    Em maio foi a vez do Google Analytics , criando uma nova página inicial com um dashboard “padrão” criado direto pela ferramenta.

    3 - Life Time Value no Google Analytics - Maio

    Tentando ser cada vez mais uma ferramenta completa e robusta, o GA criou ainda em beta o relatório de , algo que muitos profissionais acabam calculando em excel. Porém, a solução ainda não atende a expectativa do mercado.

    4- GTM variável padrão de configuração do google analytics - Maio

    Facilitando a vida de todos os profissionais, em Maio o GTM criou a variável padrão de configuração do Google Analytics, praticamente criando um livro de regras pré-configuradas por você para todas as suas tags do GA e a única coisa que você e criar uma nova variável de configuração.

    5 - Lançamento Google Attribution - Junho

    O Google anunciou, em maio de 2017, o lançamento de uma ferramenta que mensura o retorno de ações online e offline em diversos dispositivos e canais. Nomeada de Google Attribution, a ferramenta extrairá dados do Google Analytics, AdWords e DoubleClick Search para mostrar ao anunciante a origem exata das conversões dos clientes.

    6 - Inteligência artificial para responder perguntas no GA - Julho

    Em julho de 2017 o GA lançou uma nova feature que permite aos usuários fazer perguntas que o próprio Google Analytics responde! A funcionalidade ainda não está disponível para todas as contas do GA.

    Embedar os dashboards do

    Com a visão de deixar o data studio um dashboard fácil e simples para todos de marketing, com diversas integrações, em Setembro o Google lançou a funcionalidade de embedar os dashs em sites. Permitindo com que as pessoas acessem os dashboards sem necessariamente ter acesso ao Dat Studio.

    7 - Adobe Analytics para pequenas e Médias Empresas - Setembro

    Entrando de sola para bater de frente com o Google Analytics premium para pequenas e médias empresas, o Adobe Analytics lançou em Setembro uma nova solução para pequenas e médias empresas que é igual ao primeiro nível do google analytics premium.

    O Adobe Analytics para Médias Empresas possui recursos ideais para companhias com até 10 milhões de pageviews a um custo anual quase 4 vezes menor em comparação com o Adobe Analytics convencional, além de rápida implementação, entre 30 e 45 dias.

    8 - Palestra Avinash Kaushik RD Summit - Outubro

    Fonte:

    Sim! Este ano, “Ó SÁBIO GURU” de Web Analytics esteve no Brasil durante o RD Summit em Florianópolis. Falou bastante sobre as novas formas de publicidade do Google e também do comportamento do consumidor online. FOI MÁGICO! #fanboy

    9 - Nova painel de ajuda do Google Analytics - Novembro

    Uma das coisas mais interessantes do esse ano, certamente foi o painel de ajuda! Respondendo de forma prática os problemas de implementação dos usuários no GA, o painel de ajuda certamente é um divisor de águas para mais pessoas poderem confiar nos seus dados e entender melhor sobre a ferramenta.

    10 - Dicas de Web Analytics por Especialistas - Novembro

    Também em novembro a Métricas Boss lançou o tema “”, com diversos nomes do mercado como Lucian Fialho, Marina Braune, Phillip Mello, Huxley Dias, Will Sertório, Sara Reinert, Bruno Goulart, Wallan Machado, Gustavo Esteves e Caio Tramontina dando dicas de negócio para as pessoas poderem aplicar em seu dia a dia.

    11 - Chatbase, o Google Analytics para Apps - Dezembro

    Último lançamento do ano, o veio para explodir os fogos de 2017! O Google cada vez mais está lançando ferramentas específicas para análises, como o Firebase para APPS e o Chatbase para análises de chatbot.

    E aí, lembrou de alguma coisa a mais que rolou no ano de 2017? Ano cheio né?

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente , até a próxima :D

    Artigos Relacionados

    WhatsApp