Retrospectiva Web Analytics 2017!
O que você irá aprender?
O ano de 2017 está praticamente acabando e foi um ano com bastante informação no mercado de web analytics.
Vamos listar neste post os principais acontecimentos do ano e convidamos alguns amigos para poder participar contribuindo com esse post também! E aí, lembra de tudo o que aconteceu no mercado de web analytics em 2017?
Vamos a Lista:
1 - Google Data Studio Ilimitado - fevereiro
Em fevereiro o Google retirou a limitação de 5 relatórios por conta do Google Data Studio, deixando a ferramenta ilimitada para uso.
2 - Nova página inicial do GA - Maio
Em maio foi a vez do Google Analytics se atualizar, criando uma nova página inicial com um dashboard “padrão” criado direto pela ferramenta.
3 - Life Time Value no Google Analytics - Maio
Tentando ser cada vez mais uma ferramenta completa e robusta, o GA criou ainda em beta o relatório de life time value, algo que muitos profissionais acabam calculando em excel. Porém, a solução ainda não atende a expectativa do mercado.
4- GTM variável padrão de configuração do google analytics - Maio
Facilitando a vida de todos os profissionais, em Maio o GTM criou a variável padrão de configuração do Google Analytics, praticamente criando um livro de regras pré-configuradas por você para todas as suas tags do GA e a única coisa que você e criar uma nova variável de configuração.
5 - Lançamento Google Attribution - Junho
O Google anunciou, em maio de 2017, o lançamento de uma ferramenta que mensura o retorno de ações online e offline em diversos dispositivos e canais. Nomeada de Google Attribution, a ferramenta extrairá dados do Google Analytics, AdWords e DoubleClick Search para mostrar ao anunciante a origem exata das conversões dos clientes.
6 - Inteligência artificial para responder perguntas no GA - Julho
Em julho de 2017 o GA lançou uma nova feature que permite aos usuários fazer perguntas que o próprio Google Analytics responde! A funcionalidade ainda não está disponível para todas as contas do GA.
Embedar os dashboards do Data Studio
Com a visão de deixar o data studio um dashboard fácil e simples para todos de marketing, com diversas integrações, em Setembro o Google lançou a funcionalidade de embedar os dashs em sites. Permitindo com que as pessoas acessem os dashboards sem necessariamente ter acesso ao Dat Studio.
7 - Adobe Analytics para pequenas e Médias Empresas - Setembro
Entrando de sola para bater de frente com o Google Analytics premium para pequenas e médias empresas, o Adobe Analytics lançou em Setembro uma nova solução para pequenas e médias empresas que é igual ao primeiro nível do google analytics premium.
O Adobe Analytics para Médias Empresas possui recursos ideais para companhias com até 10 milhões de pageviews a um custo anual quase 4 vezes menor em comparação com o Adobe Analytics convencional, além de rápida implementação, entre 30 e 45 dias.
8 - Palestra Avinash Kaushik RD Summit - Outubro
Fonte: Resultados Digitais
Sim! Este ano, “Ó SÁBIO GURU” de Web Analytics esteve no Brasil durante o RD Summit em Florianópolis. Falou bastante sobre as novas formas de publicidade do Google e também do comportamento do consumidor online. FOI MÁGICO! #fanboy
9 - Nova painel de ajuda do Google Analytics - Novembro
Uma das coisas mais interessantes do Google Analytics esse ano, certamente foi o painel de ajuda! Respondendo de forma prática os problemas de implementação dos usuários no GA, o painel de ajuda certamente é um divisor de águas para mais pessoas poderem confiar nos seus dados e entender melhor sobre a ferramenta.
10 - Dicas de Web Analytics por Especialistas - Novembro
Também em novembro a Métricas Boss lançou o tema “dicas de web analytics por especialistas”, com diversos nomes do mercado como Lucian Fialho, Marina Braune, Phillip Mello, Huxley Dias, Will Sertório, Sara Reinert, Bruno Goulart, Wallan Machado, Gustavo Esteves e Caio Tramontina dando dicas de negócio para as pessoas poderem aplicar em seu dia a dia.
11 - Chatbase, o Google Analytics para Apps - Dezembro
Último lançamento do ano, o Chatbase veio para explodir os fogos de 2017! O Google cada vez mais está lançando ferramentas específicas para análises, como o Firebase para APPS e o Chatbase para análises de chatbot.
E aí, lembrou de alguma coisa a mais que rolou no ano de 2017? Ano cheio né?
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D