Dicas de Web Analytics por Especialistas!

O que você irá aprender?

    Seja bem vindo a primeira parte da série de Dicas de Web Analytics por especialistas. Convidamos alguns especialistas do mercado que já gravaram podcasts de Web Analytics para darem dicas para quem esta no mercado, quer iniciar ou ouvir a opinião de uma outra pessoa.

    Nessa primeira parte vamos ouvir as dicas de Marina Braune, Bruno Goulart e Caio Tramontina. Essa será uma nova série quinzenal da Métricas Boss. :)

    Dica 1 - Não se compare com o mercado o tempo todo!

    É muito importante, principalmente no início do seu negócio, não se comparar com o mercado o tempo todo. Não é porque o concorrente vende 100 produtos por dia que você vai conseguir isso também em pouco tempo de existência. Procure sempre se comprar a si mesmo, ver se as ações que estão sendo tomadas estão alavancando seu negócio, e mesmo que em algum momento os resultados não sejam como esperado, procure ver o que está sendo feito de errado, olhe para o que deu certo e se certifique de que o erro será evitado novamente no futuro.

    Dica 2 - Nem tudo que pode ser medido é importante

    O mundo do digital analytics é encantador pelo simples fato de qualquer interação do usuário com o seu site pode ser mensurada, desde a passagem do cursor sobre um link até o click em um botão. … realmente impressionante a quantidade de informações que você terá a sua disposição para entender tudo sobre como o cliente navega no seu site.

    Num cenário com tantas possibilidades, surge o grande questionamento: como definir o que realmente é importante? Bastante comum encontrar pessoas se distanciando do que é mais relevante: o seu indicador de performance principal. Também conhecido como KPI, ele será responsável por mensurar o resultado da sua ação, de modo que você será capaz de entender se está caminhando na direção correta rumo ao seu objetivo.

    Por este motivo, minha dica é que sempre antes de começar uma campanha ou ajuste no seu site, se questione sobre o real objetivo e onde você espera chegar. A partir dessa resposta, você será capaz de identificar com clareza qual é o indicador que precisa ser monitorado para evidenciar o resultado da sua ação.

    Dica 3 - Se o seu resultado “parece mentira”, provavelmente ele é:

    Erros de implementação são muito comuns. Pode ser uma atualização no site, um novo sistema de checkout ou alguém que esqueceu um parâmetro de URL. A verdade é que, com todos os fatores que podem influenciar suas métricas, é sempre importante questionar se o resultado observado é realmente um insight importante ou se é resultado e alguma alteração técnica.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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