Chatbase o Google Analytics para análises de chat bot

O que você irá aprender?

    Na Google I/O desse ano, o Google discretamente apresentou uma nova plataforma de analytics para chatbots chamada Chatbase, um projeto desenvolvido dentro da incubadora interna da empresa (Area 120). A plataforma em questão está sendo lançada hoje publicamente para todos, após ser testada por centenas de early adopters como Ticketmaster, HBO e outros.

    • A idéia por trás do cloud service Chatbase é oferecer ferramentas que tornem a análise e a otimização para chatbots mais simples. Isso inclui auxiliar os desenvolvedores a entender o que funciona (ou não) para aumentar a conversão, o que é mais assertivo e a criar uma melhor experiência.

Os dados estão disponíveis através de um painel, onde podemos visualizar métricas específicas como usuários ativos, sessões e retenção de usuários. Esses insights nos dão uma visão macro de desempenho do bot, ajudando a descobrir novas possibilidades e tendências.

    O painel também permite que desenvolvedores comparem métricas dos bots entre plataformas, possibilitando a visualização de necessidades específicas.

    Chatbase o Google Analytics para análises de chat bot

    De acordo com o próprio Google, o sistema hoje integra-se com qualquer plataforma de mensagens de voz ou de texto, incluindo o Facebook, Kik, Viber, Slack, WhatsApp, WeChat, Alexa, Cortana, Allo, Line, Skype, Twitter e outros.

    Embora tenha sido testado por grandes marcas em seus primeiros dias, não é necessariamente destinado a ser usado apenas por empresas maiores. Como um serviço gratuito, o Chatbase oferece suporte a qualquer perfil.

    O Google observa, por exemplo, que um cliente inicial, a BLiP - uma plataforma de bot para marcas - vem usando o Chatbase para rastrear mais de 2 milhões de mensagens até agora em mais de 50 bots. A Ingenious.AI, enquanto isso, usa o Chatbase com um bot construído para uma grande seguradora australiana e a Keller Williams usa o Chatbase com um bot que permite que alguns de seus associados façam perguntas, gerenciem compromissos, conectem-se com outros associados e acompanhem seus objetivos.

    Outros testers da plataforma Chatbase incluíram bots para suporte ao cliente, entretenimento, conselhos e comércio eletrônico voltados para o exterior, bem como bots voltados para a produtividade e descoberta de informações, diz o Google. A lista de clientes do site Chatbase inclui: HBO, Keller Williams, Ticketmaster, Poncho, Swelly, Botnation AI, Viber, inGenius.AI, Starbutter AI, Foxsy, Crystal, FitWell, push, mia e Unicef.

    Além das análises, a ferramenta aproveita a capacidade de aprendizado da máquina do Google para descobrir quais tipos de problemas podem afetar os bots.

    Normalmente, os desenvolvedores precisariam percorrer arquivos de log para encontrar padrões em mensagens de usuários, mas o sistema do Chatbase agrupa as mensagens dos usuários que não estão sendo manipuladas (isso ainda está disponível apenas para betatesters) e encontra oportunidades para responder a mais solicitações. Em seguida, oferece formas de otimizar o bot para ambos os problemas.

    “Um exemplo seria encontrar e corrigir falhas, ou fraseamento alternativo de ações suportadas que não foram originalmente antecipadas pelo desenvolvedor”, explica um porta-voz do Google. “Como em muitas outras áreas, o aprendizado de máquinas e o processamento de linguagem natural estão abrindo novas e poderosas oportunidades na análise de bots. Colocar algumas das capacidades de aprendizagem de máquina do Google para trabalhar para nossos usuários é um diferencial claro, e nossos usuários estão realmente entusiasmados com isso”, acrescentaram.

    **A Viber **- empresa da Rakuten, que possui mais de 900 milhões de usuários em 193 países, detalhou o sucesso do Chatbase: “Aumentamos o volume de consulta em 35% para um bot, otimizando consultas com altas taxas de saída”, disse a empresa, em uma declaração compartilhada pelo Google. “O Chatbase foi imensamente útil para melhorar o nosso bot. Em vez de combinar os logs, confiamos em sua capacidade de aprendizagem em máquina para ajudar a priorizar otimizações necessárias - economizando um tempo precioso que precisamos focar na construção de novos recursos “, acrescentou a Viber.

    Outra capacidade notável no Chatbase é a visualização de dados do fluxo de conversão entre as sessões gerados automaticamente. Isso permite identificar o fluxo dos usuários, e onde eles geralmente saem do aplicativo. Um relatório de funil destaca estas etapas e mostra a taxa de sucesso por cada uma.

    A empresa anunciou a disponibilidade geral do Chatbase via blog hoje, acrescentando que é de uso gratuito.

    Quando perguntada sobre como a empresa planeja monetizar a plataforma, o Google disse que é algo que está pensando para o futuro, mas não detalhou esses planos.

    O Google também acrescentou que usuários do Dialogflow (anteriormente API.AI), a plataforma de ponta a ponta do Google para criar experiências de conversação multiplataforma, terão acesso automaticamente aos recursos básicos do Chatbase no Dialogflow.

    O lançamento do Chatbase ocorre num momento em que os próprios chatbots enfrentam críticas por não serem tão úteis quanto prometido, e por muitas vezes sofrerem com problemas de usabilidade. Mas o mercado ainda está em seus primeiros dias, e os chatbots não estão saindo da cena.

    O Chatbase não é a única solução para chatbot analytics, mas o ângulo de aprendizagem da máquina pode ser uma vantagem. Além disso, a capacidade do Google de oferecê-lo gratuitamente poderia ajudá-lo a alcançar uma quota de mercado onde as empresas de análise de bot não podem necessariamente competir. No entanto, como um projeto da Área 120, não está claro até que ponto o Google apoiará o projeto a longo prazo. Até o momento, a maioria dos projetos da área 120 foram mais experimentais. O Chatbase parece ser o tipo de coisa que deve se formar como um produto do Google no futuro.

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