O que são cliques de saída no Google Analytics 4?

O que você irá aprender?

    Fala Anallíticos e Analíticas de plantão, beleza?

    Diferente do que ocorria anteriormente, no Universal Analytics, os cliques de saída (cliques em links que apontam para outros domínios) são monitorados automaticamente pelo GA4.

    Como habilitar/desabilitar o trackeamento de cliques de saída no GA4

    Vale lembrar que essa funcionalidade já é habilitada por padrão, sempre que se cria um fluxo de dados. Caso você queira desabilitar ou mesmo conferir:

    1 - Vá em “Administrador”; 2 - Na coluna de propriedades (na propriedade que você desejar alterar) clique em “Fluxo de dados”; 3 - Selecione o fluxo de dados que deseja alterar; 4 - Você verá a opção “Cliques de saída” na seção “Métrica otimizada”; 5 - Clicando no ícone de engrenagem (canto direito inferior da seção) você verá todas as métricas que o GA4 está (ou não) trackeando automaticamente. 6 - Lá você poderá habilitar/desabilitar o trackeamento dos cliques de saída (assim como demais métricas).

    Mas o que são exatamente os cliques de saída?

    Sempre que o usuário clica em um link que o tira do domínio do seu site, esse clique é considerado um clique de saída (a menos que você tenha o cross-domain configurado).

    Como sabemos, o Google Analytics 4 é inteiramente baseado em eventos, e esses eventos têm uma série de parâmetros que adicionam e enriquecem suas informações. No caso dos cliques de saída, alguns parâmetros são traqueados automaticamente. São eles:

    link_classes - a classe (quando existente) HTML do link clicado; link_domain - o domínio do clique de saída; link_id - o id (quando existente) HTML do link clicado; **link_url **- a URL do link de saída; outbound (boolean) - identifica se o link é de saída ou não (através de “true” ou “false”).

    Onde vejo o evento e seus parâmetros?

    Este evento aparecerá como "click" em seus relatórios. O evento e todos os seus parâmetros podem ser visualizados nos relatórios de tempo real, conforme imagem abaixo:

    O evento também aparecerá no relatório "Eventos", dentro dos relatórios de “Engajamento”. Esse relatório mostrará todos os eventos em seu site ou aplicativo.

    Onde posso ver o relatório completo de todos os cliques de saída no meu site?

    Atualmente, não há nenhum relatório que forneça uma lista completa ou histórico de cliques de saída. Os principais relatórios mostram apenas dados em tempo real nos últimos 30 minutos.

    Para ver uma lista completa de cliques de saída, você tem duas opções:

    1 - Exportar os dados para o BigQuery e criar um relatório no BigQuery / Data Studio;

    2 - Utilizar os recursos de “Explorar” do GA4 criando um relatório próprio utilizando o parâmetro “link_url” como dimensão.

    Quer saber mais sobre eventos no GA4? Confira o vídeo abaixo:

    Conclusão

    Espero que esse artigo tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre o GA4.

    Quer aprender TUDO sobre GA4? Então conheça a Métricas Boss Prime.

    Artigos Relacionados

    WhatsApp