Tudo sobre GA4

Fala aí analítico e analítica de plantão, beleza?

O GA4 veio mexendo com o mundo de Digital igual a uma avalanche e tenho certeza que assim como MUITOS você também está com dúvidas sobre o GA4, né?

Nesse artigo aqui, vou te ensinar TUDO sobre Google Analytics 4, show?

O que é o GA4?

O Google Analytics 4 é a versão mais recente do GA, depois de 15 anos o Google lançou uma nova versão da sua tão conhecida e utilizada ferramenta de análise de dados para site e agora também para Apps.

Se você acha que o Google inventou o Google Analytics, se enganou hein! O Google comprou a ferramenta Urchin Analytics em 2005 e 2 anos depois transformou-a no Google Analytics.

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Basicamente o Google Analytics teve 4 versões, Urchin, GA Classic, GA Universal e agora o Google Analytics 4 que é basicamente o Google se adaptando as novas realidades do mercado e por conta disso o GA4 possui um foco maior em Digital Analytics e não mais somente em WEB, ou seja, essa nova versão foca em sites e também Apps.

Para quem é o GA4?

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Sim, o Google Analytics 4 é para todo mundo! Se você for um site ou App o GA4 vai servir muito bem para as suas análises e você conseguirá ter acesso a diversos relatórios, mas, sendo o mais honesto possível... Ou você migra para o GA4 ou você vai ter que pagar para utilizar uma ferramenta de Analytics, uma vez que apenas o GA e a Amplitude são gratuitas!

O que muda no GA4?

Eventos, tudo é baseado em eventos!

Se você utilizava o GA Universal e não usava o monitoramento de eventos, esse momento acabou na sua vida! rs

O GA4 trabalha com a mensuração baseada em eventos e se você não realizar um plano de mensuração para saber o que quer medir em seu site ou App, você estará beeeeeeeem prejudicado em suas análises pois o GA4 por padrão só captura 6 eventos, fora os eventos abaixo, você não terá nada, a não ser que meça e configure!

Esses são os eventos configurados por padrão em todas as contas do Google Analytics 4:

  • Visualização da página (através do nome do evento "page_view")
  • Rolagens (nome do evento: scroll)
  • Cliques de saída através do nome do evento "click" com o parâmetro de saída "outbound" marcado como "verdadeiro"
  • Pesquisa interna (nome do evento: view_search_results)
  • Engajamento de Vídeo (eventos: video_start, video_progress, video_complete)
  • Download de arquivos (nome do evento: file_download)

Se você precisa de uma ajuda para saber o que incluir inicialmente em sua conta, nós preparamos um Guia completo de eventos do GA que você pode conferir nesse link.

Cookieless

O Google Analytics 4 conta com cookies primários que os mantêm em conformidade com as novas leis de privacidade, como GDPR e a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia .

Mas o Google também queria estar à frente da curva quando se trata de novos desenvolvimentos de privacidade e eles estão definitivamente no caminho certo. Mudanças como o iOS14 da Apple confirmam que o futuro provavelmente não terá cookies e as pessoas precisam embarcar.

O Google Analytics também foi projetado para aproveitar o aprendizado de máquina e outros protocolos para preencher lacunas de dados. Eles chamam isso de “dados combinados” e no blog do Google eles explicam :

“Como o cenário tecnológico continua a evoluir, o novo Analytics foi projetado para se adaptar a um futuro com ou sem cookies ou identificadores. Ele usa uma abordagem flexível para medição e, no futuro, incluirá modelagem para preencher as lacunas onde os dados podem estar incompletos. Isso significa que você pode contar com o Google Analytics para ajudá-lo a medir seus resultados de marketing e atender às necessidades dos clientes agora, enquanto navega na recuperação e enfrenta incertezas no futuro.”

Estrutura de Contas do GA4

O Google Analytics 4 possui uma estrutura de contas diferente do Universal. Você que estava acostumado em ter Conta, Propriedade e Vista vai precisar se acostumar a viver sem a vista de propriedade, pois o GA4 é dividido em Conta, Propriedade e Fluxo de Dados.

O Fluxo de dados é a grande novidade dessa nova versão, pois você consegue ter os fluxos separados para site e apps, ou seja, é possível ter propriedades para medir os sites, os aplicativos e a visão Web + App.

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Se você precisar ver todas as diferenças do GA4 para o Universal, nós listamos tudo aqui

Métricas Novas do Google Analytics 4

Sessões engajadas: a ideia de uma sessão engajada decorre do desejo de remover rejeições da contagem de sessões; portanto, uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário ficar no local por 10 segundos. Se eles saírem antes disso, contará como uma rejeição, mas não como uma sessão engajada.

Sessões engajadas por usuário: número de sessões engajadas por usuário, portanto, se virmos o mesmo ID de usuário retornando várias vezes, pode ser de 3, 4 ou 5 sessões por usuário e, em seguida, calculamos a média da sua contagem total de usuários, fornecendo uma média acima de 1, com o número real dependente de quantos usuários novos ou recorrentes (ou cookies excluídos) seu conteúdo tem.

Tempo Médio de Engajamento : Esta é uma grande evolução da visão APP + WEB. O tempo médio de engajamento mede o tempo que o APP ou o Site ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário.

Taxa de engajamento: Porcentagem de sessões que interagiram, lembrando que por padrão a interação aqui são sessões que ficaram mais do que 10 segundos.

Cálculo : Sessões com Interação / Sessões

Aprenda sobre Google Analytics 4 de graça!

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Existe um custo no GA4?

Sim e não! Assim como o Google Analytics Universal, o GA4 possui versão gratuita e paga. A versão gratuita do Google Analytics 4 segue o mesmo padrão do Universal, 10milhões de hits a cada 30 dias mas possui alguns adicionais como:

Retenção de Dados - O período de retenção dos dados nada mais é do que o tempo no qual os dados ficarão armazenados dentro do GA4, hoje por padrão ao criar uma nova propriedade a opção vem marcada com o período de "2 meses" mas você pode aprender aqui como alterar o período para 14 meses.

Limite de Eventos -

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Você pode consultar todos os limites do GA4 aqui neste artigo que criamos ;)

Então, você consegue usar o GA4 até os limites de dados serem atingidos, após isso, seus dados serão baseados em uma amostragem e listamos como a amostragem funciona nesse artigo aqui.

Relatórios do GA4

Uma das grandes diferenças do Google Analytics 4 para o Universal são os relatórios, você que estava acostumada em ver uma tela igual a tela abaixo com os relatórios do GA Universal, desacostume! O Universal possui mais de x relatórios enquanto o GA4 possui apenas x, qual o motivo dessa diferença?

O GA4 trabalha com a premissa que o usuário sabe o que quer analisar ao abrir a ferramenta e por conta disso apresenta pouquíssimos relatórios pois a grande evolução da ferramenta é a aba explorar, ela permite que você crie diversos relatórios em sua propriedade e por isso os relatórios default são básicos.

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Basicamente o GA4 é dividido nos seguintes relatórios:

Relatório Aquisição GA4

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O relatório de aquisição do Google Analytics 4 trará as principais informações voltadas a parte de tráfego, com as origens de acesso das sessões e usuários. Lembre-se de sempre taguear as suas URLS com o URL Builder do Google e já com a possibilidade de incluir os novos parâmetros do GA4 que ensinamos aqui.

Relatório de Engajamento GA4

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O relatório de engajamento do GA4 trará as informações dos eventos, conversões e das páginas/telas do seu site/app. É nele que você conseguirá ver as informações de Life Time Value, Daily Active Users(DAU), Weekly Active Users(WAU) e Monthly Active Users (MAU).

Lembre-se sempre que as suas conversões do GA4 só aparecerão ali após você marcá-la como conversão, fora isso o seu relatório de conversões estará zerado.

E não se esqueça de taguear os seus eventos de forma prática, conforme ensinamos no vídeo abaixo:

Relatório de Monetização do GA4

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O relatório de monetização trará um foco em 3 frentes:

  • Compras de E-commerce - Se o seu negócio é um E-commerce, você conseguirá visualizar a receita, produtos e mais informações relacionadas a E-commerce;

  • Compras no Aplicativo - Sendo a sua conta do GA4 relacionada ao seu App, você encontrará aqui as informações e métricas das compras realizadas no seu App;

  • Anúncios do Editor - Esse era uma relatório do Firebase que ficou disponível para o GA4 e é exclusivo para Apps. Aqui você verá as receitas de publicidade que seu APP teve ao permitir ao Google rodar anúncios em seu APP.

Relatório Retenção GA4

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O relatório de retenção do GA4 é baseado em um relatório que existia no Firebase, mas agora disponível tanto para App quanto para sites. Como o nome já diz, neste relatório você conseguirá ver os coortes, usuários recorrentes, engajamento por usuário, retenção e também o Life Time Value.

Esse relatório é MUITO importante para entender e analisar melhor os dados do seu negócio.

Relatório Informações Demográficas GA4

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Esse relatório traz as mesmas informações que você estava acostumado no GA Universal e assim como o mesmo, ele não vem ativado por padrão, mas deixo um vídeo que te ensinará como realizar essa configuração.

Aqui será possível ver informações como sexo, interesse, cidade e idioma dos usuários.

Veja no vídeo abaixo como configurar as informações demográficas em seu GA4:

Relatório Tecnologia GA4

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O último relatório do Google Analytics 4 é basicamente igual ao GA Universal a grande mudança realizada foi a inclusão da SmartTv como um dispositivo nos relatórios, sendo assim, conseguimos ver nossas métricas por desktop, mobile, tablet e Smartv.

Aqui ainda é possível ver a plataforma do usuário, sistema operacional, navegador e também a resolução de tela.

Conclusão

Reunimos nesse artigo um grande apanhado sobre o Google Analytics 4 para que entenda as principais diferenças, relatórios, métricas e afins e espero que esse artigo tenha te ajudado.

Aqui no Blog da Métricas Boss, nós estamos constantemente produzindo novos artigos de GA4 e também de Analytics como um todo então siga nos acompanhando para mais novidades. ;)

Introdução ao GA4
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