Google Atualiza documentação sobre (not set) no GA4
O que você irá aprender?
Fala aí analíticas e analíticos de plantão, belezinha?
Parece que o Google tá tentando evoluir e diminuir o ASSUSTADOR (not set) no GA4.
Agora, toda vez que você tiver o (not set) aparecendo nas suas tabelas de relatórios, terá um aviso igual o de baixo:
Esse aviso mostra uma imagem com a seguinte frase:
"Este relatório contém um valor (not set) porque nenhum dado foi recebido. Para melhorar os dados de atribuição das dimensões do canal de aquisição, saiba mais sobre como resolver os dados (not set).
As mudanças podem levar de 24 a 48 horas para aparecer nos seus relatórios, afetando apenas os dados futuros."
Esse aviso te conecta com um link de possíveis causas de (not set) no GA4, segundo o Google.
[GA4] O que o valor (not set) significa em seus relatórios segundo o Google
O valor "(not set)" nos seus relatórios do Google Analytics significa que nenhum dado é recebido para uma dimensão. Este documento descreve motivos comuns para isso e algumas ações que você pode tomar para reduzir a ocorrência do valor. Por exemplo, se o problema for com uma dimensão de origem de tráfego, você pode considerar implementar a marcação manual (parâmetros UTM), que pode ser implantada junto com a marcação automática.
Por que você está vendo "(not set)"
Aqui estão os principais motivos pelos quais você pode estar vendo "(not set)" nas dimensões de origem de tráfego do Google Analytics, como ID da campanha, nome da campanha, formato do criativo, meio, origem e plataforma de origem. Isso acontece quando o GA4 não recebe as informações corretamente. Vamos aos possíveis problemas:
1. Falta do evento session_start O evento session_start é essencial para que o Google Analytics registre corretamente as sessões e atribua a origem do tráfego. Se ele não for coletado, a atribuição pode falhar e resultar em "(not set)".
2. O comando config está disparando tarde demais Se na sua implementação o comando config do Google Analytics estiver sendo acionado depois dos eventos, a atribuição pode ser prejudicada. Certifique-se de que ele é executado antes dos eventos para evitar problemas.
3. Consentimento do usuário mal configurado (Modo de Consentimento) Se você usa o Consent Mode, verifique se suas tags estão implementadas corretamente e se os valores de consentimento estão sendo propagados corretamente em todas as páginas do site.
Além disso, mesmo com marcação automática ativada, há situações em que o GCLID (Google Click Identifier) pode não ser capturado corretamente, especialmente se ad_user_data for negado no Consent Mode. Isso pode levar à exibição de "(não definido)" para campanhas no Google Analytics. Para evitar isso, uma boa prática é combinar a marcação automática com parâmetros UTM, garantindo que os dados da campanha sejam corretamente enviados.
4. Consentimento não sendo passado entre páginas Se o usuário muda seu status de consentimento (ex.: passa a permitir ad_user_data), esse estado precisa ser mantido ao navegar entre páginas. Caso contrário, o Analytics pode perder informações importantes e exibir "(not set)".
5. Conta do Google Ads desvinculada Se a conta do Google Ads estiver desvinculada do Google Analytics, as informações de campanha não serão repassadas corretamente, resultando em "(not set)". Mesmo que você não importe conversões do GA4 para o Google Ads, manter essa vinculação ativa é essencial para garantir relatórios de campanhas mais completos no GA4.
6. Marcação automática não ativada A marcação automática (auto-tagging) adiciona o GCLID aos URLs dos anúncios, ajudando na atribuição correta dentro do Google Analytics. Se essa configuração não estiver ativada, o GA4 pode não identificar corretamente de onde veio o tráfego, resultando em "(not set)".
7. Erros nos parâmetros UTM Se você está usando marcação manual com UTM, verifique se os parâmetros estão corretos. UTMs incompletos ou incorretos podem fazer com que o Analytics não consiga determinar a origem do tráfego corretamente, gerando "(not set)". Esse problema pode afetar não apenas tráfego do Google Ads, mas também de redes sociais, blogs e outros sites.
8. Tempo de processamento dos dados Em alguns casos, "(not set)" pode aparecer temporariamente, enquanto o Google Analytics ainda está processando os dados. Se esse for o caso, os valores corretos devem ser atualizados posteriormente.
Resumo: Se você está enfrentando problemas com "(not set)" no GA4, verifique primeiro sua implementação: evento session_start, ordem de disparo do config, configuração de consentimento, vinculação do Google Ads e uso correto da marcação automática ou manual. Ajustando esses pontos, você melhora a precisão da sua atribuição e garante dados mais confiáveis.
Motivos menos comuns para "(not set)" segundo o Google
Causas incomuns de valores "(not set)" incluem IDs de clique inválidos, falhas raras(sério seu Google?? haha) no sistema Google Ads e Google Analytics, spam de usuários e janelas de conversão excessivamente longas.
Altas taxas de "(not set)" segundo o Google
Se você tiver uma alta taxa de valores "(not set)" em seus dados, pode ser devido a uma ou mais causas possíveis acima. Talvez seja necessário tomar uma ação diferente para lidar com cada causa.
Conclusão
Nessa nova documentação que traduzimos de forma simples para qualquer humano ler, o Google simplesmente lista algumas causas possíveis para que o (not set) apareça, mas nada conclusivo e a parte final de "altas taxas de not set" é uma piada! " Se nada do que listei funcionar, tome alguma ação diferente que eu não listarei, pois não sei! " Foi basicamente isso que ele mandou nessa parte!
Enfim, o que nos resta, verificar o que ele passou nessa documentação que listamos ai e nessa aqui, que nós da MB listamos.
Infelizmente, ainda não foi dessa vez que o (not set) foi de fato resolvido! :(