Como ativar e implementar o modo de consentimento no GA4

O que você irá aprender?

    Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha?

    O Google lançou seu “Modo de Consentimento” em setembro de 2020 e de lá para cá vem evoluindo constantemente e mais recentemente lançou a versão 2 do seu modo de consentimento. A gigante da tecnologia lançou esse recurso para ajudar seu mecanismo de busca a continuar com as atividades de publicidade digital, mantendo um foco maior na privacidade do consumidor.

    No artigo abaixo, você encontrará:

    Já peço desculpa pelas minhas imagens estarem em português de portugal, por algum motivo, não importa o que eu faça meu GA4 SEMPRE fica em português de portugal, já desisti e pelo menos mato saudades do meu avô! haha

    O que o modo de consentimento do Google realmente faz?

    O Modo de consentimento do Google é essencialmente uma solução de medição de sites projetada para priorizar o consentimento do usuário ao trabalhar com cookies. Ele muda o comportamento das tags do Google, Floodlights e Google Ads com base nas configurações escolhidas pelo usuário.

    Leia também: O que é cross-network no GA?

    Digamos que uma pessoa visite um site que exibe uma janela de preferências de cookies. Quando o Modo de consentimento for ativado, as tags do Google funcionarão independentemente do consentimento do usuário. No entanto, estas tags funcionarão de forma diferente dependendo das configurações de cookies escolhidas pelo usuário. Usar isso evita a necessidade de trechos de tags complexos ou condições especiais de disparo de tags.

    O modo de consentimento do Google depende de cinco tags principais:

    armazenamento de anúncios armazenamento_analítico personalização_armazenamento funcionalidade_armazenamento armazenamento_de_segurança

    Se o visitante do site optar por permitir cookies de anúncios, as tags do Google serão acionadas em seu modo padrão.

    Se o visitante do site negar a solicitação de cookies de publicidade, as tags do Floodlight e do Google Ads serão disparadas anonimamente. A plataforma de anúncios do Google receberá essas informações como dados agregados. Com essa abordagem, a interação com o anúncio não permite a identificação do usuário.

    Deve-se observar que o Google Analytics trata as tags de maneira diferente com base nas configurações de tags mencionadas acima. Portanto, se um visitante do site negar os cookies do GA, o Google Analytics tratará os acessos como pings sem cookies, uma vez que não pode utilizar cookies dessa maneira.

    Se o visitante do site optar por permitir cookies do GA, mas negar acesso aos cookies de publicidade, as tags deverão disparar normalmente. No entanto, os únicos dados coletados serão limitados às conversões e comportamento dos usuários. Como resultado, as informações do usuário não podem ser usadas em listas de remarketing.

    O que o modo de consentimento significa para o Google Analytics 4?

    O Google Analytics 4 depende menos de cookies de terceiros do que as versões anteriores. Isso ocorre porque o Google Analytics 4 utiliza modelos de medição de eventos, em oposição ao modelo anterior, que era baseado em sessões. O modelo baseado em sessão do Google Analytics 3 dependia muito de cookies de terceiros, enquanto o Google Analytics 4 adota uma abordagem mais centrada na privacidade para coletar e marcar dados.

    Então, como o Modo de Consentimento se encaixa aqui? Este modo ajuda os usuários a dar consentimento no Google Ads e no Google Analytics de maneira personalizável. O resultado final é que você pode coletar uma grande quantidade de informações sem nunca violar as escolhas de consentimento ou regulamentos de privacidade do usuário.

    Como ativar e implementar o modo de consentimento?

    Antes de ativar o Modo de consentimento, primeiro você precisa solicitar o consentimento dos visitantes do seu site. Isso é feito com um banner de consentimento, e recomendamos a AdOpt, que vamos ensinar no final do artigo a implementar. Banners de consentimento podem ser adicionados a sites por meio de vários programas de terceiros ou de uma tag HTML personalizada implantada no Google Tag Manager (GTM). Depois que um banner for adicionado ao site, você poderá ativar o Modo de consentimento no GTM.

    Vá para GTM, navegue até Admin > Configurações do contêiner > Configurações adicionais > Habilitar visão geral de consentimento

    Como posso substituir dados ausentes?

    O modo de consentimento recebe as escolhas de consentimento dos usuários de banners de cookies ou widgets e adapta dinamicamente o comportamento de Analytics, anúncios e tags de terceiros que criam ou leem cookies. Quando os visitantes negam o consentimento, em vez de armazenar cookies, as tags enviam pings ao Google. Se você estiver usando o Google Analytics 4, o Google preenche as lacunas de coleta de dados com modelagem de conversão e modelagem comportamental .

    A modelagem comportamental para o modo de consentimento usa aprendizado de máquina para modelar o comportamento de usuários que recusam cookies do GA com base no comportamento de usuários semelhantes que aceitam cookies do GA. Os dados modelados permitem que você obtenha insights úteis de seus relatórios do Analytics, respeitando a privacidade dos usuários. A abordagem de modelagem comportamental do Google depende de dados de modelagem e não de dados observados. Os dados modelados são baseados em padrões de comportamento existentes de usuários que já interagiram com o site ou aplicativo em questão. À medida que os usuários interagem com o site ou aplicativo ao longo do tempo, o modelo pode aprender e se ajustar de acordo.

    O aprendizado de máquina subjacente à modelagem comportamental estima dados com base em métricas de usuários e sessões (por exemplo, usuários ativos diariamente) que podem não ser detectáveis ​​quando cookies ou user_id não estão disponíveis.

    Como posso ver os dados modelados nos relatórios do GA4?

    Para ver dados modelados em relatórios, escolha a identidade de relatório combinada.

    No GA (Google Analytics), clique em Administrador > Propriedade > Identidade do relatório > Combinado

    Como a modelagem comportamental aparece no GA4?

    Primeiramente, o Administrador da sua propriedade GA4 poderá gerenciar a modelagem através da Identidade do Relatório: então será possível escolher entre UserID> ID do dispositivo> Modelado e ClientID.

    Em segundo lugar, os dados modelados ficarão visíveis nos relatórios em uma janela semelhante a esta:

    Como me adaptar ao modo de consentimento do Google?

    Aqui na Métricas Boss, usamos a AdOpt como ferramenta parceria de consentimento de cookies e a mesma está 100% preparada para a V2 do modo de consentimento do Google.

    Você pode contratar a Adopt com desconto, neste link aqui, e abaixo, verá como instalar a AdOpt via GTM para adaptar o modo de consentimento.

    Instalação do modelo de tag, pela galeria de modelos

    No GTM, vá até a seção de Modelos, e na caixa de Modelos de tag, clique no botão Pesquisar na galeria.

    Na aba que vai abrir à direita, clique no desenho de lupa para pesquisar, e pesquise por "adopt" ou simplesmente role a lista até encontrar a AdOpt.

    Clique no modelo da AdOpt, e depois clique no botão azul de Adicionar ao espaço de trabalho.

    Instalação da tag do modelo

    Agora que você já tem o modelo da AdOpt, vá até a seção de Tags e clique em Nova para criar uma tag nova.

    Da lista de modelos disponíveis, selecione o modelo AdOpt que você acabou de importar.

    Na parte de configuração da tag, na parte de Acionamento, selecione primeiro o Consent Initialization - All Pages, pois esse é acionador específico que vai fazer com que o GTM "entenda" que o Consent mode está ativo.

    Adicione um segundo acionador, do tipo Evento personalizado. Clique no símbolo de "+" para adicionar um novo acionador, e na lista de acionadores, clique novamente no símbolo de "+" para criar um novo acionador.

    Clique na caixa de Configuração do acionador e na lista que vai abrir à direita, clique no Evento personalizado, na seção de Outros.

    Escolha um nome de sua preferência pra esse acionador, e no Nome do evento, digite:

    adopt-visitor-consent-ready

    Verifique que a opção de Todos os eventos personalizados esteja selecionada, selecione essa opção se necessário e clique no botão azul de Salvar

    De volta à configuração, verifique se os dois acionadores estão configurados, e clique no botão azul de Salvar.

    Espero que este artigo te ajude a saber mais sobre o consent mode do Google, como ele se aplica e como você pode instalar a AdOpt para se adequar a isso. ;)

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