O que é URL Builder? Como posso usar?
O que você irá aprender?
O que é URL Builder?
Uma das maiores preocupações da área de marketing de uma empresa é analisar o retorno das campanhas criadas e no digital é possível analisar esse retorno precisamente.
No Google Analytics existe um relatório chamado Origem/Mídia, onde é possível saber as sessões, vendas, conversão e outros KPIS por origem de tráfego. Algumas dessas informações são setadas automaticamente pelo GA e outras devem ser informadas pelos analistas de marketing.
UÉ, como assim pelo analista de marketing?
Todo link do seu site que será utilizado em uma campanha, seja de e-mail, banner em sites de parceiros, afiliados entre outros, devem ser tagueados. Mas como assim tagueados?
Para que o Google Analytics possa mostrar as origens, mídias e nome da campanha que você esta divulgando, é necessário taguear as URLS que serão divulgadas. Taguear, significa incluir marcações na URL para que o Google Analytics possa identificar e exibir da forma correta.
Para criar essas marcações de URL ou taguear os links, é necessário utilizar o** URL Builder**. URL Builder é a ferramenta do Google Analytics para marcações de URL.
Com o URL Builder é possível incluir os links que serão divulgados nas campanhas e mensurar exatamente cada campanha de marketing que esta sendo executada.
Ok, mas como eu uso o URL Builder?
A ferramenta é muito simples de utilizar. Olhe a imagem anexo:
Para acessar o URL Builder, clique aqui.
1º Devemos incluir o link do site que será divulgado;
2º Incluir a origem da campanha. Nesse caso usaremos como exemplo um post no Facebook, então minha origem será Facebook;
3º Mídia - Esse post será impulsionado ou é um post direto da sua fan page? Note, que se for utilizar o link das duas maneiras, você precisará ter 2 mídias informadas, 1 como post e outra como FB_Ads por exemplo.
Serão 2 links diferentes mesmo.
4º Nome da Campanha - Aqui informaremos o nome do post, como por exemplo “o que e URL Builder”.
5º Clique em Enviar.
Pronto seu link estará criado e tagueado.
Depois que fizer este tagueamento, conseguirá analisar as informações dessa maneira:
Outra maneira de taguear seus links é através da extensão para chrome, que você pode ver aqui:
Os 5 melhores plugins e ferramentas para google-analytics
Agora que você já sabe taguear seus links através da URL Builder, que não perca mais tempo mensurando informações erradas. :)
Se gostou, compartilha o post para ajudar mais pessoas a analisarem suas campanhas de maneira correta. :)
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D