O que é URL Builder? Como posso usar?

O que é URL Builder?

post-url-builder.jpg

Uma das maiores preocupações da área de marketing de uma empresa é analisar o retorno das campanhas criadas e no digital é possível analisar esse retorno precisamente.

No Google Analytics existe um relatório chamado Origem/Mídia, onde é possível saber as sessões, vendas, conversão e outros KPIS por origem de tráfego. Algumas dessas informações são setadas automaticamente pelo GA e outras devem ser informadas pelos analistas de marketing.

UÉ, como assim pelo analista de marketing?

Todo link do seu site que será utilizado em uma campanha, seja de e-mail, banner em sites de parceiros, afiliados entre outros, devem ser tagueados. Mas como assim tagueados?

Para que o Google Analytics possa mostrar as origens, mídias e nome da campanha que você esta divulgando, é necessário taguear as URLS que serão divulgadas. Taguear, significa incluir marcações na URL para que o Google Analytics possa identificar e exibir da forma correta.

Para criar essas marcações de URL ou taguear os links, é necessário utilizar o** URL Builder**. URL Builder é a ferramenta do Google Analytics para marcações de URL.

Com o URL Builder é possível incluir os links que serão divulgados nas campanhas e mensurar exatamente cada campanha de marketing que esta sendo executada.

Ok, mas como eu uso o URL Builder?

A ferramenta é muito simples de utilizar. Olhe a imagem anexo:

Para acessar o URL Builder, clique aqui.

URL-Builder.png

1º Devemos incluir o link do site que será divulgado;

2º Incluir a origem da campanha. Nesse caso usaremos como exemplo um post no Facebook, então minha origem será Facebook;

3º Mídia - Esse post será impulsionado ou é um post direto da sua fan page? Note, que se for utilizar o link das duas maneiras, você precisará ter 2 mídias informadas, 1 como post e outra como FB_Ads por exemplo.

Serão 2 links diferentes mesmo.

4º Nome da Campanha - Aqui informaremos o nome do post, como por exemplo “o que e URL Builder”.

5º Clique em Enviar.

Pronto seu link estará criado e tagueado.

Depois que fizer este tagueamento, conseguirá analisar as informações dessa maneira:

origem-midia.png

Outra maneira de taguear seus links é através da extensão para chrome, que você pode ver aqui:

Os 5 melhores plugins e ferramentas para google-analytics

Agora que você já sabe taguear seus links através da URL Builder, que não perca mais tempo mensurando informações erradas. :)

Se gostou, compartilha o post para ajudar mais pessoas a analisarem suas campanhas de maneira correta. :)

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D


Está curtindo o post?
Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!