O que é URL Builder? Como posso usar?
O que você irá aprender?
Todo mundo sabe que os problemas de tagueamento de URLs são comuns e nada novos, mas ainda assim continuam sendo uma dor de cabeça para muitas empresas!
A imagem abaixo mostra uma cena comum no dia a dia de várias equipes: erros de tagueamento que comprometem as análises e, muitas vezes, exigem soluções avançadas para serem corrigidos.
Para tentar contornar isso, muita gente recorre a planilhas, gambiarras, e até um pouco de “mágica” para ajustar o que está errado. Mas, apesar dos esforços, os mesmos problemas persistem.
Nesse atigo você vai aprender a como evitar esses erros.
O que é URL Builder?
Uma das maiores preocupações da área de marketing de uma empresa é analisar o retorno das campanhas criadas, e no digital é possível analisar esse retorno precisamente.
No Google Analytics 4 (GA4) existe um relatório chamado Origem/Mídia, onde é possível saber as sessões, vendas, conversão e outros KPIS por origem de tráfego. Algumas dessas informações são setadas automaticamente pelo GA e outras devem ser informadas pelos analistas de marketing.
Leia também:Guia para modelos de atribuição no Google Analytics 4 (GA4)
Todo link do seu site que será utilizado em uma campanha, seja de e-mail, banner em sites de parceiros, afiliados entre outros, devem ser tagueados.
Como taguear URLs?
Para que o Google Analytics possa mostrar as origens, mídias e nome da campanha que você esta divulgando, é necessário taguear as URLS que serão divulgadas. Taguear, significa incluir marcações na URL para que o Google Analytics possa identificar e exibir da forma correta.
Clique aqui para baixar gratuitamente a extensão UTM Builder clique aqui.
Para criar essas marcações de URL ou taguear os links, é necessário utilizar o UTM Builder, uma ferramenta para profissionais de marketing e analistas que precisam rastrear o desempenho de suas campanhas por meio de links configurados com parâmetros UTM desenvolvida pela Métricas Boss.
A extensão permite gerar URLs personalizadas, detectar automaticamente parâmetros já existentes e armazenar presets para reutilização rápida.
Use modelos prontos para as principais plataformas:
- Google Ads
- E-mail Marketing E muito mais!
Com a extensão é possível criar e salvar seus próprios modelos personalizados para reutilizar sempre que precisar. Com um clique, crie e copie automaticamente a URL já configurada com seus parâmetros UTM. Detecte automaticamente parâmetros UTM existentes em qualquer URL.
Com a UTM Builder é possível incluir os links que serão divulgados nas campanhas e mensurar exatamente cada campanha de marketing que esta sendo executada.
Como utilizar a extensão UTM Builder?
A ferramenta é muito simples de utilizar.
Para acessar o UTM Builder, clique aqui.
Baixe a extensão para Chrome.
1º Passo
Adicione o link do site que será divulgado no URL Builder. Insira o link do site ou da página específica que deseja promover. Esse será o endereço base para a campanha.
2º Passo
Defina a origem da campanha. Indique de onde o tráfego virá. Por exemplo, se o link for divulgado em um post no Instagram, coloque "Instagram" como origem. Isso ajudará a identificar onde seu público está interagindo com o conteúdo.
3º Passo
Especifique a mídia da campanha. Determine se o post será orgânico ou impulsionado. Se for usado das duas formas, crie dois links separados, um com a mídia "post" para o orgânico e outro como "Insta_Ads" para o impulsionado.
Serão 2 links diferentes mesmo.
4º Passo
Nomeie a campanha. Escolha um nome descritivo para a campanha, como “o-que-e-url-builder”. Isso facilita a identificação nos relatórios de análise.
5º Passo
Clique em “Enviar” e pronto! Seu link tagueado estará pronto para uso.
Como verificar se a URL está tagueada corretamente:
1º passo:
Acesse o GA4 e vá para o Relatório de Aquisição
2º passo:
No menu lateral, selecione Relatórios.
3º passo:
Depois, vá até Aquisição > Aquisição de tráfego.
4º passo:
Filtre pelas Dimensões UTM:
No relatório de Aquisição de Tráfego, adicione as dimensões de Origem, Mídia e Nome da campanha para ver os dados específicos das suas UTM tags.
Se a URL foi tagueada corretamente, você verá essas informações preenchidas de acordo com os parâmetros configurados (utm_source, utm_medium e utm_campaign, por exemplo).
Baixe gratuitamente a extensão UTM Builder clique aqui.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D