O que é URL Builder? Como posso usar?

O que você irá aprender?

    Todo mundo sabe que os problemas de tagueamento de URLs são comuns e nada novos, mas ainda assim continuam sendo uma dor de cabeça para muitas empresas!

    A imagem abaixo mostra uma cena comum no dia a dia de várias equipes: erros de tagueamento que comprometem as análises e, muitas vezes, exigem soluções avançadas para serem corrigidos.

    Para tentar contornar isso, muita gente recorre a planilhas, gambiarras, e até um pouco de “mágica” para ajustar o que está errado. Mas, apesar dos esforços, os mesmos problemas persistem.

    Nesse atigo você vai aprender a como evitar esses erros.

    O que é URL Builder?

    Uma das maiores preocupações da área de marketing de uma empresa é analisar o retorno das campanhas criadas, e no digital é possível analisar esse retorno precisamente.

    No Google Analytics 4 (GA4) existe um relatório chamado Origem/Mídia, onde é possível saber as sessões, vendas, conversão e outros KPIS por origem de tráfego. Algumas dessas informações são setadas automaticamente pelo GA e outras devem ser informadas pelos analistas de marketing.

    Leia também:Guia para modelos de atribuição no Google Analytics 4 (GA4)

    Todo link do seu site que será utilizado em uma campanha, seja de e-mail, banner em sites de parceiros, afiliados entre outros, devem ser tagueados.

    Como taguear URLs?

    Para que o Google Analytics possa mostrar as origens, mídias e nome da campanha que você esta divulgando, é necessário taguear as URLS que serão divulgadas. Taguear, significa incluir marcações na URL para que o Google Analytics possa identificar e exibir da forma correta.

    Clique aqui para baixar gratuitamente a extensão UTM Builder clique aqui.

    Para criar essas marcações de URL ou taguear os links, é necessário utilizar o UTM Builder, uma ferramenta para profissionais de marketing e analistas que precisam rastrear o desempenho de suas campanhas por meio de links configurados com parâmetros UTM desenvolvida pela Métricas Boss.

    A extensão permite gerar URLs personalizadas, detectar automaticamente parâmetros já existentes e armazenar presets para reutilização rápida.

    Use modelos prontos para as principais plataformas:

    • Facebook
    • Instagram
    • Google Ads
    • E-mail Marketing E muito mais!

    Com a extensão é possível criar e salvar seus próprios modelos personalizados para reutilizar sempre que precisar. Com um clique, crie e copie automaticamente a URL já configurada com seus parâmetros UTM. Detecte automaticamente parâmetros UTM existentes em qualquer URL.

    Com a UTM Builder é possível incluir os links que serão divulgados nas campanhas e mensurar exatamente cada campanha de marketing que esta sendo executada.

    Como utilizar a extensão UTM Builder?

    A ferramenta é muito simples de utilizar.

    Para acessar o UTM Builder, clique aqui.

    Baixe a extensão para Chrome.

    1º Passo

    Adicione o link do site que será divulgado no URL Builder. Insira o link do site ou da página específica que deseja promover. Esse será o endereço base para a campanha.

    2º Passo

    Defina a origem da campanha. Indique de onde o tráfego virá. Por exemplo, se o link for divulgado em um post no Instagram, coloque "Instagram" como origem. Isso ajudará a identificar onde seu público está interagindo com o conteúdo.

    3º Passo

    Especifique a mídia da campanha. Determine se o post será orgânico ou impulsionado. Se for usado das duas formas, crie dois links separados, um com a mídia "post" para o orgânico e outro como "Insta_Ads" para o impulsionado.

    Serão 2 links diferentes mesmo.

    4º Passo

    Nomeie a campanha. Escolha um nome descritivo para a campanha, como “o-que-e-url-builder”. Isso facilita a identificação nos relatórios de análise.

    5º Passo

    Clique em “Enviar” e pronto! Seu link tagueado estará pronto para uso.

    Como verificar se a URL está tagueada corretamente:

    1º passo:

    Acesse o GA4 e vá para o Relatório de Aquisição

    2º passo:

    No menu lateral, selecione Relatórios.

    3º passo:

    Depois, vá até Aquisição > Aquisição de tráfego.

    4º passo:

    Filtre pelas Dimensões UTM:

    No relatório de Aquisição de Tráfego, adicione as dimensões de Origem, Mídia e Nome da campanha para ver os dados específicos das suas UTM tags.

    Se a URL foi tagueada corretamente, você verá essas informações preenchidas de acordo com os parâmetros configurados (utm_source, utm_medium e utm_campaign, por exemplo).

    Baixe gratuitamente a extensão UTM Builder clique aqui.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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