Como iniciar no Google Analytics
O que você irá aprender?
Se você trabalha com excel, muito provavelmente você abre o excel em branco para executar alguma função ali dentro.
Quem trabalha com excel utiliza a ferramenta como meio de processo e não início e fim. O excel é utilizado para obtermos a resposta que queremos, logo, abrimos a ferramenta sabendo o que queremos ali dentro, e aí pensamos em que função utilizar, procv, fazer uma macro entre outras.
Estamos fazendo esse paralelo pois é comum vermos pessoas tendo uma dificuldade ENORME com o Google Analytics e essa dificuldade é justamente por fazer o processo de utilização da ferramenta da forma errada; Não se abre o Google Analytics sem saber o que queremos ali, apenas quando se já tem muita experiência que é possível realizar esse processo, agora se você está começando, este é o processo mais errado possível e que vai te fazer ter dificuldade enormes na ferramenta pois a mesma possui diversos relatórios e uma infinidade de dados. Quando se abre a ferramenta sem saber o que está procurando, esses dados relatórios não farão muito sentido e as informações serão desconexas.
Se você nunca ouviu falar sobre Web Analytics e não sabe qual a diferença entre Web Analytics e Google Analytics nós aconselhamos que você primeira leia um artigo que temos sobre isso clicando aqui. E se você já sabe o que é Web Analytics mas ainda não sabe muito bem o que são dimensões e métricas e, leia e volte para esse artigo depois.
É muito importante saber essa regra básica de dimensões x métricas no GA pois a dica que vamos dar para você iniciar no Google Analytics necessita desse procedimento básico. Cada um dos relatórios do GA que são 4 grandes relatórios que são Público Alvo, Aquisição, Comportamento e Conversões e cada um deles respondem a uma pergunta.
O início de todo o processo para se trabalhar bem com o Google Analytics é de fato nós criarmos perguntas que queremos que a ferramenta responda e com isso acessarmos os relatórios do GA para obtermos essas respostas e é aí que acessamos esses grandes relatórios.
Cada sub-relatório que existe dentro desses 4 mencionados, possui o nome da dimensão principal que você vai encontrar. Logo, se estamos procurando saber qual cidade possui mais conversão em nosso site, podemos encontrar no relatório de Púbico Alvo > Geográfico > Local. :)
Mas cada um dos 4 grandes relatórios do GA responde a uma pergunta e veremos isso agora.
1️⃣ Relatório de Público Alvo
O relatório de Público Alvo do Google Analytics responde a pergunta “Quem”, quem são os usuários que acessam o nosso site.
Dentro deste relatório nós encontramos os sub-relatórios que são, geográfico, dispositivos, dados demográficos e muito mais.
Se você acessar a ferramenta querendo saber por exemplo, qual é o maior dispositivo por sessão em meu site? Este relatório vai te responder.
2️⃣ Relatório de Aquisição
O relatório de Aquisição do Google Analytics responde a pergunta “Como”, como os usuários conheceram ou acessaram o nosso site.
Dentre deste relatório nós encontramos os sub-relatórios de, origem/mídia, campanhas, a integração com o google ads e a integração com o search console.
É neste relatório que você consegue enxergar se as ações que está promovendo nas diversas mídias digitais
3️⃣ Relatório de Comportamento
Como o nome já diz, nesse relatório conseguimos saber o comportamento das pessoas em nosso site, logo ele responde a pergunta “O quê”, o que as pessoas fizeram em meu site?
Esse relatório possui os sub-relatórios como pesquisa interna, páginas de destino, fluxo de comportamento entre outros.
Logo conseguimos responder a perguntas como, Os usuários utilizaram a busca?, O que eles buscaram?, Qual foi a primeira página que ele acessou no site?
4️⃣ Relatório de Conversões
Esse é o relatório mais óbvio do GA, ele responde a pergunta “Quanto”, quantos downloads de ebooks tivemos?, Quantas conversões?, Quantas vendas?
Aqui temos alguns dos sub-relatórios mais famosos como, funil de metas, conversão assistida, desempenho de vendas entre outros. Agora que você já sabe o processo e qual relatório responde a qual pergunta, o processo precisa ser iniciado como já mencionamos aqui nos
Com esse mindset na cabeça seu início com o Google Analytics será muito mais fácil, eficaz e produtivo.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😀