Como iniciar no Google Analytics

O que você irá aprender?

    Se você trabalha com excel, muito provavelmente você abre o excel em branco para executar alguma função ali dentro.

    Quem trabalha com excel utiliza a ferramenta como meio de processo e não início e fim. O excel é utilizado para obtermos a resposta que queremos, logo, abrimos a ferramenta sabendo o que queremos ali dentro, e aí pensamos em que função utilizar, procv, fazer uma macro entre outras.

    Estamos fazendo esse paralelo pois é comum vermos pessoas tendo uma dificuldade ENORME com o Google Analytics e essa dificuldade é justamente por fazer o processo de utilização da ferramenta da forma errada; Não se abre o Google Analytics sem saber o que queremos ali, apenas quando se já tem muita experiência que é possível realizar esse processo, agora se você está começando, este é o processo mais errado possível e que vai te fazer ter dificuldade enormes na ferramenta pois a mesma possui diversos relatórios e uma infinidade de dados. Quando se abre a ferramenta sem saber o que está procurando, esses dados relatórios não farão muito sentido e as informações serão desconexas.

    Se você nunca ouviu falar sobre Web Analytics e não sabe qual a diferença entre Web Analytics e Google Analytics nós aconselhamos que você primeira leia um artigo que temos sobre isso clicando aqui. E se você já sabe o que é Web Analytics mas ainda não sabe muito bem o que são dimensões e métricas e, leia e volte para esse artigo depois.

    É muito importante saber essa regra básica de dimensões x métricas no GA pois a dica que vamos dar para você iniciar no Google Analytics necessita desse procedimento básico. Cada um dos relatórios do GA que são 4 grandes relatórios que são Público Alvo, Aquisição, Comportamento e Conversões e cada um deles respondem a uma pergunta.

    O início de todo o processo para se trabalhar bem com o Google Analytics é de fato nós criarmos perguntas que queremos que a ferramenta responda e com isso acessarmos os relatórios do GA para obtermos essas respostas e é aí que acessamos esses grandes relatórios.

    Cada sub-relatório que existe dentro desses 4 mencionados, possui o nome da dimensão principal que você vai encontrar. Logo, se estamos procurando saber qual cidade possui mais conversão em nosso site, podemos encontrar no relatório de Púbico Alvo > Geográfico > Local. :)

    Mas cada um dos 4 grandes relatórios do GA responde a uma pergunta e veremos isso agora.

    1️⃣ Relatório de Público Alvo

    O relatório de Público Alvo do Google Analytics responde a pergunta “Quem”, quem são os usuários que acessam o nosso site.

    Dentro deste relatório nós encontramos os sub-relatórios que são, geográfico, dispositivos, dados demográficos e muito mais.

    Se você acessar a ferramenta querendo saber por exemplo, qual é o maior dispositivo por sessão em meu site? Este relatório vai te responder.

    2️⃣ Relatório de Aquisição

    O relatório de Aquisição do Google Analytics responde a pergunta “Como”, como os usuários conheceram ou acessaram o nosso site.

    Dentre deste relatório nós encontramos os sub-relatórios de, origem/mídia, campanhas, a integração com o google ads e a integração com o search console.

    É neste relatório que você consegue enxergar se as ações que está promovendo nas diversas mídias digitais

    estão trazendo retorno
    .

    3️⃣ Relatório de Comportamento

    Como o nome já diz, nesse relatório conseguimos saber o comportamento das pessoas em nosso site, logo ele responde a pergunta “O quê”, o que as pessoas fizeram em meu site?

    Esse relatório possui os sub-relatórios como pesquisa interna, páginas de destino, fluxo de comportamento entre outros.

    Logo conseguimos responder a perguntas como, Os usuários utilizaram a busca?, O que eles buscaram?, Qual foi a primeira página que ele acessou no site?

    4️⃣ Relatório de Conversões

    Esse é o relatório mais óbvio do GA, ele responde a pergunta “Quanto”, quantos downloads de ebooks tivemos?, Quantas conversões?, Quantas vendas?

    Aqui temos alguns dos sub-relatórios mais famosos como, funil de metas, conversão assistida, desempenho de vendas entre outros. Agora que você já sabe o processo e qual relatório responde a qual pergunta, o processo precisa ser iniciado como já mencionamos aqui nos

    5 passos para transformar dados em decisão de marketing.

    Com esse mindset na cabeça seu início com o Google Analytics será muito mais fácil, eficaz e produtivo.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😀

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