Web Analytics para Leigos

O que você irá aprender?

    É muito provável que se você chegou até esse post, já ouviu falar sobre Web Analytics e provavelmente ficou com alguma dúvida ou não encontrou um material mais simples sobre o assunto. E também pode ser que você nunca tenha ouvido falar sobre isso, mas por algum motivo veio parar aqui. Então eu vou explicar um pouco o que é Web Analytics para quem não entende ou para quem quer de fato entender o que é.

    Vamos começar pelo início:

    Para começo de conversa, precisamos ter em mente que, se temos um site e criamos uma estratégia para ele, precisamos mensurar seus resultados para sabermos se a implementação deu certo ou não. Além disso, sabemos que é cada vez mais importante estar sempre aprimorando nossos conhecimentos sobre nossos clientes. E é aí que entra o Web Analytics.

    Logo de cara precisamos deixar algo muito claro: WEB ANALYTICS NÃO É A MESMA COISA QUE GOOGLE ANALYTICS! Pode ser que você que já tenha ouvido falar em Web Analytics esteja pensando no momento “Meu Deus! Eu jurava que Web Analytics e Google Analytics eram a mesma coisa”, e o que eu posso dizer é que apesar de você ter confundido os dois, eles estão relacionados, e eu vou explicar a diferença entre eles:

    Google Analytic x Web Analytics

    • Web Analytics: quando falamos de Web Analytics, estamos falando da ciência de estudar os dados gerados no seu site. Esses dados serão interpretados e ajudarão você na tomada de decisões do seu negócio e na criação de novas estratégias.
    • Google Analytics: o Google Analytics (ou “GA” para os mais íntimos) é a ferramenta utilizada na captação dos dados. Ele irá mostrar os fatos e dados que auxiliarão nas suas próximas decisões. Porém, apesar de ser o mais conhecido, não existe apenas o Google Analytics, mas sim uma grande quantidade de ferramentas que podem ser utilizadas para captação dos dados. Você pode conhecer as outras ferramentas no post

    Web Analytics no Dia a Dia

    No dia a dia, Web Analytics nada mais é do que a interpretação dos dados para ajudar você na tomada de decisões perante o seu site. Para isso, você precisará definir quais as principais Métricas e KPI’s que serão analisados e que mais te ajudarão na hora de elaborar suas estratégias e mensurar os resultados.

    Uma explicação rápida para:

    **Métricas **- indicador que ajuda a mensurar o comportamento do usuário no seu site.

    **KPI’s **- indicadores criados a partir das métricas, mensurando resultados de conversões.

    Existe uma infinidade de métricas e KPI’s porém as mais comuns são:

    🔹 Sessões- a quantidade de vezes que um usuário ficou engajado com seu site, ou seja, dentro de um período de até 30 minutos o usuário interagiu com o site e não ficou inativo;

    🔹Taxa de Rejeição - porcentagem de sessões do seu site a uma única página, ou seja, não interagiu com o site, saiu na mesma página que entrou;

    🔹Taxa de Conversão- porcentagem de sessões que concluíram alguma meta (meta pode ser uma transação, um cadastro etc);

    *�ROI - Retorno sobre o Investimento;

    *�Custo por Clique- valor final cobrado por um clique (por exemplo clique em um anuncio no Google)

    Para ter uma definição mais completa do que são Métricas e KPI’s e não ficar “papando mosca” para decidir o que será importante analisar no seu negócio, veja uma explicação mais completa sobre o assunto.

    Você também pode acessar o nosso e sanar outras dúvidas.

    Um exemplo prático de como podemos analisar os dados gerados e melhorar seu desempenho, é um case da Métricas Boss com a 8ps: “C. Nele é possível ver como a análise foi importante na hora da tomada de decisão, auxiliando no crescimento do negócio.

    Contudo, podemos perceber que Web Analytics possui uma infinidade de possibilidades, só precisamos saber a forma de utilizá-las no nosso dia a dia e no negócio. Para finalizar, vou deixar as palavras do cara que é o maior especialista em Web Analytics, Avinash Kaushik, que resume muito bem o que acabamos de falar aí em cima:

    “Web Analytics é a análise dos dados qualitativos e quantitativos de seu site e dos concorrentes, para conduzir uma melhoria contínua na experiência online de seus clientes e dos clientes em potencial, o que se traduz nos resultados que você deseja online e offline”.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente , até a próxima :D

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