Vale investir $150.000 no Google Analytics Premium?
O que você irá aprender?
Como já mencionamos em outro post, você investe em web-analytics?. Imagino que não, são poucas empresas no Brasil que investem em Web Analytics, mas este cenário esta mudando! :)
Se as empresas ainda não investem em Web Analytics, imagina pagar por uma ferramenta né, “o Google Analytics é de graça!” mas como já mencionamos também em outro post, existem várias ferramentas de web-analytics no mercado, entre elas o Google Analytics Premium.
Primeiro vamos aos diferenciais entre Google Analytics Free x Premium:
Não entende algumas informações listadas acima? Veja o F.A.Q de web-analytics.
Agora que você viu as diferenças entre um e outro, vamos a pergunta Vale a Pena investir $150.000 no Google Analytics Premium?
Segundo Ponto: Você possui alguém um analista de Web Analytics?
Se você não tiver uma pessoas específica para essa função e analisando full time os dados do site, para trazer insights, corrigir erros de fuga, melhorar o carregamento de página, analisar junto a equipe de UX as melhorias e inovações baseadas em dados, análises de marketing então não vale a pena contratar, pois você ainda tem muito o que tirar proveito da ferramenta free. Você provavelmente tem uma pessoa que “entende” de Google Analytics e essa pessoas não é dedicada a analisar os dados dia a dia, então não vale a pena.
Caso você tenha uma pessoa que esta dedicada a Web Analytics na sua empresa, talvez ela esteja esbarrando em alguns dos pontos listados na primeira imagem e com isso já não consegue uma análise mais robusta do seu site e com as informações do premium ele conseguirá obter análises mais aprimoradas e com informações detalhadas.
Terceiro Ponto: Existem Outras Ferramentas de web-analytics
Nós já listamos em outro post uma lista de ferramentas de Web Analytics, que você pode conferir aqui e nesse lista temos as principais ferramentas de Web Analytics do mercado, muitas delas com os mesmo ou mais benefícios que o Google Analytics Premium e com custos BEM menores.
A principal diferença é no valor. O valor do GA Premium contempla apenas grandes corporações, pois é um valor fixo por mês e não calculado em algum tipo de número como requisição no servidor, processamento de dados. Outras ferramentas como a AT Internet, cobram um valor variável de acordo com o page view, ou seja, com as requisições que seu site fará no servidor deles para gerar os dados.
Conclusão
Você deve extrair ao máximo o potencial do GA Free ou optar por ferramentas com suporte, garantia de dados e custos menores como a AT Internet, Adobe, Web Trends e você só deve fazer isso se tiver uma equipe ou uma agência que possa extrai TODO o potencial da ferramenta, pois os insights gerados através da análise de dados será robusto e com riqueza de detalhes. Se você não tem uma equipe ou uma agência não adianta contratar qualquer ferramenta, não importa se é de Web Analytics ou de qualquer outro assunto, ao não extrair todo o potencial, você com certeza não dará valor a ferramenta seja ele intelectual ou de investimento.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D