Quais as principais ferramentas de web analytics?
O que você irá aprender?
Hoje vamos falar das ferramentas mais utilizadas em Web Analytics. Elas foram separadas em: web analytics, teste a/b, landing pages e usabilidade.
Segue a lista das principais ferramentas de Web Analytics:
Ferramentas de Web Analytics
1 - Google Analytics (FREE) - A principal e mais conhecida ferramenta de web-analytics.
O Google Analytics possui em seu plano free muitas soluções que nos ajudam na análise do site, como a análise de comportamento do consumidor, vendas do site (se não sabe como configurar o comércio eletrônico, veja aqui), desempenho e performance dentre outros.
Além disso, o GA, como nos referimos no dia a dia, possui em nativo um teste a/b (não muito simples de usar e você dependerá de TI) muito bom e uma área de mapa de calor.
No mapa de calor do Google Analytics, é possível saber as áreas mais clicadas em seu site e quais as áreas com mais cliques que geraram receita. O único problema é que não é possível exportar esse relatório.
2 - Adobe Analytics (PAGA)** - A solução Adobe Analytics é mais robusta que o google-analytics e um pouco mais completa, porém não existe versão free da ferramenta, só versão paga. Assim como o Analytics da Google, o Adobe possui relatórios de marketing, vendas, comportamento do consumidor dentre outros. Esta solução, porém, diferente da Google, não é dependente de TI no que diz respeito a teste A/B e pode ser analisada em real time. Outro ponto alto desta ferramente é que ela funciona muito bem em tablets, smartphones e desktop é claro.
4 - AT Internet (PAGA) - A AT Internet é muito completa! A ferramenta que mais se equipara ao Adobe Analytics, tão completa quanto, mas com um diferencial, suporte em português, empresa com filial em São Paulo e muitos cliente no Brasil.
5 Aidax (PAGA) - A Aidax é uma ferramenta de Web Analytics 100% brasileira que além de trazer as mesmas informações que o Google Analytics possui, ela ainda possui funil retroativo x funil cronológico e ainda permite criar gatilhos com as informações que os usuários passam em seu site e com isso criar um email mkt apenas para usuários que viram uma camisa polo, branca, G e não compraram, e ainda é possível colocar esse público no Facebook também.
A Aidax varia de R$99 a R$7999 por mês mas isso tudo é calculado baseado em algumas informações que a equipe comercial previamente solicita para fazer a base de cálculo. Se quiser conhecer mais da Aidax, veja aqui
6 - Navegg (Free) -Navegg é uma outra ferramenta 100% brasileira. O principal diferencial da Navegg é a segmentação dos usuários. É possível exibir banners promocionais para diferentes tipos de clientes por exemplo.
Assim como o google-analytics, a Navegg possui uma área só de audiência, onde é possível analisar a idade, sexo e interesses dos usuários, a principal diferença entre elas são os hits. O google-analytics free possui um limite de hits e após isso pode não atualizar as informações, já com a Navegg você não possui esse limite.
Todo site precisa estar em testes contínuos, apenas dessa maneira consegue inovar, e cada vez entender melhor o usuário. As ferramentas de Teste A/B nos facilitam muito quanto a isso, pois é preciso apenas incluir um script no site e PRONTO, dê asas a imaginação! Com as ferramentas que listamos abaixo, você pode analisar o comportamento do consumidor no seu site e TESTAR o tempo todo e com muita facilidade. Mas lembre-se É TESTE A/B E NÃO TESTE A/Z. Teste um ponto por vez, senão será difícil saber o que funcionou. ;)
Ferramentas de Teste A/B
1 - Optmizely (Free) - A optmizely possui uma versão free, que é bem básica mais atende a testes iniciais. Nesse plano free da ferramenta, só é possível fazer um teste por vez em uma página.
Não é possível por exemplo efetuar um teste na home, um na página de produto e um no carrinho. A Ferramenta é básica, mas atende aos pequenos ecommerces. Assim como a Intuitive, uma vez instalado o script, dê asas a imaginação e TESTE!! Vale a pena testar a ferramenta, já que tem seu plano Free.
2 - Visual Web site Optmizer VWO (30 dias Free) - A VWO tem em uma versão free de apenas 30 dias e nela já da para notar o potencial da ferramenta.
Assim como as outras ferramentas de teste a/b, a VWO é de muito fácil inserção, uma vez o script inserido, você não precisará mais de TI. A VWO tem um diferencial frente as outras ferramentas, ela possui uma integração com Magento, então é possível ver além de análises dos teste, a receita de cada teste integrado ao seu Magento.
3 -Google Optimize (Free) - O Google Optimize é a ferramenta gratuita do Google para a realização de até 3 testes a/b simultâneos, podendo os mesmos sendo realizados todos em 1 site ou em até 3 sites diferentes.
A ferramenta para melhor operação deve ser instalada diretamente no código fonte, mas também é possível de ser instalada via GTM. O único contratempo é que a instalação do Google Optimize pelo GTM pode ser visível aos olhos dos usuários.
Landing pages são ótimas páginas para captura de informações, mas é focada principalmente em gerar leads, contatos.
Essas páginas servem também para tratar de um determinado assunto, podendo explicar bem o conteúdo e ainda ser relevante ao google.
Agora imagina criar landing pages sem depender de TI?
Ferramentas de Landing Page
1 – Unbounce (30 dias Free) – Unbouce é a ferramenta geradora de landing pages mais popular do mercado. Com o Unbouce é possível criar landing pages com temas da própria ferramenta (editando apenas imagens e textos), como também é possível criar seus próprios modelos. Todos os modelos disponíveis na ferramenta são responsivos o que permite criar uma página boa que será bem visualizada em qualquer dispositivo. Outra funcionalidade bem legal da Unbounce, é a integração com o Mail Chimp.
2 – Instapage (1 landing page free) – O plano free do Instapage permite apenas a criação de 1 landing page com no máximo 100 visitas. Assim como o unbounce, o Instapage possui vários temas nativos da própria ferramenta, sendo todos responsivos. Na versão paga é possível criar também seus próprios modelos.
A Instapage possui integração com mail chimp e também com o WordPress, assim você cria a página no Instapage e ela já sobe automaticamente no wordpress.
3 – Klick Pages (30 dias Trial) – A Klick Pages é uma ferramenta brasileira para criação de landing pages.
Assim como as outras, a klick pages também possui diversos templates para facilitar a criação da sua landing page. Como na Unbounce e no Instapage, ela também possui integração com ferramentas de email marketing, como mail chimp e aweber.
4 – Lead Pages (PAGA) – A Lead Pages é uma ferramenta de landing pages mais robusta.
Possui integração com wordpress e é possível criar páginas ilimitadas, até no plano mais básico. Assim como as outras ferramentas, ela também possui teste a/b, mas não em seu plano mais básico.
Usabilidade
Como o livro acima já diz, usabilidade é nada mais nada menos que a facilidade com que as pessoas executam uma ação em seu site. Seu site precisa ser desenvolvido com base no comportamento do consumidor no e para isso que servem as ferramentas de usabilidade. Não faça o usuário pensar muito!
Ferramentas de Usabilidade
1 – Crazy Egg ( 30 dias Free) – É uma das mais conhecidas ferramentas de mapa de calor.
Uma ferramenta de mapa de calor, consegue mensurar quais as áreas mais nobres do seu site. Através de um código de cores, conforme mais clara a cor mais nobre ou mais quente é a área do site.
O Crazy Egg possui além do heat map, o scroll map, que é uma outra análise bem importante de um site. Com o scroll map, você consegue saber qual a área do scroll do site é mais nobre. Essa informação é bem importante para você saber qual a informação mais importante que o usuário precisa saber no site, essa informação PRECISA estar na área mais nobre do scroll.
O Google Analytics não permite exportar os relatórios do site, já o Crazy Egg permite exportar em imagens, essa exportação é boa para montar e enviar os relatórios por email.
2 – Hotjar (Free) - É a ferramenta mais robusta do momento. O plano free é bem básico e já permite sentir o gosto da ferramenta, e o preços dos planos PRO e Business não são surreais.
Assim como o crazy egg ele possui mapa de calor e scrool mas além dessas informações a Hotjar permite gravar o que o usuário faz no seu site. Essa informação é MARAVILHOSA! Imagina você poder além de ver as áreas mais quentes do site, pode ver também como ele efetuou uma compra no site? Quais as dificuldades o usuário teve para comprar? Como ele comprou?
Essa informação é privilegiada e fica mais fácil do que montar um grupo de foco presencial por exemplo. Além dessas informações, a Hotjar possui integração com PrestaShop, Instapage entre outras.
3 – Clicktale (Free/Pago) – A Clicktale é uma ferramenta que vai além do mapa de calor. A ferramenta possui diversos módulos e o mapa de calor é um deles. Click tale se equipara totalmente ao crazy egg, possuem as mesmas funcionalidades, o que diferencia é que o click tale não possui apenas o mapa de calor, possui também análises do site e um pouco de web analytics.
Dashboards
Existem maneiras mais fáceis de visualizar informações do que direto na ferramenta, e são os dashboards que permitem que você faça isso de uma maneira simples e fácil. Listamos aqui alguns dashboards gratuitos já utilizados pela nossa equipe
Ferramentas de Dashboards
1 – Google Data Studio (Free) – É uma das ferramentas de dashboard que mais esta sendo comentada no momento.
O Google Data Studio é a ferramenta free do suite do Google Analytics para criação de dashboards, e ela possui integração default com o GA e também com outras várias fontes de dados, incluisve com o próprio google docs.
Ferramenta simples e fácil de ser usada, experimente e se quiser saber mais de uma olhadinha aqui
2 – Data Deck (Free) – O datadeck é um dashboard bem novo e algumas fontes de dados ainda não estão disponíveis como os dados de fan pages do facebook e da salesforce.
Porém ele possui integrações bem parecidas com as do Google Data Studio e ao que tudo indica esse ano terá integração com as fan pages do facebook e também com a sales force. O maior diferencial do data deck é a integração com o facebook ads, de forma direta o que o Data Studio não tem e nem deverá ter.
3 – KlipFolio (Freemium) – O Klipfolio é um aplicativo na nuvem para criar e compartilhar dashboards de negócios em tempo real através e navegadores, monitores de TV e celulares.
A KlipFolio possui integração com muitas fontes de dados, entre elas, facebook fan pages, facebook ads, google analytics, google adwords, google drive, Hubspot, Instagram e mais uma penca de integrações, realmente ela é bem completa.
Veja a lista completa das integrações [aqui]https://www.klipfolio.com/integrations)
A KlipFolio é gratuita por apenas 14 dias, depois é necessário contratar a versão premium.
4 – Tableau (Freemium) – O Tableau é um progaram de desktop avançado de descoberta e exploração de dados que permite obter respostas para perguntas importantes em segundos. EA interface com o recurso arrastar e soltar do Tableau para visualizar quaisquer dados, explorar exibições diferentes e até mesmo combinar vários bancos de dados com facilidade é o seu principal diferencial.
O Tableau Desktop permite que os dados sejam analisados de 10 a 100 vezes mais rápidos que as outras soluções. A facilidade de uso é outro destaque, visualizações sofisticadas podem ser criadas, relatórios e painéis com interface intuitiva que permitem que você veja a mudança no momento em que elas acontecem. Qualquer um que saiba usar Excel terá facilidade com esse software.
O Tableau, possui uma versão trial, mas por um curto período de tempo e após isso é necessário contratar.
Esperamos que com esse conteúdo, você possa saber um pouco mais das ferramentas que podem ser utilizadas em web analytics. A equipe da Métricas Boss é expert em todas as principais ferramentas de web analytics citadas nesse post. Conte com um agência de web analytics para otimizar seus reultados.
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