Web Analytics é tão importante assim?
O que você irá aprender?
Quando se fala em **web-analytics **quase sempre associamos com visitas, page views (que só servem para blogs),conversão, receita e origens de tráfego. Na maioria dos sites, esses são os KPIS analisados, isso deve-se muito a maioria das empresas não terem alguém dedicado a web-analytics, é sempre alguém que também faz Web Analytics, como já mencionamos aqui web analytics é mais do que um gráfico bonitinho e se você não sabe o que um analista de web-analytics faz, você pode ver aqui
Mas Web Analytics é só isso? As métricas variam a cada negócio, mas o trabalho é muito maior do que só medir o que acontece no site.
Um dos principais e menos falado trabalho de Web Analytics é a interpretação dos dados. Isso mesmo, interpretação de dados!!! Não adianta você medir o que acontece se não souber interpretar se esta bom, ruim, certo ou errado e isso tudo varia por negócios e por metas (se você precisa de uma ajuda veja aqui). Além disso você tem e pode criar novas funções no site sempre com algum propósito seja ela de melhorar a usabilidade ou vendas.
A interpretação de dados é a forma que você analisa os números apresentados em sua ferramenta de Web Analytics e quais as ações você elabora para melhorar ou manter aqueles números.
Vamos fazer um exercício sobre
Interpretando os dados mostrados na imagem abaixo, o que você consegue concluir?
Clique no gráfico para aumentar.
Analise um pouco o gráfico antes de saber a nossa interpretação.
Este é um gráfico personalizado mostrando a hora que mais vendo no site (se não sabe criar, clique aqui). Interpretando esse gráfico, chegamos a decisão que a hora que mais vendo no site é as 15:00. Agora a pergunta que tenho que fazer é? Ok, mas porquê? Qual canal que mais vende a essa hora?
Através do relatório personalizado que criamos no google-analytics conseguimos ver que a hora que mais vende é as 15:00 e que os canais que mais influenciam para isso são e-mail e adwords, seguindo por google orgânico e tráfego direto.
Nessa interpretação de dados, concluímos que se aumentarmos nosso investimento em adwords as 15:00 podemos obter um retorno maior, ou que podemos enviar os e-mails segmentados para as bases antes das 15, mas vale a pena linkar isso com a taxa de abertura e cliques por hora também.
Outro exemplo: Interpretando os dados abaixo, o que podemos concluir? Este é um gráfico de pesquisas internas do site!
Analise um pouco o gráfico antes de saber a nossa interpretação.
Este é um gráfico com mais interpretações. Primeiro ponto que podemos interpretar é que Orquídea é meu produto mais buscado e vendido:
Segundo ponto que podemos analisar é que estamos perdendo oportunidade com a busca por girassol e margarida. Os usuários acessam meu site, buscam por essa informação e eu não vendo o produto. Se somarmos as buscas de girassol, “girasol” e margarida, temos 20 buscas, se tornam os mais buscados. A PRINCIPAL interpretação desse relatório de Web Analytics é que os usuários estão entrando no seu site e dizendo: “Eu quero comprar margaridas” “Eu quero comprar girassol”, só que você não tem esse produto! Você esta perdendo uma oportunidade aqui!
O terceiro ponto a ser analisado no relatório é uma possível falha na sua ferramenta de busca. A ferramenta esta separando os resultados das buscas para “lirio” e “lirios” e “orquidea” e “orquideas”. Será que seu site diferencia singular de plural? Ou direciona ambos para o mesmo resultado? “Orquídea” no singular e “lírios” no plural possuem receita já “orquídeas” no plural e “lírio” no singular não possuem receita. Tem algo no mínimo estranho aí!
O último ponto a ser analisado nesse relatório de buscas é a possível criação de uma categoria chamada “Presente de Aniversário” com dicas para presentear as pessoas com flores.
Se meu site tem 10 buscas por esse termo e ainda sim possui venda, significa que meu usuários QUEREM saber dicas de como presentear alguém com flores. Talvez a criação de uma categoria de presentes de aniversário ou uma página ajudando o usuário a comprar presentes de aniversário pode aumentar a sua conversão, uma vez que os usuários já buscam por isso em seu site.
Em um gráfico simples de busca do site, analisamos diversos pontos para melhorar ou oportunidades para aumentar a nossa conversão e interação com o usuário.
Um trabalho de Web Analytics vai muito além de analisar as métricas mais conhecidas. Web Analytics é muito mais do que analisar se um site esta bom ou ruim, é interpretar os dados e interpretação de dados requer conhecimento do negócio e criatividade.
No mercado digital, temos junto a Web Analytics e suas ferramentas de monitoramento a possibilidade de mensurar os dados e de criar e inovar no mercado, pois podemos analisar o resultado positivo ou negativo de uma nova funcionalidade em real time.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D