Novo Google Analytics 4 [GA4]: passo a passo para criar sua conta e fazer a instalação com o Gerenciador de Tags do Google
O que você irá aprender?
Uma das coisas mais importantes que precisamos ter quando possuímos um site ou aplicativo, é a metrificação. A partir dela, conseguimos acompanhar a manutenção e o desenvolvimento do nosso produto. É exatamente para isso que o Google Analytics é essencial, gerar dados (conhecidos também como métricas), que te auxiliem a compreender a jornada do usuário no seu caminho de conversão.
E você sabia que a ferramenta é gratuita, completa e muito fácil de usar?
Mas afinal de contas, o que é o GA4 (ou Google Analytics 4)?
Essa é a nova versão que a partir de Julho de 2023 irá substituir a versão anterior, conhecida como Universal Analytics. O GA4 traz insights e relatórios personalizados que farão você descobrir muito mais sobre a jornada do usuário dentro do seu site e/ou aplicativo, além das novas funcionalidades que ajudarão a alcançar os resultados que você deseja alcançar.
O que muda entre Universal Analytics e Google Analytics 4?
Basicamente, TUDO! Desde o design inovador, até os relatórios com métricas e dimensões que não tínhamos no Universal Analytics, a ferramenta traz pra gente uma nova forma de analisar nossos dados. Uma das maiores evoluções nessa nova versão, é que agora a ferramenta consegue trazer dados e insights gerados a partir de machine learning.
Agora vamos ao passo a passo de como criar sua conta no Google Analytics 4
1- Crie uma conta com o nome do site
2- Ativar as configurações de compartilhamento da conta
3- Escolher o nome da propriedade, colocar o fuso horário correto e a moeda que você trabalha e clicar em Criar Conta
4- A próxima etapa é aceitar os Termos de Serviço, também conhecida como aquela parte que a gente é obrigado a concordar, caso contrário nossa conta não é criada na ferramenta
A próxima etapa é escolher qual tipo de código do Analytics será instalado. Você tem três opções: Web, APP iOs e APP Android.
Como é feita a implementação de dados que são de Fluxo Web.
1- Criando o Fluxo de dados Web
2- Ao criar o fluxo, ele indicará qual o ID do seu fluxo de dados
3- É possível fazer a instalação através Google Tag Manager ou através da Global Site Tag; aqui na Métricas por padrão sempre fazemos as instalações e configurações a partir do Google Tag Manager.
Como instalar a sua tag do Google Analytics através do Google Tag Manager?
Caso você não saiba o que é o Google Tag Manager e para o que ele é usado, aconselho visitar o nosso Guia para Iniciantes em Google Tag Manager.
Atenção: não existe migração de Google Analytics Universal para Google Analytics 4, é necessário criar as informações do zero!
1- Dentro da sua conta do Google Tag Manager, você irá selecionar qual tipo de Tag você quer que seja implementada. E já que estamos falando sobre a configuração do Google Analytics 4, é justamente essa tag que vamos selecionar para começar a implementação.
2- Pegue o ID gerado no Google Analytics, chamado de ID da Métrica
3- Adicione o ID no Google Tag Manager
4- Selecione em qual lugar as tags serão acionadas: escolha o acionador "All Pages" para poder instalar a tag do Google Analytics 4 em todas as páginas do seu site:
5- O último e mais importante passo é Salvar, Enviar e por fim, Publicar a tag para que ela possa ser ativada em todas as páginas do seu site (lembrando que a tag do Google Tag Manager precisa ter sido previamente instalada no código do seu site).
Pronto! Agora você já passa a captar dados básicos como tráfego e acesso na sua ferramenta. Lembre-se que nessa versão nova nós precisamos mapear o que consideramos relevante na jornada do usuário, então não deixe de fazer seu plano de mensuração.
Garanta a sua vaga no curso presencial de Google Analytics 4
Se você ainda não sabe o que é um plano de mensuração e como criar um, recomendo que leia aqui. Dessa forma você poderá se certificar de ter todas as informações necessárias para entender seus dados e melhorar suas análises!