A seguir mostraremos o passo a passo de como:
Criar um container no Google Tag Manager;
Criar sua primeira TAG;
Conectar com o Google Analytics.
A primeira coisa a se fazer é acessar o site do Google Tag Manager e logar com a sua conta do Google. Após logado, você ira se deparar com essa tela:
Agora precisamos criar seu primeiro container.
Clicando no botão "Criar conta" você é redirecionado para está tela:
Wooow! quantas opções, né? Bem, vamos com calma passando por cada uma delas.
Nome da conta : Coloque o nome da sua empresa.
País: Selecione seu país.
Marque essa opção caso deseje compartilhar os dados de forma anônima com o Google.
Nome do contêiner: Coloque a url do seu site.
Plataforma segmentada: Selecione o tipo do seu container. Como queremos criar um container para um site, vamos selecionar o tipo Web.
Clique em Criar para seguirmos para a ultima etapa da criação do container.
Você verá uma tela igual a essa.
Selecione o idioma desejado.
Marque a opção que indica que você aceita os Termos de Processamento de Dados
Selecione Sim e finalmente você terá seu container criado!
Bem, não é simplesmente criar um container, criar uma tag e conectá-la ao Google Analytics para o Google Tag Manager magicamente funcionar. Essa tela, com esses 2 códigos, é exatamente o que você precisa passar para seu desenvolvedor. Com esses 2 códigos, o Google Tag Manager será implementado no seu site.
Caso tenha fechado sem querer essa tela no GTM, deixarei a explicação da implementação do Google Tag Manager abaixo.
A implementação do Google Tag Manager é composta por 2 trechos de código, que devem ser implementados dentro do seu código-fonte: sendo uma um trecho dentro da tag e outra um trecho imediatamente após a abertura da tag . É importante ressaltar que essa instalação deve ser realizada em todas as páginas do seu web site.
Tag que deve ser implementada dentro da tag < HEAD >
Tag que deve ser implementada dentro do < BODY >
Substitua o GTM-xxxxxx para o código do seu container.
Bem, antes de criarmos nossa primeira tag, precisamos configurar no Google Tag Manager a nossa variável de conexão com o Google Analytics:
No menu lateral, selecione Variáveis.
Variáveis definidas pelo usuário: Clique em Nova
Clique em cima do ícone da peça de lego.
Escolha o tipo de variável: Vá para Utilitários e selecione Configurações do Google Analytics.
ID de acompanhamento: Coloque a UA da propriedade do Google Analytics que você deseja conectar com o Google Tag Manager
Vá no seu GA e no canto superior esquerdo clique em Todas as contas.
Pesquise por qual propriedade você deseja conectar ao Google Tag Manager e copie a UA dessa propriedade. No meu caso, será a UA-60290206-19
Após preencher o ID de acompanhamento, nomeia essa variável para googleAnalyticsConfig e clique em Salvar.
Feito isso, você já tem sua variável de conexão com o Google Analytics.
Com a variável googleAnalyticsConfig criada, volte para Visão geral.
Clique em Nova Tag
Iremos criar uma tag de pageView, que servirá para capturar a visualização de todas as páginas do seu site.
Aqui na MB, gostamos de sempre seguir um padrão na nomenclatura das Tags, como no exemplo acima. O nosso padrão funciona da seguinte forma:
GA: Tipo da Tag.
PAGEVIEW: Tipo de acompanhamento da Tag.
ALL PAGES: Acionador da tag (nesse caso, ela será acionada em all pages/todas as paginas).
Clique no ícone da bandeira para começarmos com a configuração da tag.
Escolha o tipo de tag: Selecione Google Analytics: Universal Analytics.
Lembra daquele GA no nome da tag? Se refere exatamente a essa parte, onde selecionamos o tipo da tag.
Com o tipo da tag escolhido, você devera ver uma tela igual a essa.
Tipo de acompanhamento: Selecione Visualização de página
Lembra daquele PAGEVIEW no nome da tag? Se refere exatamente a essa parte, onde selecionamos o tipo de acompanhamento da tag.
Configurações do Google Analytics: Lembra daquela variável chamada googleAnalyticsConfig que criamos? Selecione ela para que os dados na nossa tag seja enviado para o Google Analytics.
Clique no ícone dos 2 círculos se sobrepondo.
Escolha um acionador: Selecione All Pages.
Lembra daquele ALL PAGES no nome da tag? Se refere exatamente a essa parte, onde selecionamos o acionador da tag.
Agora é só clicar em Salvar.
No canto superior direito, clique em Visualizar.
Coloque a URL do site no qual você implementou o Google Tag Manager e clique em Connect
O site será carregado junto com o parâmetro do debug do Google Tag Manager.
Além do site com o parâmetro do debug do Google Tag Manager, outra página também será carregada, chamada "Tag Assistant". Se a sua tela carregar igual a minha (claro, com a referência do seu site e seu código do GTM), mostrando que a tag GA - PAGEVIEW - ALL PAGES foi disparada (Tags Fired) então você criou sua primeira tag com sucesso!
Caso sua Tag não tenha disparado, você pode rever o post ou acessar nosso Métricas Boss Prime, onde disponibilizamos mais de 300h conteúdo sobre Digital Analytics.
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