[GA4] Erros comuns na configuração de tags

Fala aí analítica e analítico de plantão, beleza?

Pior do que não tomar decisão baseada em dados, é tomar decisão baseada em dados errados, né?

Justamente para que isso não aconteça em sua conta de GA4, criei esse artigo que pode te auxiliar em descobrir quais são os erros mais comuns na configuração de tags do GA4 e se você já estiver instalado a Global Site Tag ou instalado o GA4 via GTM e em 24hrs os dados não estiverem aparecendo em sua conta, os erros abaixo podem te ajudar a descobrir a causa, se liga:

Table of contents

Minha plataforma de Ecommerce, Wordpress ou Wix requer um ID "UA-", mas só tenho um "G-".

Muitas plataformas ainda estão atualizando suas interfaces e sistemas saindo das configurações do Universal Analytics para o Google Analytics 4 e se nesse caso em sua plataforma ainda não aparecer ou reconhecer a tag G-, somente a UA, já corre no suporte da platraforma!

Se você AINDA NÃO SABE, o GA4 é a versão do Google Analytics que será a padrão a partir de junho de 2023, ou seja, CORRE!

Problemas com a tag global do site (gtag.js)

Aqui na Métricas Boss, nós recomendamos fortemente que você sempre utilize o Google Tag Manager para realizar instalações de tags, inclusive, a Global site tag do Google.

Mas se por acaso você estiver instalando diretamente no código fonte, lembre-se sempre que a global site tag precisa estar na abertura da tag do seu site e se a mesma não estiver, esse pode ser o problema dos dados estarem discrepantes ou não coletando.

Por isso recomendamos a instalação via GTM, pois a mesma já seria incluída diretamente ali e você ainda possui controle e organização de todas as tags instaladas em seu site.

Você está usando a tag certa do Global site tag?

Para encontrar a global site tag em sua conta do GA4, basta seguir os passos abaixo:

  1. Clique em Administrador em seu GA4;

  2. Na coluna Propriedade, confirme se você selecionou a propriedade certa do Google Analytics 4(pare reconhecer, basta verificar se a tag começa com G- e não UA-) e, depois, clique em Fluxos de dados e em Web. Clique no fluxo de dados.

  3. Em "Instruções sobre a inclusão de tag", clique em Adicionar nova tag na página e procure "Tag global do site (gtag.js)".

Problemas relacionados ao Google Tag Manager

Se você está criando sua conta do GA4 via GTM, existem alguns problemas mais comuns que podem surgir para que a configuração não esteja correta, se liga:

O contêiner do Google Tag Manager não foi publicado

Verifique se você publicou seu contêiner depois de adicionar a tag do GA4. As alterações feitas em um contêiner só entram em vigor em um site quando você publica esse contêiner. Portanto, depois de adicionar ou editar as tags, você precisará publicar o contêiner para que suas adições e alterações entrem em vigor no site, beleza?

A tag não está sendo disparada

Verifique através do modo debug do GTM se a tag está sendo ou não disparada, caso a mesma não esteja sendo disparada, verifique a instalação da tag. Neste artigo aqui ensinamos como instalar o GA4 via google tag manager, dê um confere nele!

Verificar o funcionamento da Tag do GA4

Você também pode verificar se a tag do GA4 está funcionando e um grande aliado nessas horas é o Google Tag Assistant

O Tag assistant é a ferramenta oficial e mais recomendada pelo próprio Google para analisar o funcionamento de uma tag em um site ;)

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender alguns erros mais comuns da configuração de tags do GA4 e se tiver precisando de ajuda para realizar a instalação do GA4, conte conosco e lembre-se, no Métricas Boss Prime existe um treinamento exclusivo sobre GA4.

Ouça o podcast sobre Auditoria de GA4

10 AULAS GRATUITAS SOBRE WEB ANALYTICS
Comece a aprender hoje mesmo! 100% online e sem custo!

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!