O que é Unassigned no GA4?
O que você irá aprender?
Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha?
Desde o seu início, o Google Analytics 4 melhorou muito, com novas atualizações e recursos ocasionalmente. No entanto, ainda existem alguns problemas que podem se tornar um grande incômodo.
O tráfego 'Unassigned' é um desses problemas. Pode rapidamente se tornar um pesadelo se uma grande parte do seu tráfego estiver 'Unassigned'.
Esse problema afeta a todos igualmente, seja você proprietário de uma pequena empresa, freelancer, profissional de marketing digital interno ou analista de agência, porque impede sua análise.
Leia também: O que é cross-network no GA4?
O que é Unassigned no Google Analytics 4?
Encontrado no agrupamento de canais, este canal significa simplesmente que seu tráfego não pode ser atribuído a outros grupos de canais, como pesquisa orgânica, pesquisa paga, social, e-mail, direto, referência e assim por diante.
Isso se baseia nas regras de canal definidas pelo Google para agrupar fontes de tráfego semelhantes em um grupo. Geralmente se aplica às fontes de tráfego que possuem o mesmo meio, por exemplo, orgânico, pago, e-mail, etc.
Por exemplo, se as fontes de tráfego tiverem uma mídia 'orgânica', ela será agrupada em 'pesquisa orgânica' e se a mídia for 'cpc', o Google irá agrupá-la em 'pesquisa paga'.
O tráfego Unassigned é encontrado quando você analisa o agrupamento de canais padrão, que é mais comum em relatórios de aquisição de tráfego/usuários .
Portanto, quando uma origem ou meio de tráfego é definido manualmente pelos usuários ou não é definido, ele não atende às regras do Google e é agrupado no canal Unassigned.
Como esta é uma dimensão de agrupamento de canais padrão, ela pode ter escopos de evento, sessão e usuário no GA4.
Se você está se perguntando por que a fonte/mídia está em branco na segunda linha, abordaremos isso mais tarde.
Efeitos do Unassigned
Embora ver tráfego “Unassigned” possa ser bastante irritante, é importante compreender o efeito que isso pode ter na tomada de decisões de marketing.
O principal efeito é que você não pode atribuir tráfego e conversões à fonte correta e os dados ficam incompletos.
Leia também:O que é direct no GA4
Isso significa que você não conseguirá medir o desempenho de seus canais de marketing de maneira adequada. Como resultado, você não saberia qual canal precisa de mais investimento ou mudança de estratégia.
Se você não sabe de onde vêm os usuários, também será inútil ter relatórios como exploração de caminho e exploração de funil, porque embora você possa entender o que os usuários estão fazendo no site, você ainda não sabe como você os adquiriu.
Por que acontece o Unassigned?
Saber por que ocorre o problema de tráfego Unassigned nos ajudará a corrigi-lo. Pode haver vários motivos para uma origem de tráfego não atender às regras de canal do Google. Vamos dar uma olhada neles.
- Implementação de rastreamento: se o seu rastreamento apresentar problemas, o GA4 terá certos parâmetros ou dados ausentes que dificultarão a atribuição do tráfego à origem correta.
- Parâmetros UTM: não marcar seus URLs com parâmetros UTM ou marcação manual incorreta geralmente leva a dados confusos na análise e é uma das principais causas de tráfego não atribuído se sua estrutura UTM não corresponder às regras do Google.
- Bloqueadores de anúncios: muitos usuários usam bloqueadores de anúncios e outras ferramentas de privacidade hoje em dia e essas ferramentas podem impedir o GA4 de coletar os dados com precisão.
- Acompanhamento de vários domínios: se o rastreamento de vários domínios não estiver configurado corretamente, certos redirecionamentos podem resultar na perda dos parâmetros UTM dos URLs. Isso significa que o GA4 não poderá atribuir esse tráfego à origem/mídia.
- Bugs: às vezes não é você, é um bug no GA4 que pode causar picos no tráfego não atribuído. Você só precisa esperar que o Google conserte o problema e seus dados sejam atualizados.
Como corrigir o tráfego Unassigned no GA4?
-** Instalação correta do rastreamento**: Em primeiro lugar, você deve garantir que seu código de rastreamento esteja instalado corretamente em todas as páginas e imediatamente antes da tag de fechamento . Você pode verificar se esse código está presente em todas as páginas usando extensões do navegador como Tag Assistant ou GA4 Debugger.
- Usando tags UTM adequadas: Não apenas muitos esforços de marketing são desperdiçados, mas também há dados confusos devido a tags UTM incorretas. Certifique-se sempre de adicionar a fonte e a mídia corretas, pois são parâmetros obrigatórios.
- Regras padrão de agrupamento de canais: seguir estas regras do Google ao criar tags UTM, para garantir que seu tráfego seja atribuído à origem correta. Por exemplo, se você marcar o seguinte URL para uma campanha de marketing por e-mail, ele não será reconhecido pelo GA4 e será classificado como “Unassigned”. Veja aqui mesmo como fazer o seu próprio agrupamento de canais.
Você não pode consertar coisas como bloqueadores de anúncios ou bugs, mas pode fazer muito mais para reduzir as chances de ver tráfego “Unassigned” e aproveitar ao máximo seus relatórios GA4.
Leia também:Agrupamento de canais no GA4
Se depois de tentar de tudo você ainda tiver algum tráfego "Unassigned" em seus relatórios, você poderá conviver com isso, desde que não seja uma grande parte.