Saiba como montar um relatório com os dados do Google Analytics

O que você irá aprender?

    Já listamos aqui como transformar os dados do Google Analytics em ações de marketing e já falamos aqui também sobre como implementar a cultura de web analytics e métricas na sua empresa e hoje vamos dar dicas de como montar um relatório com informações do Google Analytics.

    Nesse post falaremos de alguns relatórios do GA que podem te ajudar a montar um relatório para seus clientes e até mesmo seu próprio site de forma eficaz e que já ajuda a começar o seu trabalho de Web Analytics.

    Vamos listar aqui 3 relatórios do GA para você começar.

    Relatório Google Analytics 1 - Eventos do Intelligence

    Esse relatório nós já dedicamos um post completo aqui e se quiser aprender mais detalhadamente basta acessar.

    Os eventos do intelligence, é o relatório do GA mais prático e fácil para você começar, pois ele é gerado automaticamente pelo Google Analytics e com isso te ajuda a criar um filtro no que é preciso analisar.

    A inteligência cria um alerta quando uma métrica (como uma taxa de conversão) de um segmento (como o tráfego do AdWords) se desvia do intervalo esperado.

    • inteligência cria um alerta quando uma métrica (como uma taxa de conversão) de um segmento (como o tráfego do AdWords) se desvia do intervalo esperado. Os eventos são separados por importância, vermelho quando o resultado daquele KPI é ruim e verde quando o resultado é superior ao esperado.

    Os Eventos do Intelligence são separados em:

    • 🔹Eventos diários: alertas automáticos e personalizados acionados com base nas alterações diárias realizadas nos dados;
    • 🔹Eventos semanais: alertas automáticos e personalizados acionados com base nas alterações semanais realizadas nos dados;
    • 🔹Eventos mensais: alertas automáticos e personalizados acionados com base nas alterações mensais realizadas nos dados.

    Esse é o relatório mais prático e rápido para você começar a montar suas análises e relatórios do GA e já começar a traçar as suas estratégias para reverter os cenários negativos e entender o que esta dando certo. :)

    Relatório Google Analytics 2 - Pesquisa Interna

    Eu realmente gosto muito desse relatório e quem é meu aluno sabe que sempre falo que a principal diferença entre uma loja física e a loja online é o vendedor e a sua pesquisa interna é justamente isso, o seu vendedor online.

    Já criamos um post explicando como configurar a pesquisa interna e você pode ver aqui e ter acesso a esse relatório SUPER importante do Google Analytics.

    Na pesquisa interna você consegue saber o que seus usuários estão digitando no site e o legal é você separar isso em 2:

    1️⃣Pesquisas Internas com receita:

    Esse aqui é importante para você conseguir saber o que seus usuários estão digitando e que de fato você tem no site e consegue converter. Essa análise te ajuda a se precaver quanto a ruptura de estoque e também influenciar a venda desses produtos nas suas mídias de performance.

    2️⃣ Pesquisas Internas com busca e sem receita:

    Pra mim a principal análise do relatório de pesquisa interna. Entenda que aqui seu usuário esta falando:

    – Ei, eu quero comprar isso!!

    E seu site esta dizendo:

    – Desculpa, eu não tenho ou não entendi o que você quer comprar! :(

    Nesse relatório você consegue entender se sua busca interna esta com problemas de entender o que o usuário esta digitando, como por exemplo a diferença de t-shirt para regata.

    Além do problema de sinônimos dentro da sua ferramenta de busca, essa análise vai te ajudar a entender o comportamento do seu consumidor no seu site. Ele esta pesquisando por algo e não esta encontrando. Isso é um problema de ruptura de estoque? Problema na ferramenta? Ou de fato você não possui esse produto e esta perdendo dinheiro?

    Esse relatório é o meu predileto! :)

    Relatório Google Analytics 3 - Comparação de Marcas

    Já falamos sobre esse maravilhoso relatório do Google Analytics aqui, explicando como configurar e utilizar.

    O relatório de comparação de marcas não é um relatório padrão do GA e por isso é necessário ver aqui como configurar e ajustar ele, para ter acessos aos dados SENSACIONAIS abaixo:

    O relatório de comparação de marcas do GA é muito poderoso pois você pode se comparar a outros sites da mesma indústria que o seu, com o mesmo tamanho de sessões diárias e da mesma região, simplesmente é SENSACIONAL e você consegue ter um norte e saber como melhorar ou ajustar as suas origens de tráfego.

    Todos sabemos que é muito importante para qualquer site possuir uma capilaridade de origens e não se manter refém apenas de 1 ou 2 origens e é necessário ter as sessões, receita, conversão pulverizado e sendo menos refém possível das mídias pagas e esse relatório te mostra exatamente isso e ainda te ajuda a entender em quais origens você deve melhorar e focar.

    Esses relatórios do Google Analytics vão te ajudar a começar de forma simples e eficaz a iniciar o seu trabalho de Web Analytics e já enxergar resultados que é o mais importante e não se esqueça NUNCA tente sempre transformar os dados do seu google analytics em ações de marketing, pois web analytics á mais que um gráfico bonitinho.

    Gostou? Então nos diga como esta sua experiência com os relatórios do GA.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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