Como funciona o processo de uma análise de web analytics?
O que você irá aprender?
##Como funciona o processo de uma análise de web analytics?
É muito comum utilizarmos ferramentas de web analytics como início de uma análise, quando na verdade esse processo deveria ser ao contrário.
A ferramenta não pode ser o início de uma análise de web analytics, já explicamos nesse post aqui como uma análise deve ser feita, e vamos detalhar mais ainda nesse post.
O Início do Processo de Web Analytics
Pense no cenário que acontece todos os dias na sua vida. Você tem uma dúvida, como por exemplo: “Quais são as melhores ferramentas de web analytics?”
O início do processo, foi você ter essa dúvida né? Então, esse é também o início do processo de web analytics.
Você ter uma dúvida ou criar uma pergunta é exatamente o início do processo, através daqui que você vai acessar a ferramenta. No exemplo que estamos criando, a primeira coisa que você fez foi criar uma pergunta ou ter uma dúvida, após isso, o que você faria?
Provavelmente você digitaria isso no Google não é? É exatamente assim que funciona o processo de web analytics! Vamos para a segunda etapa.
O Meio do Processo de Web Analytics
É aqui que a ferramenta de web analytics entra. Você criou a pergunta ou teve a dúvida e agora você acessa a ferramenta para poder responder a sua dúvida.
Nessa etapa, você analisa por exemplo, os mais variados relatórios do google analytics para poder responder a sua dúvida.
Essa é parte mais demorada de uma análise, pois o conhecimento da ferramenta ajuda a chegar na conclusão mais rápido, pois às vezes suas dúvidas podem não ser respondidas por um relatório padrão do google analytics, por exemplo, e com isso é necessário criar um relatório personalizado ou somar o resultados de alguns relatórios.
Após responder a sua dúvida com base nos relatórios analisados ou criados, você chega até a próxima etapa do processo.
O Fim do Processo de Web Analytics
Primeiro temos que entender que não existe fim no processo de web analytics, e sim o final do ciclo.
Quando você responde a sua dúvida, você precisa agora iniciar o esboço de conclusões.
Se a resposta a sua dúvida foi ruim, aqui você terá que esboçar idéias para poder reverter esse cenário, criar plano de ações para essas idéias e voltar ao início do processo de web analytics. Por isso não existe fim do processo de web analytics, pois ao final, você terá que voltar a etapa 1 onde terá a dúvida se a sua ação deu certo.
Mas, se a resposta a sua dúvida foi boa, esse será o momento mais difícil. Não é porque o cenário está bom que você irá sorrir e fechar o computador. Se o cenário está bom, é necessário documentar TUDO o que foi feito nessa ação, e mais uma vez é para isso que serve o processo de web analytics.
Se você seguir o processo, conseguirá deixar detalhado do início ao fim, as suas dúvidas, os relatórios analisados e as ações executadas e aí você ou qualquer pessoa poderão entender o que já foi feito. :)
Com isso tudo explicado, ficou claro o porque a ferramenta é meio e não fim? Não se inicia o processo de web analytics, abrindo o Google Analytics ou qualquer outra ferramenta e vendo o que aconteceu e sim criando uma dúvida ou uma pergunta.
Você faz isso o dia inteiro, ou você abre o Google antes de ter uma dúvida?
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D