Como é dividida uma url e porque você precisa saber disso para usar o Google Tag Manager?

Antes da gente entrar no processo de configuração de qualquer TAG, ou utilização de qualquer ferramenta de mensuração gostaria de trazer um problema que vejo principalmente no mercado de gestão de tráfego, vocês sabem o que é domínio ? Entendem o que significa cada parte de uma url quando digita no seu navegador para acessar um site? Vamos imaginar que você realiza uma pesquisa aqui dentro do nosso site, seleciona o campo de busca de clica em pesquisar a url para qual o sistema ira te redirecionar ficaria assim:


https://metricasboss.com.br/search?s=gooogleanalytics


Dentro dessa simples url temos uma subdivisão e principalmente um nome especifico para cada parte dessa url veja abaixo:👇


Estrutura de url


Analisando separadamente cada um deles temos as seguintes definições:


Protocolo


O protocolo informa ao seu navegador como se comunicar com o servidor de um site, a fim de enviar e recuperar informações.


Domínio


Um domínio é um identificador de um site específico, que geralmente leva você diretamente para a página inicial, caso nada seja adicionado ao final. Inclusive se seu usuario mudar de dominio dentro da jornada do seu usuário, ou seja, sele entrar no site pela url metricasboss.com.br e quando clicar em um link for para hotmart.com e esse segundo dominio fazer parte do fluxo do seu usuário é necessário você implementar uma configuração no Google Analytics 4 (GA4) para acompanhamento de vários dominios, falei sobre isso nesse post aqui


Caminho de página


Cada página ou arquivo individual de um site está dentro de um local dentro do seu servidor, nesse caso o "/search" indica ao servidor o caminho dentro de sua estrutura na qual o navegador esta tentando carregar.


Parâmetro de consulta


O parâmetro de consulta é utilizado para realizar e definir um estado dentro da página que estamos carregando, no caso em especifico estamos atribuindo ao carregamento da página "/search" um estado inicial onde o parâmetro de consulta "s" está recebendo o valor "googleanalytics". Inclusive utilizando o gancho, é em cima desse parâmetro de consulta que realizamos a configuração do relatório de pesquisa dentro do nosso Google Analytics 4.

Parâmetro de consulta esse que viabiliza inclusive a gente mensurar origens dentro do Google Analytics, atráves dos parâmetros UTM. Ficou perdido? veja esse post que falamos sobre como funcionam esses parâmetros no Google Analytics.

Mas, porque eu preciso saber disso? Um dos acionadores mais utilizados dentro do Google Tag Manager são os acionadores de navegação, que utilizam como base para poder filtrar uma tag para disparar em um determinado momento toda essa estrutura de url para criar um filtro de disparo. Por exemplo, quero disparar o pixel "ViewContent" do facebook apenas na página de produto, nesse caso a sua regra de disparo ficaria assim.

Caminho de página é igual /product


Dúvidas? Comentários? Sugestões?

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