Como configurar o Cross Domain no Google Analytics 4

O que você irá aprender?


    Medir o acompanhamento do seu usuário em vários domínios dentro do Google Analytics é algo que vem desde sua versão anterior Universal Analytics e o comportamento que queremos medir continua o mesmo. Vamos imaginar juntos o fluxo de navegação de um usuário que veio de um anúncio e foi efetuar uma compra em um site que não tem o acompanhamento de vários dominios configurado:

    Como vocês podem ver dentro dessa jornada do usuário ele acessa home do nosso site através de um anuncio, adiciona um produto no carrinho é redirecionado para o checkout em um outro site externo a nossa url, após o usuário finalizar a compra ele é redirecionado para a página de finalização de pedido voltando para o dominio inicial.

    Ou seja, se durante o fluxo de comportamento do usuário dentro do seu site passar por mais de um domínio, ou seja, se o usuário está navegando em um site cujo a propriedade do Google Analytics 4 é a mesma porém durante a navegação ele muda de domínio durante o processo é necessário implementar dentro das configurações do seu Google Analytics 4 a implementação do acompanhamento de vários domínios no seu fluxo de dados.


    Primeiro passo para configurar o Google Analytics 4 Cross domain


    O ponto de partida é selecionar o seu fluxo de dados dentro da sua propriedade, para isso você precisa ir em "Administrador > Fluxo de dados > Selecionar o fluxo de dados que precisamos implementar o acompanhamento de vários domínios".




    Em configurações avançadas selecione a opção "Mais configurações de inclusão de Tags"



    Selecione a opção "Configurar seus domínios"



    Agora o próximo passo e adicionar a regra de ativação para a configuração do Google Analytics 4 Cross domain, nesse momento iremos definir o tipo de correspondência e qual o domínio que queremos configurar.



    No nosso caso vou simular um site que utiliza um checkout da hotmart então minha regra ficaria


    Tipo de correspondência: Corresponde exatamente a

    Dominio: hotmart.com

    Tipo de correspondência: Corresponde exatamente a

    Dominio: prime.metricasboss.com.br


    Depois é só salvar, e está pronto o sorvetinho. :)


    Tá Lucian mais o que isso vai fazer na prática, o que essa configuração muda no processo de coleta?


    O Google Analytics não só o Google Analytics 4, mas a versão antiga Universal Analytics. Utiliza cookies primários para definir um identificar único para cada usuário e sessão. Nesse caso ao trocar de url, ou ao seguinte passo do comportamento do usuário que leva ele para o segundo domínio da sua configuração do cross domain tracking, o Google Analytics vai persistir automaticamente os seguintes parâmetros:


    _gcl_aw: Identificador de clicks do Google Ads; _ga: Id do usuário dentro do Google Analytics; _ga_XXXXXXXXX: Cookie de sessão do Google Analytics 4; _fplc: Cross-domain cookie para gerenciados pelo Google Tag Manager Server side.


    Como eu verifico se a implementação de vários domínios está funcionando?


    Bem o primeiro ponto é entrar no seu site com e clicar no link que leve o usuário para o dominio incluído na configuração, nesse redirecionamento verifique se na url você vai ter o parâmetro vinculador _gl, por exemplo:


    https://landing.metricasboss.com.br/metricas-boss-prime?_gl=1*abcde5*



    Dúvidas? Comentários? Sugestões?


    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


    Nos siga no Instagram @metricasboss

    Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube que é o encerramento padrão dos post 😁

    Artigos Relacionados

    WhatsApp