O sunset do Google Analytics Universal

Oi Analíticos e Analíticas de plantão, tudo beleza?

Em outubro de 2020, o Google anunciou a chegada do GA4, uma atualização significativa que promete transformar a maneira como as empresas coletam, interpretam e utilizam dados de análise. Essa nova versão foi projetada para atender às crescentes demandas do mundo digital em constante evolução, fornecendo uma visão mais abrangente e precisa do comportamento do usuário em todos os dispositivos e canais de marketing.

O Google Analytics 4 | GA4 é a nova ferramenta de atribuição de dados do Google. Vamos falar sobre as principais informações sobre o GA4.

Por que o Google acabou com o Google Analytics Universal?

O Google desativou a coleta de dados com o GAU no dia 01 de julho, conforme falamos no texto acima. Mas porque o Google optou em criar o GA4? Três motivos foram levados em consideração:

1) Comportamento do consumidor: A jornada do consumidor está mais complexa, com mais pontos de contato e mais dispositivos, entre web e app.

2) Regulamentação sobre dados: A forma que mensuramos os dados precisa mudar para se adaptar ao novo ecossistema de publicidade digital.

3) Infraestrutura com mais de 15 anos: Ao mesmo tempo, o usuário está mais preocupado com a privacidade dos seus dados e surgem leis como a LGPD.

O GA4 é baseado em eventos, e não mais em hits como o Google Analytics Universal, essa mudança foi necessária para adaptar a ferramenta a coleta de dados para aplicativos e web, de forma conjunta, que não era possível no GAU.

Qual é o futuro da mensuração de dados no GA4?

A coleta de dados está em processo de transformação, da coleta que estamos acostumados. Precisamos estar preparados pra um futuro da mensuração sem cookies, como já sabemos.

O futuro da publicidade e mensuração, precisam entender que agora, é necessário o consentimento dos usuários para coleta de dados, além de ser modelado, quando o usuário escolhe quais dados serão compartilhados.

Então podemos dividir o futuro da mensuração em 3 partes:

  1. Sem cookies

  2. É consentido

  3. É modelado

Google Analytics 4.png

Principais mudanças do Google Analytics Universal para Google Analytics 4

Existem diversas diferenças na forma de mensuração de dados do GAU (Google analytics universal) para o GA4 (Gogle Analytics 4) entre elas:

  1. De hits para [eventos](https://metricasboss.com.br/artigos/guia-completo-sobre-eventos-no-ga4 para eventos)

  2. Centrada no usuário, não mais na sessão

  3. Com novas métricas, e alteração na forma que as métricas que já conhecemos são contabilizadas.

  4. Com modelagem para contabilizar até mesmo as conversões não identificadas

Além das mudanças listadas acima, também foi alterado a forma que o Google trabalha com as audiências.

Agora o GA4 é uma ferramenta para enriquecer a sua audiência first party. Os dados de first-party são aqueles que sua empresa adquire a partir do contato direto com os consumidores, sem depender de terceiros.

Além da integração de dados online e offline, que é possível dentro do GA4.

Capacidades preditivas no Google Analytics 4 (GA4)

O GA4 conta com o Machine learning do Google, para trazer insights e previsões sobre os usuários. Na prática, temos audiências preditivas, que é a forma de identificar usuários que são mais propensos a fazer uma compra, a fazer um churn ou até mesmo identificar um ticket médio mais alto.

A partir dessas métricas preditivas, podemos criar essa audiência preditiva, sendo possível conectar por exemplo, ao Google Ads.

Com o lançamento do GA4, uma das principais novidades são os insights automatizados. Agora, você tem a possibilidade de criar alertas que destacam tendências, mudanças nos dados e o crescimento de usuários, entre outros aspectos relevantes.

Além disso, é possível agendar insights preditivos, permitindo que você configure sinais periódicos sobre insights específicos, como por exemplo, receber um alerta a cada hora sobre determinado aspecto. Essa funcionalidade oferece uma abordagem mais eficiente e proativa para a análise de dados no GA4.

Modelos de atribuição no Google Analytics 4 (GA4)

Uma das maiores mudanças no GA4, são os modelos de atribuição. Alguns modelos de atribuição do Google Analytics Universal, serão descontinuados no GA4, como o firsty click e o modelo linear.

O novo modelo de atribuição, é baseado em dados para mensurar a jornada do usuário e tomar decisões na sua estratégia de mídia, levando em consideração todos os pontos de contato do usuário, utilizado em todos os relatórios.

O principal modelo de atribuição do GA4 é o Data Driven Attribution. Essa atribuição distribui o crédito pela conversão com base nos dados de cada evento de conversão. Ela é diferente dos outros modelos, já que os dados da sua conta são usados para calcular a contribuição real de cada clique e esse é o modelo de atribuição padrão do GA4.

Atualizações recentes do Google Analytics 4

  1. O Conector nativo do GA4 + Looker Studio atualizou mais de 170 campos.

  2. Integração com AdSense

  3. Export de dados de atribuição a nivel da sessão para o Google BigQuery

  4. Crie públicos personalizados avançados com seis novas dimensões do Audience Builder

  5. Integração com AMP

  6. Atribuição atualizada para conversões da Web importadas para o Google Ads

Não migrei para o GA4, e agora?

  1. Faça a transição para o Google Analytics 4 com a Métricas Boss!
  2. Quer aprender a utilizar o GA4 na prática? Confira o curso de Google Analytics da Métricas Boss Prime
  3. Confira o episódio do Analytics Talks, sobre o sunset do GA4 com a líder de GA4 no Brasil
  4. Confira aqui o TOP 4 de mudanças no GA4

Conclusão

O Google Analytics 4 veio para essa nova fase de ecossistema de publicidade digital. O mundo dos dados não é mais o mesmo de 15 anos atrás, e essa atualização é necessária para garantir a coleta e funcionalidade dos dados. Preparada para o futuro da mensuração.

Esse foi o tema da palestra da Vitória Comarin, Líder do GA4 no Google, no Analytics Summit 2023, o maior evento de Digital Analytics da América Latina realizado pela Métricas Boss.

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