Modelos de Atribuição Google Analytics 4

Fala aí analítica e analítico de plantão, beleza?

Assim como o Google Analytics Universal, no GA4 também temos os modelos de atribuição e vamos nesse post aqui listar os modelos de atribuição disponíveis no GA4 e também desmistificar o modelo de atribuição padrão, ou seja, aquele que define qualquer relatório do GA4.

Data Driven Attribution - Atribuição Baseada em Dados

Data Driven Attribution: essa atribuição distribui o crédito pela conversão com base nos dados de cada evento de conversão. Ela é diferente dos outros modelos, já que os dados da sua conta são usados para calcular a contribuição real de cada clique e esse é o modelo de atribuição padrão dos relatórios de eventos do GA4 :)

Como funciona a atribuição baseada em dados

O Atribuição usa algoritmos de machine learning para avaliar caminhos com e sem conversão. O modelo baseado em dados resultante aprende como pontos de contato diferentes afetam os resultados das conversões. Ele incorpora fatores como tempo até a conversão, tipo de dispositivo, número de interações com anúncios, ordem de exposição ao anúncio e tipo de recurso do criativo. Usando uma abordagem contrafatual, o modelo compara o que aconteceu com o que poderia ter acontecido para determinar quais pontos de contato são mais propensos a gerar conversões. Ele atribui crédito pela conversão a esses pontos de contato com base nessa probabilidade.

Último Clique em vários canais

Canal em que o cliente clicou (ou teve a visualização engajada para o YouTube) antes de fazer a conversão. Veja abaixo os exemplos de como o valor da conversão é alocado:

último clique em vários canais - GA4.png

Primeiro Clique em vários canais

Atribui todo o crédito pela conversão ao primeiro canal em que o cliente clicou (ou teve a visualização engajada para o YouTube) antes de fazer a conversão.

Linear

Distribui o crédito pela conversão igualmente entre todos os canais em que um cliente clicou (ou teve a visualização engajada para o YouTube) antes de fazer a conversão.

Baseado na Posição em vários Canais

Atribui 40% do crédito à primeira e à última interação e os 20% restantes igualmente às interações intermediárias.

Desvalorização Temporal em vários Canais

Atribui mais crédito aos pontos de contato que ocorreram mais perto da conversão. O crédito é distribuído de acordo com uma janela de sete dias, ou seja, um clique que aconteceu oito dias antes de uma conversão recebe metade do crédito que um clique ocorrido no dia anterior à conversão receberia.

Diferença Google Analytics Universal x GA4

A principal diferença entre as duas ferramentas são:

1 - No GA4 temos o Data Driven Attribution, o modelo de atribuição baseado em dados que antes só existia na ferramenta do Google Attribution;

2 - No GA Universal não era possível alterar o modelo de atribuição padrão, o "Último clique não direto" a única coisa que podia ser feita era comparar os modelos na ferramenta de comparação de modelos.

Como alterar o modelo de atribuição no GA4?

Para alterar o modelo de atribuição no GA4, você necessita ser no mínimo editor da conta do GA4 e seguir os seguintes passos:

1 - Na tela de administrador clique em configuração de atribuição:

ALTERACAO-MODELO-DE-ATRIBUICAO-GA4-1.png

2 - Clique em modelo de atribuição de relatórios:

ALTERACAO-MODELO-DE-ATRIBUICAO-GA4-2.png

Pronto! Seu modelo de atribuição está alterado e seus relatórios do GA4 serão baseados no modelo de atribuição escolhido :)

Dê o play no nosso Podcast de Dicas

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre os modelos de atribuição do GA4 e como alterar o modelo padrão da ferramenta.

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