Por que um profissional de marketing digital precisa entender de Analytics?
O que você irá aprender?
Todos sabem que o Marketing digital nos dias atuais é muito importante para as empresas, principalmente com a evolução constante da comunicação e a distribuição de conteúdo via internet, a cada dia mais essa evolução vem ganhando novas características, seja por vídeos, redes sociais ou em seu próprio site.
É verdade também que o Marketing Digital necessita de estratégias, mas você sabe como essas estratégias são feitas?
Então, vamos dar continuidade e te falar sobre a importância do Analytics para um profissional de marketing digital, por que é tão importante que eles saibam o que fazer com os dados do Analytics?
O que é Analytics?
Antes de falar sobre a importância é necessária uma explicação sobre o que é isso e como ele vai ajudar o profissional de marketing digital.
Bom analytics não são ferramentas e sim o processo de transformar os dados (contidos nessas ferramentas) em decisões de negócio, marketing, produto e afins.
Digital Analytics pode ser aplicado a qualquer ramo, mas principalmente ao marketing digital, mas antes de falar um pouco sobre a relação de ambos é necessário explicar um pouco sobre marketing digital, para então podermos dar continuidade à interligação entre os dois vamos nos aprofundar no que o Marketing Digital faz.
Explicando sobre Marketing digital
Marketing Digital tem como objetivo promover produtos ou marcas digitalmente, é uma das várias maneiras de se comunicar com o público em geral.
O marketing digital atualmente é uma das principais maneiras de se fazer marketing nos dias atuais, para que esse marketing seja feito de maneira que seja atingida a um público-alvo específico e concentre todo o seu esforço de maneira online, seja em vídeos, redes sociais, blogs e entre outros.
O marketing digital pode ser utilizado por todos, desde marcas, universidades, empresas, pessoas e outros.
Literalmente é o marketing comum só que aplicado no Digital, por isso que Martha Gabriel e Rafael Kiso falam muito bem quando falam de Marketing na Era Digital.
Então, Por que que um profissional de marketing digital tem que entender Analytics
Basicamente dados, ele precisa entender e analisar qual foi o resultado das campanhas, além de ter que entender quais são as tendências da atualidade com esses dados.
Logo, se lançar uma campanha de vídeo, essa campanha vai ter o número de visualização, então é possível que se veja se a campanha teve números mais que satisfatórios ou se não foi uma grande ideia.
Basicamente qualquer profissional de marketing digital precisa saber de números, para entender como a campanha que foi realizada está funcionando, é necessária essa habilidade para que se ingresse na área específica.
Também é necessário que o profissional de marketing saiba até mesmo fazer uma explicação a respeito dos dados e das análises, para que seja explicado para outros departamentos e que podem acabar não compreendendo muito bem quais são as estratégias e o porquê que elas foram adotadas.
Com analytic é possível até mesmo traçar de vez um perfil do consumidor, quantos anos tem, sexo, condições financeiras, entre outros, isso é extremamente necessário para o marketing em geral, para saber exatamente como é que ele vai tocar a campanha para que ela seja efetiva no final.
Engana-se MUITO quem acredita que Analytics só tem relação com relatoria ou Ações de campanhas.
Com Analytics podemos:
- Analisar o comportamento do consumidor no site;
- Entender os pontos de fuga antes da conversão;
- Analisar as principais métricas do site;
- Analisar as principais buscas que o consumidor fez em seu site;
- Entender os acessos via desktop, mobile e tablet;
Essas são só algumas análises que podemos fazer com Analytics e a verdade é que o profissional de marketing digital que possui habilidades de Analytics está no topo da cadeia de contratação e essa habilidade que AINDA é diferencial já já se tornará OBRIGATÓRIA!
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄
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