Podcast Eps Data Driven Content, o que é?

O que você irá aprender?

    Fala Analíticos e Analiticas de plantão, beleza?

    Você sabe o que é Data Driven Content?

    No episódio da semana do podcast Analytics Talks recebemos os convidados Rafael Rez e Erich Casagrande onde falamos sobre como o marketing de conteúdo pode ser relacionado a dados.

    No episódio dessa semana, falamos sobre esse conceito, que nada mais é que, um processo orientado a dados, ou seja, embasados na coleta e análise de informações.

    Significa colocar os dados no centro da tomada de decisão e do planejamento estratégico, com menos achismos e mais dados.

    Qual a diferença entre marketing de conteúdo e Inbound marketing?

    Algumas pessoas, generalizam esses dois tipos de conteúdo, porém existem diferenças importantes entre eles.

    O Inbound marketing é focado na geração de leads, geralmente disponibilizamos materiais gratuitos para download, como e-books,planilhas, vídeos, que seria a oferta de conteúdo. O objetivo desse conteúdo, é alimentar uma jornada pré determinada, conhecido no marketing como funil de vendas.

    O marketing de conteúdo é mais amplo, dependendo do objetivo, podemos mesclar o inbound com conteúdo orgânico, o foco seria branding.

    Confira esse trecho, onde nossos convidados Rafael Rez e Erich Casagrande explicam sobre essa diferença:

    Jornada do cliente e vendas

        Se você baseia suas vendas apenas em criar mídia e automaticamente gerar venda, esse pensamento já não existe mais.
    Vivemos uma era de criação de valor para a empresa, a moeda de troca, é o conteúdo. Você precisa gerar conteúdo e valor para o cliente, e assim despertar interesse de compra ao consumidor.

    No trecho abaixo, o nosso convidado Rafael Rez deixou claro esse pensamento:

    Conteúdo e dados, como funciona?

    Uma das plataformas disponíveis no mercado é a [Semrush](https://www.semrush.com/), essa ferramenta entrega dados para que os usuários possam executar suas estratégias de marketing com eficiência. 

    Como palavras chaves, entender a competição dessas palavras chaves, análise de melhores conteúdos, entre outros insights.

    Mais uma vez, percebemos que analisar dados e informações, possui uma grande importância na elaboração de conteúdos estratégicos, não sendo apenas números.  Através dessa análise, você consegue facilitar a execução da sua estratégia.
    
    A construção de autoridade no seu segmento também é importante. Ser referência sobre o assunto que você cria conteúdo é importante para o seu posicionamento perante ao público e ao mercado.
    
    O Backlink tem essa funcionalidade, também conhecidos como links de entrada e inbound links, ele gera essa conexão com o link de outro site, para o mercado, sinalizando o seu link como referência, isso gera autoridade ao seu conteúdo.

    Confira o trecho abaixo, onde nosso convidado Erich Casagrande explica:

    Quando você consegue medir o que gera leads, micro conversão, vendas, você produz mais conteúdo, aprofundando em cima do que converte , e essa análise é feita através dos dados e conversões. Confira o trecho abaixo com maiores informações sobre essa análise.

    Conclusão

    Concluímos que, entender os dados e entender o que vai converter no seu conteúdo é essencial para conquistar o seu público, e assim, futuros clientes.

    Quer saber mais sobre conteúdo e dados? Confira o episódio completo, e fique por dentro de poderosos insights para geração de conteúdos.

    Aproveita e inscreva-se no canal do Analytics Talks no Youtube, e fique por dentro dos próximos episódios.

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