O que é o FBCLID do facebook e como ele pode te ajudar ou atrapalhar?
O que você irá aprender?
É possível que você já tenha reparado que de um tempo para cá vem aparecendo na URL das publicações (mais especificamente campanhas), uma nova parametrização do Facebook, chamada de FBCLID . Para quem não sabe, essa sigla quer dizer "Facebook Click Identifier", que em livre tradução nada mais é do "Identificador de Clicks do Facebook" e
O FBCLID funciona de forma muito parecida como o "gclid", que é o parâmetro feito de forma automática por quem utiliza o Google Ads. Para quem é do mercado, o Gclid é algo que já existe há muitos anos e conhecido pelo maioria! Caso você não saiba ainda a importância de tagguear as URLs e nem como fazer isso nós temos um artigo que vai te ajudar a entender e que te explica o passo a passo, só clicar aqui 🙂
Com as políticas de internet estando cada vez mais rígidas, o FBCLID foi criado inicialmente para driblar algumas mudanças feitas nos navegadores para dificultar o rastreamento de tráfego entre a rede social e sites externos.
Contudo, apesar de parecer uma solução positiva, a maioria das contas vem relatando problemas com as páginas que estão com o parâmetro não estarem direcionando para a página de destino corretamente, além de o Google Analytics estar apresentando dificuldade em ler os resultados devido aos caracteres aleatórios que são inseridos na URL e também não estar em vigor nos dispositivos mobile.
Caso isso esteja acontecendo com você, é aconselhável que você faça uma exclusão nas configurações do seu Google Analytics como parâmetro de consulta da sua URL. Para fazer isso é super simples,
1️⃣ Acesse o Administrador do seu Google Analytics;
2️⃣ Selecione "Configurações da vista de propriedade";
3️⃣Na próxima tela logo aparecerá a opção de "Excluir parâmetros de consulta do URL";
4️⃣ Lá você irá colocar apenas " FBCLID", confirme a imagem abaixo 👇
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄