O que é Google Analytics?

O que você irá aprender?

    O que é Google Analytics?

    O que é Google Analytics?

    Se você não sabe o que é Google Analytics,

    PARE TUDO
    e leia este post, pois você esta perdendo oportunidades!

    O Google Analytics é um software free de Web Analytics que permite analisar o comportamento dos seus usuários em seu site, seja ele um Blog, um e-commerce ou um site institucional.

    Com o Google Analytics é possível analisar as visitas que seu site teve no mês, semana, dia e hora, mas não é só para isso que o GA é importante. Com a ferramenta é possível analisar as vendas do seu site, produtos mais vendidos, posts mais lidos, páginas mais acessadas e até as principais buscas que os usuários fazem em seu site.

    Agora que você já sabe o que é Google Analytics, que tal saber como ele pode te auxiliar em suas análises?

    Entenda o público do seu site

    O Google Analytics permite que você entenda o comportamento do seu usuário.

    O GA possui relatórios que permitem analisar com riqueza de informações o comportamento em seu site. Com o relatório acima conseguimos saber a taxa de rejeição, que são pessoas que acessam o site e não navegam por ele;

    Além da taxa de rejeição é possível saber se a quantidade de usuários são novos ou recorrentes. Para um e-commerce, por exemplo, a taxa de recorrente é muito importante, pois demonstra que estamos gastando menos para trazer pessoas.

    Saiba de onde chegam seus usuários

    O Google Analytics divide cada acesso ao seu site em origens de tráfego. As origens de tráfego permitem saber, por exemplo, se os usuários chegaram ao seu site através de tráfego pago (facebook ads, google ads) ou comparadores de preço.

    Este é um dos relatórios mais utilizados pelos analistas de marketing, pois com ele você consegue mensurar a receita, conversão e visitas por origem, e assim calcular o ROI de cada campanha.

    Compare seu site com concorrentes

    Pouco utilizado e conhecido no Google Analytics fica o relatório de comparação de marcas. Este relatório permite a você analisar os kpis de comportamento do consumidor contra seus concorrentes.

    A comparação de marcas, lhe auxiliará em saber se seu trabalho de marketing e usabilidade esta bom comparado aos concorrentes e ainda poderá lhe mostrar oportunidades. Analisando essa aba do GA, você, por exemplo, pode ver que e-mail e mais forte em seus concorrentes e com isso focar neste canal para otimizar seus resultados. :)

    Analise as regiões que os usuários acessam seu site

    Esta é uma área muito interessante do Google Analytics, com ela é possível analisar o tráfego de seu site por região, ou seja, é possível saber quais são as regiões que mais trazem receita, sessões e conversão.

    A análise geográfica do GA, é um dos relatórios mais interessantes para qualquer tipo de segmento, além de ser possível analisar os kpis aqui já informados, você pode procurar oportunidades, por exemplo, se você tem um blog que ministra cursos, você pode enxergar qual a região que ta tendo bastante acesso ao seu site mas você ainda não fez um curso.

    Agora que você já sabe o que é Google Analytics e também sabe explorar seu potencial, que tal instalar ele em seu site e começar a analisar seus usuários e enxergar oportunidade?

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

    Artigos Relacionados

    WhatsApp