Mudanças nas permissões de acesso do Google Analytics


Esse mês, os usuários do Google Analytic receberam o seguinte aviso por email:


mudancas de permissao no google analytics01png.jpg


Nesse post, vamos explicar o que isso realmente significa e porque você não precisa se preocupar com isso.

Para saber mais sobre o níveis de permissão do usuário, confira esse post


Em ambas as versões do Analytics, você pode gerenciar o acesso atribuindo funções.

  • Permissões efetivas são as funções e restrições de dados que um membro é atribuído por meio de outros recursos (como a organização, um grupo de usuários ou uma conta que inclui a propriedade atual) mais todas as permissões diretas atribuídas explicitamente para o recurso atual.

  • Permissões diretas são restrições de função e dados que um membro é atribuído explicitamente para o recurso atual (por exemplo, organização, conta, propriedade).

  • Quatro funções e duas restrições de dados estão disponíveis:


    1️⃣Administrador

    2️⃣Editor

    3️⃣Analista

    4️⃣Viewer


    Para saber mais sobre o níveis de permissão do usuário, confira esse post


    E como vão funcionar às datas restrictions?


    🔸 No Cost Metrics / Sem métricas de custo

    🠒Não é possível ver as métricas relacionadas ao custo.

    🠒 As métricas de custo não estão disponíveis em relatórios, explorações, públicos, insights e alertas.


    🔸 Sem métricas de receita

    🠒Não é possível ver métricas relacionadas à receita.

    🠒As métricas de receita não estão disponíveis em relatórios, explorações, públicos, insights e alertas.


    🔸 Métricas de custo e receita

    As funções principais são herdadas por padrão (por exemplo, conta> propriedade). Por exemplo, quando você atribui a um usuário uma função no nível da conta, esse usuário passa a ter a mesma função para todas as propriedades dessa conta.

    As permissões efetivas de um usuário equivalem à função mais permissiva para esse recurso.

    Por exemplo, se um usuário tiver a função Editor para a conta, esse usuário terá a função Editor para todas as propriedades dessa conta, independentemente de o usuário também receber uma função menos permissiva para uma das propriedades.


    Além disso, se um usuário for atribuído a uma função mais permissiva para uma propriedade do que o usuário tem no nível da conta, então essa função mais permissiva se aplica a essa propriedade.

    Você pode adicionar restrições de dados como permissões diretas, mas não pode removê-las se estiverem em vigor como permissões herdadas. Por exemplo, se um usuário não tiver métricas de custo no nível da conta, esse usuário não poderá ver as métricas de custo de nenhuma propriedade da conta. Você pode, no entanto, adicionar a restrição "Sem métricas de receita" para uma ou mais propriedades na conta.


    Como as restrições de dados afetam outros recursos do Analytics


    🔹 Relatórios


    Valores de métricas restritas e valores derivados de métricas restritas não aparecem nos relatórios. Os usuários vêem 0 em vez disso.


    As métricas restritas estão disponíveis em seletores de métricas associados aos relatórios (por exemplo, ao personalizar um relatório). Os usuários sujeitos a restrições de dados podem adicionar essas métricas, mas não podem visualizar os resultados (por exemplo, podem adicionar as métricas a relatórios personalizados, mas não podem ver os valores das métricas nesses relatórios).


    🔹 Explorações


    As métricas restritas não aparecem nas explorações.


    Métricas restritas estão disponíveis em seletores de métricas associados a explorações (por exemplo, ao criar uma exploração). Os usuários sujeitos a restrições de dados podem adicionar essas métricas, mas não podem visualizar os resultados (por exemplo, podem adicionar as métricas às explorações, mas não podem ver os valores das métricas nessas explorações).


    🔹Audiências


    Métricas restritas estão disponíveis em seletores de métricas associados a públicos. Os usuários sujeitos a restrições de dados podem criar públicos com base em métricas restritas e editar nomes de público após a criação, mas esses usuários estão sujeitos às limitações listadas abaixo.


    • Não é possível usar um público-alvo (por exemplo, como filtro de dimensão) que inclui métricas restritas.
    • Não é possível ver a contagem de público para públicos que incluem métricas restritas.
    • Não é possível adicionar acionadores de público a públicos com base em métricas restritas.

    🔹Insights automatizados


    Não é possível ver insights automatizados com base em métricas restritas na interface do usuário.


    🔹Insights personalizados


    Os usuários com permissão podem criar e editar insights personalizados com base em métricas restritas.


    Não é possível ver insights personalizados na interface do usuário e não pode recebê-los por e-mail.


    🔹Métricas personalizadas


    Os usuários com permissão podem criar métricas personalizadas e indicar que essas métricas incluem dados de custo ou receita. Os usuários com restrições de dados correspondentes não podem remover indicações de que as métricas personalizadas incluem dados de custo ou receita. O acesso a essas métricas personalizadas está sujeito a todas as limitações listadas neste artigo.


    Universal Analytics


    Quatro funções e duas restrições de dados estão disponíveis:


    🔸 Administrador


    Substitui a permissão para gerenciar usuários Controle total do Analytics. Pode gerenciar usuários (adicionar / excluir usuários, atribuir qualquer função ou restrição de dados). Pode conceder permissões totais a qualquer usuário, incluindo ele mesmo, para qualquer conta ou propriedade para a qual tenha essa função. Inclui a função de editor.


    🔸 Editor


    Novo nome para permissão de edição. Controle total das configurações no nível da propriedade. Não é possível gerenciar usuários. Inclui a função de analista.


    🔸 Analista


    Novo nome para permissão Colaborar. Pode criar, editar, excluir e compartilhar ativos de propriedade. Pode colaborar em ativos compartilhados. Inclui a função de visualizador.


    🔸 Visualizador


    Pode ver dados de relatório e configuração; Pode manipular dados em relatórios (por exemplo, adicionar comparações, adicionar uma dimensão secundária); Pode criar ativos pessoais e compartilhá-los e ver os ativos compartilhados por meio da interface do usuário ou das APIs. Não pode colaborar em ativos compartilhados.


    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


    Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!