Quando trabalhamos com o Google Analytics, é muito comum termos que conceder o acesso a nossa conta a alguns fornecedores e parceiros (ex.: agências de publicidade, agência de desenvolvimento, parceiros B2B etc.).
Esse processo é bem simples, como vamos mostrar no passo-a-passo ao longo desse tempo. No entanto, além das instruções, também queremos chamar atenção para alguns detalhes importantes de serem avaliados nessas horas.
Como já falamos no post sobre hierarquia contas do Google Analytics, nós podemos dar acesso a nossa conta de acordo com a estrutura de hierarquia das contas.
Nesse caso, se dermos acesso a b> CONTA , o usuário poderá ver todas as nossas propriedades e vistas com o mesmo conjunto de permissões na conta.
Se dermos acesso a PROPRIEDADE, o usuário pode ver todas as vistas relacionadas a essa propriedade, mas não terá acesso a nenhuma vista que pertença a outra propriedade.
Se dermos acesso a VISTA o usuário terá acesso apenas a vista específica que liberarmos, Mesmo que aquela propriedade tenha outras vistas, ele não conseguirá ver os dados.
Agora talvez você esteja se perguntando como saber qual nível de acesso é mais indicado liberar em cada caso?
Para responder essa pergunta, você precisa pensar nos seguintes pontos:
Quais informações são essenciais para o meu parceiro ter acesso? Ou seja, o que de fato é importante que ele possa analisar para melhorar a qualidade do trabalho?
Tem alguma informação sensível para esse usuário ter acesso e que eu preciso me proteger?
Vou dar alguns exemplo para deixar um pouco mais claro:
Digamos que você tenha uma agência responsável pelas campanhas de Google Ads e outra responsável pelas campanhas de mídias sociais. Ambas pedem o acesso ao Google Analytics para poder mensurar os resultados e pensar em otimizações. No entanto, seria complicado ter duas agências diferentes vendo e mensurando o resultado da outra.
Nessa situação, você pode criar uma vista específica para Google Ads e criar um filtro restringindo a captura de dados apenas a origem/mídia do google/cpc. Feito isso, repita o processo para criar uma vista específica para a origem/mídia de social ads e conceder o acesso às respectivas agências.
Outra situação seria você trabalhar com a revenda de diferentes marcas (ex.: supermercado) e um dos fornecedores pedir o acesso ao Google Analytics para acompanhar as vendas de seus produtos e pensar em ações de venda no PDV. Se você desse acesso a toda a sua conta, esse fornecedor poderia ver as vendas de todos os seus produtos - incluindo de marcas concorrentes. Com isso, pode comparar os resultados e condições de venda e reclamar por mais benefícios! Nesse caso, um jeito fácil de filtrar isso seria criando uma vista que restrinja a captura dos dados para a venda dos produtos do fornecedor em questão.
➡️ Gerenciar usuários
É o nível mais alto de permissão que um usuário pode ter. Ela concede o direito de gerenciar todos os usuários da conta (adicionar, excluir e alterar permissões), mas não dá o direito de edição (é necessário dar essas duas permissões).
➡️ Esse nível de acesso deve ser liberado com cautela e a poucos usuários, para evitar problemas de roubo de conta (acredite, é mais comum do que você imagina).
Aqui na MB nós sempre indicamos aos nossos clientes a nunca dar essa permissão a nenhum parceiro (incluindo nós mesmos) e sempre manter esse acesso centralizado em um e-mail central da área responsável da empresa. Assim, também evita o problema do funcionário sair da empresa e o email admin ficar perdido, ou pior, um funcionário de má fé retirar o acesso de todos e ficar como único admin e usar isso como chantagem para a empresa.
Nesses casos, é praticamente impossível de provar na justiça que a conta era sua (afinal, porque você não é mais o admin?) e a empresa fica sujeita ao risco de perder TODO o seu histórico de dados! 😮
➡️ Editar
Ter a liberdade de executar todas as funções administrativas relacionadas aos relatórios do Google Analytics. O usuário consegue, além de ver os dados, também adicionar, editar, excluir contas, propriedades, vistas, filtros, metas etc. Todas as funções da permissão COLABORAR já estão incluídas nessa permissão.
➡️ Colaborar
Pode criar, editar, excluir e compartilhar recursos pessoais e pode colaborar em recursos compartilhados. Não se consegue criar e editar filtros ou metas. Já tem incluído todas as funcionalidades da permissão de "Ler e analisar".
🔸 Ler e Analisar
Tem acesso a todos os dados dos relatórios e configurações. Ou seja, o usuário consegue filtrar os dados de uma tabela, adicionar uma dimensão secundária, criar um segmento etc. Ele pode criar recursos pessoais e compartilhá-los, além de ter acesso a recursos compartilhados. Não é possível editar ou colaborar com nenhum dado.
As permissões do nível da conta são herdadas por padrão (conta > propriedade > vista). Ou seja, ao definir as permissões de usuário no nível da conta, esse usuário terá as mesmas permissões para todas as propriedades e vistas.
A medida que você avança na hierarquia, é possível conceder permissões em níveis acima, mas não removê-las. Por exemplo, se um usuário tem a permissão para leitura e análise no nível da propriedade, você pode dar acesso de edição para vista, mas não de colaboração. É possível ver as permissões que os usuários possuem na página Gerenciamento de usuários no nível da conta, da propriedade ou da vista:
➔ Adicionar usuários
Logue-se na sua conta do Google Analytics
Clique no ícone de ADMINISTRADOR no final da página e acesse o nível de hierarquia que você quer conceder o acesso (conta > propriedade > vista)
Na coluna selecionada, clique em GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS
Ao abrir a lista de usuário, localize o botão com o sinal de “+” e clique nele. Depois, clique em Adicionar novos usuários.
Coloque o endereço de e-mail do usuário. O e-mail pode ser pessoal ou corporativo (@nomedasuaempresa), mas precisa ter sido criado dentro de uma conta Google.
🔹 A conta pessoal do e-mail é a que todo mundo conhecemos (@gmail.com).
🔹 Para criar um e-mail corporativo, você precisa contratar um plano de e-mail corporativo. Existem diversos disparados que fazem isso, incluindo o Google. O nome do pacote corporativo é G Suite e você consegue contratar com planos a partir de R$24,30/mês, tendo direito a diversos serviços não inclusos nos aplicativos gratuitos (e-mail comercial personalizado (@suaempresa); o dobro da quantidade de armazenamento na nuvem para o Gmail e o Google Drive; suporte por e-mail e telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana; 99,9% de tempo de atividade garantido no e-mail comercial; interoperabilidade com o Microsoft Outlook; opções adicionais de segurança como autenticação em duas etapas e Login único (SSO, na sigla em inglês); e controles administrativos para as contas de usuários).
➔Você pode adicionar quantos usuários precisar.
Você pode selecionar para notificar esse novo usuário do acesso que ele recebeu.
Escolha as permissões desejadas, de acordo com o que falamos ao longo deste post.
Clique em Adicionar e pronto!
➔Editar usuários
Logue-se na sua conta do Google Analytics
Clica no ícone de ADMINISTRADOR no final da página e acesse o nível de hierarquia que você quer conceder o acesso (conta > propriedade > vista)
Na coluna selecionada, clique em GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS.
Localize o usuário que você desejar alterar a permissão. Você pode usar a caixa de busca, inserindo o email completo ou parcial.
Clique no nome do usuário e adicione ou remova as permissões.
Clique em Salvar.
➔Excluir usuários
Logue-se na sua conta do Google Analytics
Clica no ícone de ADMINISTRADOR no final da página e acesse o nível de hierarquia que você quer conceder o acesso (conta > propriedade > vista)
Na coluna selecionada, clique em GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS.
Localize o usuário que você desejar alterar a permissão. Você pode usar a caixa de busca, inserindo o email completo ou parcial.
Marque a caixa de seleção do(s) usuário(s) e clique em REMOVER.
➔Criar grupos de usuários
Essa funcionalidade é exclusiva para quem tem uma conta dentro de uma organização. Para criar uma organização, você precisa ter a versão paga da conta do Google Analytics (Google Analytics 360) e o Google vai te dar toda a assistência nesse processo.
Para saber mais sobre o Google Marketing Platform
E aí, o que achou desse post? Deixou mais claro como conceder os acessos da sua conta do Google Analytics?
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄
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