Looker Studio + Gemini = Conversational Analytics

O que você irá aprender?

    Sim minhas analíticas e analíticos de plantão, o Looker Studio está integrado ao Gemini e o Google pretende crescer, expandir e tracionar o Conversational Analytics, estamos no caminho da nova era dos profissionais de Digital Analytics.

    PS: Fica triste não, mas só funciona para quem paga o Looker Studio Pro :(

    Saiba mais sobre o Looker Studio Pro

    O que é o Conversational Analytics do Google?

    O Conversational Analytics é uma ferramenta de consulta de dados com tecnologia de IA que permite que as pessoas escrevam perguntas em linguagem natural, capacitando usuários sem experiência em inteligência empresarial a obter valor dos seus dados. Para produzir as respostas mais confiáveis ​​possíveis, o Conversational Analytics usa seus modelos LookML para entender como ele deve consultar seus dados.

    O Gemini no Looker não usa seus prompts nem suas respostas como dados para treinar seu modelo.

    Requisitos para usar o Conversational Analytics

    Para usar o Conversational Analytics, você deve atender aos seguintes requisitos.

    1. Você deve ser um usuário sob uma assinatura do Looker Studio Pro.
    2. Um administrador habilitou o Gemini no Looker usando as instruções no artigo Habilitar e desabilitar o Gemini no Looker para o Looker Studio .
    3. Você deseja analisar um conjunto de dados que está no Google BigQuery, no Planilhas Google, em um arquivo CSV, em um extrato de dados ou no Looker (que é um produto diferente do Looker Studio).

    Configuração da fonte de dados

    Antes de poder fazer perguntas sobre seus dados, você precisa ter fontes de dados conectadas ao Looker Studio. O Conversational Analytics funciona com o Google BigQuery, Google Sheets, CSV, extratos de dados e conectores de dados do Looker.

    Instruções para adicionar esses tipos de dados podem ser encontradas nos seguintes artigos:

    Conectar ao Planilhas Google Conectar ao Bigquery Upload de CSV Extraia dados para um desempenho mais rápido Conecte-se ao Looker

    Você pode visualizar as fontes de dados que já foram adicionadas à sua conta do Looker Studio em https://lookerstudio.google.com/c/navigation/datasources .

    Confira também sobre o Gemini + Bigquery

    Esteja ciente destas limitações de fonte de dados:

    • O Conversational Analytics não oferece suporte ao recurso Nomes de Colunas Flexíveis do BigQuery .
    • O Conversational Analytics não funciona bem com fontes de dados que têm a edição de campos em relatórios desabilitada porque essa configuração impede que o Conversational Analytics crie campos calculados.
    • Quando a fonte de dados é o Looker, o Conversational Analytics não pode substituir o valor padrão de um parâmetro always_filter ou conditionally_filter .
    • Quando a fonte de dados é o Looker, o Conversational Analytics não pode definir o valor de um parâmetro .

    O Conversational Analytics pode ser acessado de três maneiras:

    • Navegue diretamente para https://lookerstudio.google.com/c/u/0/notebook .
    • Selecione Análise Conversacional no painel de navegação esquerdo do Looker Studio.
    • Selecione Conversa no menu Criar do Looker Studio (se você selecionou o projeto “Sandbox”).

    Gerenciar conversas

    Conjuntos de perguntas que você faz sobre um conjunto de dados são organizados por Conversation. Dividir o trabalho em várias Conversations pode ser útil para organizar linhas de investigação. As Conversations são listadas no painel lateral esquerdo do Conversational Analytics. Clicar em qualquer Conversation existente permite que você continue sua investigação e faça perguntas adicionais.

    Criar uma nova conversa

    Para criar uma nova Conversa, clique no botão New no canto superior esquerdo do Conversational Analytics. Perguntas e resultados são salvos para visualização futura no local “Sandbox” do projeto que você escolher.

    O primeiro passo necessário para uma Conversa é escolher qual fonte de dados você quer investigar. Para escolher uma fonte de dados, clique em uma fonte de dados existente ou crie uma nova escolhendo Conectar aos dados .

    Se você estiver com problemas para fazer uma fonte de dados aparecer, valide se ela é um dos tipos de conectores de dados suportados .

    Nomeie uma conversa

    O Conversational Analytics gera automaticamente o título de uma conversa com base na sua primeira pergunta e resposta, mas você pode fornecer um nome personalizado para uma conversa clicando no padrão e digitando um novo nome:

    Excluir uma conversa

    Para excluir uma conversa, clique no ícone de lixeira no canto superior direito da Conversa. Você pode encontrar Conversas excluídas na seção Lixeira no painel esquerdo do Conversational Analytics, onde elas podem ser restauradas ou excluídas permanentemente. Clique em uma Conversa na Lixeira para restaurá-la ou excluí-la permanentemente.

    Conversas que permanecem na Lixeira por mais de 30 dias são excluídas automaticamente.

    Pesquisar Conversas

    Você pode pesquisar uma conversa usando a barra de pesquisa do Search Conversational Analytics na parte superior da página.

    Fazer perguntas

    Faça perguntas sobre uma fonte de dados

    Depois de criar uma Conversa , você pode digitar perguntas sobre os dados no campo Ask a question na parte inferior da tela. As perguntas não precisam estar em um formato específico ou usar uma sintaxe específica. No entanto, elas precisam estar relacionadas à fonte de dados que você selecionou. O Conversational Analytics levará em conta perguntas e respostas anteriores à medida que você continua a Conversa.

    O Conversational Analytics oferece suporte a perguntas que podem ser respondidas por uma única visualização do Looker Studio, por exemplo:

    • Tendências métricas ao longo do tempo
    • Detalhamento ou distribuição de uma métrica por dimensão
    • Valores exclusivos para uma ou mais dimensões
    • Valores métricos únicos
    • Os principais valores de dimensão por métrica

    O Conversational Analytics ainda não oferece suporte a perguntas como as seguintes:

    • Porcentagem de variação de uma métrica ao longo do tempo, incluindo análise período a período
    • Previsão e previsão
    • Análise estatística avançada, incluindo correlação e detecção de anomalias

    Perguntas sugeridas

    Se você não tiver certeza de onde começar, o Conversational Analytics sugere começar as perguntas na parte inferior de uma Conversa em Quais perguntas posso fazer?. Clique em uma pergunta sugerida para gerar uma resposta.

    Editar perguntas

    Você pode modificar sua pergunta mais recente em uma Conversação clicando no ícone de lápis ao lado do prompt. A pergunta pode então ser editada e atualizada. Se você escolher atualizar a pergunta, o prompt e a resposta anteriores serão removidos e substituídos pelo prompt atualizado.

    Obtenha insights adicionais

    Quando o Conversational Analytics for capaz de fornecer insights de dados adicionais sobre uma resposta, um botão Insights aparecerá abaixo da resposta. Clique nele para ver informações adicionais sobre sua consulta. O recurso Insights analisa apenas os dados que foram retornados pelo seu prompt e não executará consultas adicionais para buscar dados adicionais.

    Determinar como uma resposta foi calculada

    Para ver como o Conversational Analytics chegou a uma resposta ou criou uma visualização, clique em Como isso foi calculado? abaixo da resposta. Isso fornecerá uma visão geral das etapas realizadas pelo Conversational Analytics, incluindo os campos que foram usados, os cálculos que foram feitos, os filtros que foram aplicados e outros detalhes.

    Editar uma resposta

    Após clicar na opção Como isso foi calculado? abaixo de uma resposta, você pode querer ajustar os campos que foram usados. Clique em Editar e, em seguida, clique em qualquer nome de campo que você deseja alterar e selecione seu campo preferido no menu suspenso. As edições são indicadas por uma cor de fundo mais escura. Quando terminar, clique no botão Atualizar para aplicar suas alterações e gerar uma nova resposta.

    Observe que, embora o Conversational Analytics gere uma nova resposta, o prompt original que você forneceu não muda. No entanto, uma indicação aparece ao lado do timestamp para mostrar que a resposta foi editada.

    Editar o tipo de gráfico de uma resposta

    Para editar o tipo de gráfico retornado pelo Conversational Analytics, clique no botão Editar tipo de gráfico abaixo de cada resposta. Por exemplo, se os dados forem mostrados em um gráfico de pizza, mas você preferir um gráfico de barras, você pode fazer essa alteração.

    Observe que nem todos os tipos de gráfico estão disponíveis para todas as respostas, porque os tipos de gráfico dependem dos tipos de campos que o Conversational Analytics escolhe retornar.

    Adicionar resultados a um relatório do Looker Studio

    Os resultados podem ser abertos em um novo relatório do Looker Studio para mais personalização, compartilhamento ou validação. Clique no link Open in report no canto inferior direito da maioria dos resultados para abrir os resultados em um novo relatório.

    O recurso Abrir no relatório não estará disponível quando uma visualização contiver um filtro baseado em um campo calculado. Quando o recurso não estiver disponível, a opção Abrir no relatório ficará esmaecida.

    Melhores práticas

    Configurando uma fonte de dados

    Configurar uma fonte de dados da maneira ideal pode ajudar o Conversational Analytics a fornecer as respostas mais úteis. Considere seguir estas práticas recomendadas ao criar uma fonte de dados:

    • Inclua apenas campos na fonte de dados que devem ser usados ​​para análise por usuários finais. Você pode excluir outros campos completamente ou ocultá-los na fonte de dados.
    • Dê a cada campo um nome claro e conciso. Para fontes de dados do Looker, os rótulos de campo que são definidos no Looker são usados ​​automaticamente pelo Looker Studio.
    • Dê a cada campo uma descrição clara, incluindo valores de exemplo quando relevante. Essas descrições de campo são incluídas no prompt que é enviado para o Conversational Analytics e podem ser úteis para fornecer contexto. Valores de exemplo são especialmente úteis para campos de string.

    Solicitação

    Ao escrever perguntas para o Conversational Analytics, considere seguir estas práticas recomendadas:

    • Use os nomes de campo exatos que estão incluídos na fonte de dados quando possível. Isso ajudará o Conversational Analytics a desambiguar colunas com nomes semelhantes. Você pode visualizar esses nomes de campo clicando em Exibir fonte de dados na barra lateral de dados.
    • Para restringir os resultados incluindo ou excluindo dados específicos, informe o campo e o valor do filtro diretamente quando possível. Por exemplo, em vez de perguntar por “vendas na Alemanha”, pergunte por “vendas onde o país é Alemanha” ou “vendas onde a região é DE”.

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