Integração GA4 + Salesforce
O que você irá aprender?
Fala aí analítica e analítico de planão, belezinha?
O Google Analytics 4 acaba de lançar a importação de dados do Salesforce
Resumindo, isso significa: agora você pode importar diretamente dados de leads e oportunidades do Salesforce para o GA4. Essa importação permite que você pegue eventos do Salesforce (como estágios de lead e oportunidades ganhas/perdidas) e agende-os para fluir como eventos no GA4.
Você pode criar novos eventos a partir dos dados ou mapear para eventos existentes (como mapear oportunidade ganha para um evento de compra)
Se você tiver uma conta padrão, poderá importar diariamente. Se você tiver uma conta 360, poderá importar de hora em hora.
Dimensões e métricas personalizadas adicionais podem ser configuradas, como LeadID, NumberOfEmployees, ContractID, Valor da oportunidade e muito mais.
Para que a configuração funcione corretamente, você precisará enviar o ID do cliente do GA4 e, opcionalmente, o ID do usuário para o seu Salesforce para vinculá-lo ao usuário durante a importação.
- Os nomes dos campos DEVEM estar em letras maiúsculas. Os rótulos dos campos podem ser o que você quiser.
- Torne esses campos somente leitura.
- Esses campos DEVEM ser criados nos objetos Lead e Oportunidade.
Tal como acontece com a maioria dos eventos offline, observe que, como você não está enviando um session_id, ele iniciará uma nova sessão no GA4 e em seus relatórios de sessão aparecerá como não atribuído, mas a atribuição do usuário deve funcionar bem.
Resumindo, este é um ótimo recurso para agilizar a conexão entre Salesforce e GA4 e pode ajudar a abrir as portas para uma configuração de rastreamento mais holística entre os dois sistemas, especialmente para setores verticais B2B.
E aí, curtiu essa novidade?