Eventos do Intelligence, o pulo do Gato! - Métricas Boss
O que você irá aprender?
Nós já conversamos aqui no blog sobre como criar alertas personalizados no Google Analytics mas você sabia que o GA gera alertas automáticos nas suas contas?
É isso mesmo e você pode acessar de uma forma muito simples, pois existe um menu exclusivo para ele, mas antes vamos entender um pouco melhor como o que são e como funcionam?
O que são os eventos do Intelligence?
A inteligência cria um alerta quando uma métrica (como uma taxa de conversão) de um segmento (como o tráfego do AdWords) se desvia do intervalo esperado.
Os alertas automáticos (a laranja ou a azul para alertas automáticos relacionados com o AdWords) são gerados sem qualquer comentário seu. Os eventos são separados por importância, vermelho quando o resultado daquele KPI é ruim e verde quando o resultado é superior ao esperado.
Os Eventos do Intelligence são separados em:
- Eventos diários: alertas automáticos e personalizados acionados com base nas alterações diárias realizadas nos dados;
- Eventos semanais: alertas automáticos e personalizados acionados com base nas alterações semanais realizadas nos dados;
- Eventos mensais: alertas automáticos e personalizados acionados com base nas alterações mensais realizadas nos dados.
Como interpretar e usar os Alertas do Intelligence?
Apesar dos eventos estarem separados por diários, semanais e mensais, ainda temos algumas dúvidas de como interpretar esses dados, mas vamos explicar como fazer isso de uma forma simples.
Conforme na imagem acima, as informações dos eventos são separadas em:
Veja nesse vídeo do Google Analytics como funcionam os eventos do Intelligence:
**- Métrica **– A métrica informa qual o KPI ativou o alerta; - Segmento – A dimensão, a informação que originou junto com a Métrica o alerta; - Período – Em que período (dia, semana ou mês) de análise ocorreu o alerta; - Data – A data exata de quando aquele alerta foi acionado, seja o dia, semana ou o mês; - Alteração – Qual foi a proporção que a Métrica cresceu ou caiu, a variação dela perante o valor que era esperado; **- Importância **– Separados em vermelho e verde, a importância informa se foi uma alteração positiva ou negativa; - Detalhes – Exibição em relatório das informações do alerta.
Ao clicar em detalhes, você consegue compreender de uma forma exemplificada o alerta que foi informado:
No gráfico acima vemos que era esperado uma taxa de rejeição de 3,61% a 4,91%, e foi atingido 10,87%, 100% acima do que era esperado no mesmo mês de maio.
Além dessa informação que foi gerada automaticamente pelo Google Analytics, você ainda pode clicar em ir ao relatório para poder analisar as informações mais precisas e minuciosas.
Mas por que pulo do gato?
Como já falamos muito aqui no blog é difícil transformar dados em ações de marketing e a interpretação de dados do GA é o que deixa as pessoas mais confusas.
Os eventos do intelligence do Google Analytics te ajudam a entender o comportamento do seu site, as principais informações que fizeram com que ele tivesse uma queda ou que tivesse um aumento, além de mostrar os números pelo qual você deveria comparar aqueles KPIS e no mesmo período.
Os alertas do intelligence são uma informação muito boa, simples e que te ajudam iniciar o processo de transformar os dados em ações de marketing, são o início da sua experiência com web analytics. 😉
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D