Resumo livro: Data story - Explique dados e inspire ações

O que você irá aprender?

    Oi Analíticos e Analíticas de plantão, tudo beleza?

    No artigo de hoje, vamos falar sobre o livro Data Story da escritora Nancy Duarte, e distribuído pela editora Alta Books. Vamos lá?

    Data Story: Explique dados e inspire ações por meio de histórias

    Se você nunca leu esse livro, você precisa conhecer. Inclusive, já gravamos um podcast no nosso canal, o Analytics talks, sobre esse livro:

    A autora, Nancy Duarte, é uma especialista sobre o tema, e esse livro é voltado para quem quer contar história com dados.

    A forma como os insights são comunicados pode reverter ou aumentar a trajetória dos dados.

    Na análise de dados, podemos ter uma percepção de que é fácil e objetivo essa leitura, porém como informar essa análise para outras pessoas?

    Algumas pessoas confundem esse livro com Storytelling com dados, porém, ele é mais focado em outra área de dados, mas fica tranquilo, que vamos falar sobre esse livro em breve.

    Um dos pontos abordados nesse livro, é a comunicação com o espectador, durante o livro, a escritora menciona alguns pontos importantes.

    Método OPC

    O método OPC é um dos pontos que a escritora explica que uma das formas de você levar informações ao seu espectador, de forma simples, clara e objetiva é entender o que você está passando.

    Através disso, você pode transmitir essa mensagem, que são: O que? Porque? Como? que é o significado do método OPC.

    Então, tudo que você transmitir ao seu espectador, precisa ser explicado de maneira clara e que ele entenda o objetivo dessa mensagem.

    O ponto “como” é um dos mais citados pela escritora, pois toda análise, precisa gerar uma ação de mudança.

    Falar apenas sobre dados, números e gráficos, pode não gerar resultado no seu espectador.

    Outro ponto importante, são as coisas que vivenciamos na prática. Ela explica que devemos ser como mentores de filmes de ação. Ensinar o que você está dizendo, e entender a diferença entre o processo criativo e analítico.

    O processo analítico é falar sobre dados, e o processo criativo é entrar em ação. É de extrema importância, explicar a ação que estamos levando ao espectador.

    Esse livro melhorou o processo interno da Métricas Boss com nossos clientes e no nosso dia a dia, utilizamos diversos insights durante as nossas reuniões para melhorias nas análises.

    Inclusive, nosso querido CEO, Gustavo Esteves, antes mesmo de ler esse livro já tinha falado do método OPC, que é o método que a MB utiliza desde 2018, se liga aqui.

    É isso, espero que esse artigo, tenha ajudado a entender um pouco mais sobre esse livro.

    E se você quiser saber mais, no canal do Youtube dá Métricas Boss, soltamos um vídeo completo sobre o review desse livro, clica aqui e assista:

    WhatsApp