Correções de falhas no GA4, assumiram os erros?
O que você irá aprender?
Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha?
Uma notícia passou despercebida no mundo do marketing analytics recentemente! Desde que o GA4 foi lançado, MUITA gente tem notado e informado sobre o (not set) estar bem alto nos relatórios e que o direct / none tem tido um considerável resultado de conversões (ou como chamam agora, eventos-chave 🫠).
No dia 26 de Julho de 2024, o Google lançou 2 atualizações referentes a esses 2 pontos que desde 2020 vem sido notado e comentado pelos profissionais. Se liga nas atualizações:
Exigir configuração para eventos coletados automaticamente
"Agora você deve ter um comando de configuração ou a tag do Google instalada em uma página da web para que eventos coletados automaticamente sejam enviados. Esta atualização impede que eventos coletados automaticamente sejam enviados independentemente da configuração da tag, o que anteriormente fazia com que valores de atribuição (não definidos) aparecessem nos relatórios."
Supostamente com essa correção, o Google informa que de fato existia um erro para termos tantos (not set) aparecendo em relatórios. Nos resta agora entender e analisar se de fato isso vai fazer com que alguns relatórios tenham menos (not set) aparecendo.
Vale ressaltar que esse "bug" não tira a sua responsabilidade de entender se seu GA4 está implementado e configurado corretamente, pois o (not set) sempre terá 3 causas prováveis e as 2 primeiras, que não são os bugs, estão na sua responsa meu parça! hehe
Melhorias nas atribuições de canais de atribuição
"Melhoramos a forma como processamos dados de atribuição para garantir atribuições de grupos de canais mais precisas para eventos-chave. Com essa alteração, agora você verá menos eventos atribuídos incorretamente ao agrupamento de canais Direct e obterá atribuições de agrupamento de canais mais precisas."
Perceba que no texto acima o google fala "você verá menos eventos atribuídos incorretamente ao agrupamento de canais Direct", ou seja, o Google assumiu aqui o golpe!
No texto, ao menos pra mim, fica claro que isso não será retroativo, é daqui pra frente e nem qual foi a correção aplicada pelo Google, apenas que assumiram o golpe e isso vai ser refletido ao canal Direct e consequentemente a origem Direct / None.
Uma coisa é verdade, o Google tem lançado constantes atualizações para correções de bugs e melhorias na ferramenta, AMÉM!