Como taguear todos formulários do seu site pelo Google Tag Manager
O que você irá aprender?
Você já precisou saber se o formulário da sua Landing Page está dando resultado? Se as pessoas realmente estão enviando esse formulário?
Esse post é exatamente para isso! Você finalmente vai descobrir se seu formulário está sendo enviado!
Abre seu Google Tag Manager e clique em “Nova Tag”
Configuração da tag
- Nomeia a tag de GA - EVENT - FORMULÁRIO
- Categoria: Formulário
- Será essa categoria que você vera no relatório de eventos do GA
- Ação: Submit
- Como o evento se trata da submissão de um formulário, colocaremos na ação Submit
- Rótulo: {{Page Path}}
- Para sabermos de qual página o formulário foi enviado, colocamos a variável integrada Page Path.
- Configuração do Google Analytics: Selecione a variável que contem a UA do seu Google Analytics.
Configurando o acionador
- Nomeie o acionador como TRIGGER - SUBMIT - FORMULÁRIO
- Tipo de acionador: Envio de formulário
- Assim o Google Tag Manager vai saber quando um formulário foi enviado - Este acionador é disparado em: **Todos os formulários**
Salve o acionador, salve a Tag, publique o container e Pronto!
Agora você só precisa ter o Google Tag Manager implementado nas páginas que contem um formulário!
O melhor disso tudo, é que você não precisa ficar criando varias tags de formulário para cada uma das suas páginas, se você tem 15 Landing Pages com formulários, você só precisa ter esse mesmo GTM implementado nas 15 LPs, e para conseguir visualizar qual formulário foi enviado, é só acessar o relatório de Eventos do GA, procurar pela categoria “Formulário”, clicar nela e filtrar pelo Rótulo (no qual configuramos o Page Path)!
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄
Nos siga no Instagram @metricasboss
Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube