Como o tamanho do navegador pode te ajudar a pegar fraudes


Possivelmente você já havia usado no GA a dimensão tamanho da tela, mas já usou a dimensão tamanho do Navegador? Essa dimensão está disponível no Google Analytics desde 2016 mas poucas pessoas possuem conhecimento e sabem como ela pode te ajudar a pegar fraudes! Sim, fraudes! Essa é uma dimensão MUITO importante para poder nos ajudar a entender se alguma origem está fazendo sobreposição.


A dimensão tamanho do Navegador do GA informa o tamanho da viewport do navegador do usuário.


Isso tem algumas implicações óbvias na análise de UX / UI. Ela pode ser usado nos mesmos tipos de análise em que você estava usando a Resolução de tela, mas é mais preciso. Você pode usá-lo para análise acima da dobra, para análise de rolagem de página. Você pode até comparar a resolução da tela para exibir o tamanho da porta! Menos óbvios (mas mais interessantes) são os usos possíveis para a detecção de fraudes. SIM, fraudes!


Detecção de Fraude de Afiliados


via GIPHY


Fraude de afiliados, por exemplo, é quando sites obscuros carregam secretamente um iframe com conteúdo do site, como na Americanas por exemplo, porém usando o link de afiliado. Ao Carregar isso nos navegadores, e pelo menos alguns dos acessos comprarem na Americanas nos próximos 7 dias que é normalmente a janela de atribuição deles, o crédito será dado ao site obscuro mencionado anteriormente e a Americanas diz “Obrigado”, enviando a eles uma comissão na receita da compra!

O tamanho da viewport do navegador para uma visita como essa é geralmente (not set) semelhante na captura de tela abaixo:

Se você encontrar uma origem de tráfego que tenha uma grande porcentagem desses tamanhos de tamanho do navegador, ela poderá ser uma candidata para investigação adicional.


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Na imagem acima por exemplo, significa que a origem que selecionamos é um suspeito de fraude? Com aquilo tudo de tráfego, receita e transações ela com certeza provavelmente é uma fraude. Essa origem só não seria uma fraude se a maioria dos seus acessos não fosse pelo tamanho do navegador (not set) e sim por vários outros, aí sim não teríamos essa

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origem como uma fraude. Mas vamos fazer uma investigação mais afundo para ver isso? Na imagem acima nós ordenamos essa mesma origem pela coluna de transações. Note que o tamanho de navegador com mais de 54% das transações, receita, sessões e usuários é a dimensão do navegador (not set).


Agora sim podemos confirmar que está rolando uma fraude ali. 😢


E o que podemos fazer agora??


O que recomendamos é que chame o seu parceiro que está executando isso que analisamos e converse com ele para que possa te explicar o que está acontecendo mas também te recomendo fortemente a pausar suas relações comerciais com o mesmo.


Espero que esse artigo tenha lhe ajudado! 😄


Dúvidas? Comentários? Sugestões?


Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😀


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