Como o tamanho do navegador pode te ajudar a pegar fraudes

O que você irá aprender?

    Possivelmente você já havia usado no GA a dimensão tamanho da tela, mas já usou a dimensão tamanho do Navegador? Essa dimensão está disponível no Google Analytics desde 2016 mas poucas pessoas possuem conhecimento e sabem como ela pode te ajudar a pegar fraudes! Sim, fraudes! Essa é uma dimensão MUITO importante para poder nos ajudar a entender se alguma origem está fazendo sobreposição.

    A dimensão tamanho do Navegador do GA informa o tamanho da viewport do navegador do usuário.

    Isso tem algumas implicações óbvias na análise de UX / UI. Ela pode ser usado nos mesmos tipos de análise em que você estava usando a Resolução de tela, mas é mais preciso. Você pode usá-lo para análise acima da dobra, para análise de rolagem de página. Você pode até comparar a resolução da tela para exibir o tamanho da porta! Menos óbvios (mas mais interessantes) são os usos possíveis para a

    detecção de fraudes. SIM, fraudes!

    Detecção de Fraude de Afiliados

    via GIPHY

    Fraude de afiliados, por exemplo, é quando sites obscuros carregam secretamente um iframe com conteúdo do site, como na Americanas por exemplo, porém usando o link de afiliado. Ao Carregar isso nos navegadores, e pelo menos alguns dos acessos comprarem na Americanas nos próximos 7 dias que é normalmente a janela de atribuição deles, o crédito será dado ao site obscuro mencionado anteriormente e a Americanas diz “Obrigado”, enviando a eles uma comissão na receita da compra!

    O tamanho da viewport do navegador para uma visita como essa é geralmente (not set) semelhante na captura de tela abaixo:

    Se você encontrar uma origem de tráfego que tenha uma grande porcentagem desses tamanhos de tamanho do navegador, ela poderá ser uma candidata para investigação adicional.

    Na imagem acima por exemplo, significa que a origem que selecionamos é um suspeito de fraude? Com aquilo tudo de tráfego, receita e transações ela com certeza provavelmente é uma fraude. Essa origem só não seria uma fraude se a maioria dos seus acessos não fosse pelo tamanho do navegador (not set) e sim por vários outros, aí sim não teríamos essa

    origem como uma fraude. Mas vamos fazer uma investigação mais afundo para ver isso? Na imagem acima nós ordenamos essa mesma origem pela coluna de transações. Note que o tamanho de navegador com mais de 54% das transações, receita, sessões e usuários é a dimensão do navegador (not set).

    Agora sim podemos confirmar que está rolando uma fraude ali. 😢

    E o que podemos fazer agora??

    O que recomendamos é que chame o seu parceiro que está executando isso que analisamos e converse com ele para que possa te explicar o que está acontecendo mas também te recomendo fortemente a pausar suas relações comerciais com o mesmo.

    Espero que esse artigo tenha lhe ajudado! 😄

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😀

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