Como encontrar seu ID "G-" no Google Analytics 4 (GA4)


Sempre tentamos ajudar a galera ao máximo, nada mais justo com essa nova versão do Google Analytics a gente trazer alguns conteúdos básicos para ajudar a galera nas horas difíceis. Em tempos antigos falamos sobre como pegar o código de instalação do Universal Analytics, inclusive esse post ainda existe e você pode acessa-lo aqui.


Para quem não sabe o código de acompanhamento ou ID da métrica como é chamado no GA4, é o código que identifica para qual fluxo de dados aquelas informações serão capturadas dentro do Google Analytics. Essa inclusive é informação fundamental para instalação do seu GA4 uma vez que sem ele seus dados não serão coletados corretamente.


E essa atenção na hora da implementação é tão importante justamente para evitar problemas como de um cliente nosso que teve seu ID do GA na época Universal Analytics "clonado" pela empresa que desenvolveu seu site. E assim, sendo bem sincero esse é o tipo de erro que não é comum mas quando acontece gera um problemão e com esse cliente especifico rolou o seguinte:


A empresa implementou o site deles e deixou os dados com Google Analytics instalado, tudo perfeito. Porém, utilizaram o mesmo código que gerou para o nosso cliente como base para criar os seus sites de clientes, e o resultado disso é vários sites coletando dados para a UA do nosso cliente. O que gerou um monte de decisão baseada em dados errados uma vez todas as informações estavam infladas devido a coleta de múltiplos sites.


Tá, mais como eu pego o código do GA4 ou Id da métrica?


  1. No painel do Google Analytics, clique em Administrador;

  2. Na coluna Propriedade, confirme se você selecionou a propriedade do Google Analytics 4 certa e clique em Fluxos de dados e, depois, em Web. Clique no fluxo de dados;

  3. Seu ID "G-" fica no canto superior direito.


oWi6IVELOCYZB580HP3TvA5AFaZ67E7Tt3UD.png


Caso você não tenha encontrado a opção "Fluxos de dados" na coluna "Propriedade", você está em uma propriedade do Universal Analytics, e não a do GA4. Volte a etapa inicial e no seletor de propriedades selecione a propriedade do GA4 que você quer instalar


Dúvidas? Comentários? Sugestões?


Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


Nos siga no Instagram @metricasboss

Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube

10 AULAS GRATUITAS SOBRE WEB ANALYTICS
Comece a aprender hoje mesmo! 100% online e sem custo!

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!