Como descobrir o que um evento de interação do GA está captando?

O que você irá aprender?

    Se você não foi o responsável pela criação dos eventos no GTM do site da sua empresa (ou se a sua empresa não possui o hábito de documentar esse tipo de atividade), é muito provável que em algum momento você vai se deparar com algum evento no GA que você não faça ideia do que esteja captando.

    Esse artigo vai te ajudar de forma bem simples a entender o que aquele evento representa no seu site, e, assim, a realizar as análises necessárias para saber se faz sentido ou não manter aquele elemento na página do seu site.

    No relatório de eventos do GA, selecione o evento que quer descobrir, adicione a dimensão secundária de página e identifique as páginas nas quais o evento dispara:

    No GTM, busque pelo evento que deseja descobrir. Abra o evento, vá em acionamento e copie o trigger do evento:

    Acesse a página indicada no GA em que o evento dispara, clique com o botão direito e abra o inspecionar:

    Caso a barra de pesquisa não abra automaticamente, clique em qualquer área do código da página e aperte Ctrl + F no seu teclado e a barra aparecerá. Nela, cole o trigger copiado do GTM. Ao fazer isso, aparecerá sombreada a linha do código referente ao elemento. Ao passar o mouse sobre a linha do código, aparecerá destacado no site o elemento referente ao evento:

    Pronto, agora você já sabe como identificar um evento desconhecido dentro do GA 😀

    💡 Mas não se esqueça de que essa dica é apenas para situações esporádicas e não deve se tornar uma prática. O ideal é que sejam documentadas todas as ações realizadas tanto no GA quanto do GTM para que toda a equipe conheça o que está sendo mensurado e, com isso, possa fazer análises mais assertivas e coerentes.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄

    Nos siga no Instagram @metricasboss

    Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube

    WhatsApp