Como configurar a pesquisa interna no Google Analytics?

Você sabe quais são as principais buscas que os usuários fazem em seu site? Já listamos aqui como essa informação é importante, mas recebemos de alguns leitores a solicitação de como cadastrar a pesquisa interna no Google Analytics.

Para que você consiga ver um relatório como esse abaixo e ainda analisar as vendas originas por cada uma dessa pesquisa, precisamos configurar essa informação no Google Analytics.

1relatorio-de-termos-de-pesquisa-google-analytics.png

Vamos seguir os passos abaixo para aprender a configurar a pesquisa interna do seu site no GA.

1️⃣ Acessa a tela de Administrador do Google Analytics:

2Captura-de-Tela-2016-03-01-as-11.13.01.png

2️⃣ Após acessar a tela de administrador do Google Analytics e clicar em “Visualizar configurações” abrirá uma tela com as configurações da vista de propriedade. Dentro dessas configurações, você precisará habilitar o acompanhamento de pesquisa interna, conforme a imagem abaixo:

3Captura-de-Tela-2016-03-01-as-11.19.27.png

3️⃣ Ao selecionar em acompanhar as pesquisas do site, será necessário informar o parâmetro de consulta. No caso da Métricas Boss, esse parâmetro é o s. Mas como encontro o parâmetro de consulta do meu site?

O parâmetro de consulta esta sempre presente na URL, veja no caso abaixo do site da Métricas Boss:

4Captura-de-Tela-2016-03-01-as-11.24.10.png

O parâmetro de consulta será sempre esse termo que aparece antes da sua busca. No caso acima, foi a busca foi por “Google Analytics” e ao analisarmos a URL, conseguimos identificar que ates da nossa busca existe o termo “s=”, ou seja, nosso parâmetro de consulta é o s. Não é necessário incluir o**=**

4️⃣ O último passo será selecionar a opção eliminar os parâmetros de consulta do URL. O que significa isso? Conforme a própria explicação do Google Analytics, você pode optar por excluir ou não, mas ao optar pela exclusão, as buscas que o usuário realiza em seu site, não apresentarão este parâmetro e sim apenas a consulta que o usuário fez. :)

google analytics eliminar parametroas de consulta (1).png

PRONTO! :) Agora a pesquisa interna do seu site já esta configurada no Google Analytics!

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D


Está curtindo o post?
Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!