Qual a hora que mais vende em seu site? Qual a hora que o email mais converte? VOCÊ PRECISA SABER ISSO!

O que você irá aprender?

    Sim ou Não? Não se preocupe, com esse post você aprenderá a fazer relatórios personalizados do Google Analytics para resolver esse tipo de problema.

    Vamos Lá! O Google Analytics possui uma área chamada “Personalização” e nela como o nome já diz é possível criar relatórios personalizados e únicos para seu negócio!

    O que vamos aprender hoje é como criar um relatório personalizado no Google Analytics para identificar os canais que mais vendem por hora.

    PARA QUE SERVE ESSE RELATÓRIO NO Google Analytics?

    O relatório que vamos mostrar é apenas um exemplo e serve para você identificar a venda por hora/canal, mas o relatório personalizado serve para vários motivos e cada e-commerce possui sua necessidade.

    PRIMEIRO PASSO:

    SEGUNDO PASSO:

    Na tela de Personalização do google-analytics, clique em +Novo Relatório Personalizado

    TERCEIRO PASSO:

    Comece dando um nome para seu relatório e em seguida um nome para a guia.

    Nesse momento começam as dúvidas, o que tipo devo usar? Explorador, Tabela Fixa ou Cobertura Regional?

    Vamos entender cada um deles:

    Cobertura Regional - Funciona melhor se você vende apenas para uma certa região mas tem acessos de outras, pois o cobertura regional permite que você selecione apenas países, continentes e regiões que deseja ter dados.

    Explorador - O Tipo de relatório personalizado “Explorador”, separa métricas de dimensões, ou seja, o relatório explorador é um pouco mais organizado. Na primeira tela aparece apenas uma dimensão (Hora) para depois aparecer a segunda dimensão do relatório (Origem/mídia).

    Tabela Fixa - Como o nome já diz, o relatório personalizado “Tabela Fixa” possui uma tabela com as dimensões e métricas apresentadas lado a lado.

    Para o relatório modelo que estamos fazendo, utilizaremos o tipo “Explorador” pois mantém as informações organizadas.

    Após selecionar o tipo de relatório explorador, informe a métrica que deseja analisar, no caso acima Receita, mas neste campo é possível ver outras métricas também.

    Em dimensão vamos selecionar Hora e após origem/mídia;

    Filtros?? Sim, filtros! Filtro serve em nosso relatório de exemplo para você filtrar apenas uma origem, como por exemplo ver a hora e receita apenas vinda de email ou Google orgânico.

    Após isso, precisamos apenas selecionar as vistas de propriedades que queremos ver ou selecionar isso para todas.

    Clique em salvar e…

    Vemos que o horário que mais vende em meu ecommerce é o horário de 16, com R$134,860,89, mas qual o canal que mais representou nessa receita e nesse horário? Basta clicar na hora e…

    Pronto! Seu relatório esta criado e agora você pode controlar melhor a exposição do seu site nas mídias.

    Se o relatório padrão do Google Analytics não for suficiente para responder a suas dúvidas, recorra ao relatório personalizado!

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