Qual a hora que mais vende em seu site? Qual a hora que o email mais converte? VOCÊ PRECISA SABER ISSO!

Sim ou Não? Não se preocupe, com esse post você aprenderá a fazer relatórios personalizados do Google Analytics para resolver esse tipo de problema.

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Vamos Lá! O Google Analytics possui uma área chamada “Personalização” e nela como o nome já diz é possível criar relatórios personalizados e únicos para seu negócio!

O que vamos aprender hoje é como criar um relatório personalizado no Google Analytics para identificar os canais que mais vendem por hora.

PARA QUE SERVE ESSE RELATÓRIO NO Google Analytics?

O relatório que vamos mostrar é apenas um exemplo e serve para você identificar a venda por hora/canal, mas o relatório personalizado serve para vários motivos e cada e-commerce possui sua necessidade.

PRIMEIRO PASSO:

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SEGUNDO PASSO:

Na tela de Personalização do google-analytics, clique em +Novo Relatório Personalizado

TERCEIRO PASSO:

Comece dando um nome para seu relatório e em seguida um nome para a guia.

Nesse momento começam as dúvidas, o que tipo devo usar? Explorador, Tabela Fixa ou Cobertura Regional?

Vamos entender cada um deles:

Cobertura Regional - Funciona melhor se você vende apenas para uma certa região mas tem acessos de outras, pois o cobertura regional permite que você selecione apenas países, continentes e regiões que deseja ter dados.

Explorador - O Tipo de relatório personalizado “Explorador”, separa métricas de dimensões, ou seja, o relatório explorador é um pouco mais organizado. Na primeira tela aparece apenas uma dimensão (Hora) para depois aparecer a segunda dimensão do relatório (Origem/mídia).

Tabela Fixa - Como o nome já diz, o relatório personalizado “Tabela Fixa” possui uma tabela com as dimensões e métricas apresentadas lado a lado.

Para o relatório modelo que estamos fazendo, utilizaremos o tipo “Explorador” pois mantém as informações organizadas. download-21.png

Após selecionar o tipo de relatório explorador, informe a métrica que deseja analisar, no caso acima Receita, mas neste campo é possível ver outras métricas também.

Em dimensão vamos selecionar Hora e após origem/mídia;

Filtros?? Sim, filtros! Filtro serve em nosso relatório de exemplo para você filtrar apenas uma origem, como por exemplo ver a hora e receita apenas vinda de email ou Google orgânico.

Após isso, precisamos apenas selecionar as vistas de propriedades que queremos ver ou selecionar isso para todas.

Clique em salvar e…

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Vemos que o horário que mais vende em meu ecommerce é o horário de 16, com R$134,860,89, mas qual o canal que mais representou nessa receita e nesse horário? Basta clicar na hora e…

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Pronto! Seu relatório esta criado e agora você pode controlar melhor a exposição do seu site nas mídias.

Se o relatório padrão do Google Analytics não for suficiente para responder a suas dúvidas, recorra ao relatório personalizado!


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