Cagadas em Digital Analytics Podcast Eps 82 Analytics Talks
O que você irá aprender?
Fala Analíticos e Analiticas de plantão, beleza?
Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu uma cagada em Digital Analytics, certo? A maioria dos profissionais de dados já passou por erros durante a sua análise, mas fica tranquilo, no episódio dessa semana do Analytics Talks, falamos sobre alguns erros em Digital Analytics e como você deve evitar.
Listamos três cagadas para falar, Bora lá?
Cagadas em Google Data Studio
Quando elaboramos um Dashboard precisamos ter cuidado em realizar uma cópia desse documento. Tirar os dados dos clientes anteriores desse documento é extremamente importante, não só apenas alterar a fonte de dados.
Sempre que você criar um Dashboard no Google Data Studio, você precisa inserir de qual local os dados serão puxados, seja Google Ads, Google Analytics, Supermetrics, entre outras fontes.
Confira esse trecho do eps onde falamos um exemplo prático sobre essa situação.
Taxa de Rejeição no Google Analytics
Esse assunto é polêmico, segundo definição do próprio Google Analytics, a Taxa de Rejeição é o percentual de pessoas que acessaram o seu site através da página de entrada e não interagiram com ela, ou seja, acessou seu site leu a informação e não trafegou, não acessou uma outra página.
É um KPI que deve ser analisado com o seu próprio histórico e o nível máximo de comparação deve ser com o relatório de marcas e as médias passadas pelo Google Analytics, mesmo assim não se esqueça que as variáveis são diversas e isso pode fazer com que aquela informação seja inútil.
Porém, algumas pessoas acreditam que a taxa de rejeição está relacionada com o tempo que o usuário permanece no site.
Porém, isso está errado, ela tem haver com a interação, onde conseguimos mensurar quantas pessoas acessaram nosso site e não interagiram com a sua página. Confira esse trecho do eps onde falamos um exemplo prático sobre essa situação.
Modelo de atribuição no Google Analytics
Esse sem dúvidas, é o assunto que mais falamos aqui na Métricas Boss. Diversos profissionais acham que o modelo de atribuição no Google Analytics é o Last Click, porém isso não é verdade. No GA por padrão existem 7 modelos de atribuição.
Quer saber quantos modelos de atribuição estão disponíveis, e a diferença do Universal e Google Analytics 4? Confira aqui nesse trecho do podcast.
Conclusão
Existem diversas cagadas em Digital Analytics que você pode evitar, listamos apenas 3 nesse artigo, mas confira o episódio completo sobre Cagadas em Digital Analytics disponível no canal do Analytics Talks.
Vem conferir!